Após a queda de uma aeronave de pequeno porte em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7), que resultou na morte de duas pessoas, uma previsão da vidente Chaline Grazik começou a circular nas redes sociais.
Na última segunda-feira, 3 de fevereiro, Chaline compartilhou sua visão sobre a possibilidade de mais um avião cair em território brasileiro.
Chaline Grazik previu o acidente?
Em suas redes sociais, onde conta com mais de 16,5 milhões de seguidores, Grazik fez um alerta sobre a queda de um avião em São Paulo ou no Rio de Janeiro e pediu orações.
Outro avião vai cair, mas em local brasileiro. A minha intuição diz que é ou no Rio de Janeiro, ou São Paulo. Por que eu digo ou? Porque eu não tenho certeza, não vou falar o que não sei destacou a vidente.
Na sua previsão, Chaline mencionou que tinha em mente entre 40 e 52 pessoas e algo na cor laranja. No entanto, a aeronave que caiu em São Paulo era de pequeno porte e tinha apenas duas pessoas a bordo. Além disso, suas cores predominantes eram azul e branco. “Vamos orar. Quando eu falo em orar não é para debochar, é para orar”, declarou.
Reações nas redes sociais
Os seguidores de sua rede social comentaram a previsão após o acidente aéreo em São Paulo. “Ela disse que esse ano seria marcado pelos inúmeros acidentes de avião pelo mundo”, destacou uma internauta.
“Verdade eu vi. Infelizmente ela tem avisado e está acontecendo mesmo”, comentou uma seguidora. Por outro lado, um terceiro internauta contestou a previsão de Chaline.
Errou, pois ainda não foi esse, pois ela falou que era muitas pessoas no avião e outra falou que o avião tinha algo laranja e esse avião que caiu só tinha 2 pessoas e a cor era azul com branco (sic).
Confira a previsão sobre a queda de avião em SP:
O que se sabe sobre a queda do avião em SP
A aeronave King Air F90, matrícula PS-FEM, decolou do Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, às 7h15. De acordo com o portal FlightAware, que monitora rotas aéreas em todo o Brasil, o avião voou por seis quilômetros no total (quatro em linha reta), cruzou a Marginal Tietê e caiu, às 7h20, na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda.
Durante a queda, partes da aeronave atingiram um ônibus, resultando em cinco feridos. Um motociclista que passava pela área caiu da moto ao perceber o acidente e também se feriu. No entanto, nenhum deles está em risco de morte.
Equipes do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) estiveram presentes no local do acidente, na Zona Oeste de São Paulo, e iniciaram a investigação sobre as causas do ocorrido. Segundo o órgão, a aeronave King Air F90 havia passado por manutenção um dia antes do acidente.
Quem era o advogado que morreu em queda de avião em SP?
O advogado Marcio Carpena, que faleceu na queda de avião em São Paulo, residia em Porto Alegre, cidade que era o destino da aeronave. Ele era sócio do escritório Carpena Advogados, um dos mais renomados da capital gaúcha na área empresarial.
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) em 1999, o advogado que morreu na queda de avião em SP obteve o título de mestre em Direito Processual Civil quatro anos depois, também pela mesma instituição.
Carpena foi professor na PUCRS entre 2001 e 2009, lecionando as matérias de Processo Civil, Prática de Processo Civil e Direito Comercial. Em 2009, ele deixou a atividade docente para se dedicar integralmente ao escritório. A universidade manifestou seu pesar pelo acidente.
Em comunicado, a OAB-RS (Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul) expressou seu pesar pela morte do advogado e ressaltou as conquistas do profissional no campo jurídico. “Em nome da advocacia gaúcha, nossa solidariedade à família, amigos e demais colegas nesse momento de consternação”, afirma o texto assinado pelo presidente da entidade, Leonardo Lamachia.
Em dezembro de 2024, o advogado utilizou a mesma aeronave que sofreu o acidente em São Paulo para realizar uma viagem ao Uruguai, compartilhando o registro em seu perfil no Instagram, que conta com mais de 20 mil seguidores.
A reportagem do portal ND Mais entrou em contato com a assessoria de imprensa do escritório, que confirmou a morte no trágico acidente aéreo em São Paulo. “Neste momento de consternação, estamos prestando todo o apoio necessário à família, aos amigos e aos sócios do escritório”, informou em nota.
“Estamos colaborando integralmente com as autoridades para o esclarecimento dos fatos. A assessoria de imprensa fornecerá novas informações assim que houver atualizações oficiais”, conclui o comunicado.
Queda de avião em SP também matou piloto
Além do advogado, o trágico acidente aéreo também ceifou a vida de Gustavo Carneiro Medeiros, um piloto que atuou por dez anos em uma das principais companhias aéreas do Brasil.
Gustavo era natural do interior de São Paulo e se graduou em Ciências Aeronáuticas em 2002 pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), além de ter cursado Administração de Empresas na mesma instituição em 2006.
O piloto que perdeu a vida na queda de avião em São Paulo trabalhou na companhia aérea Azul por uma década. Em comunicado enviado à imprensa, a empresa expressou seu pesar pelo acidente ocorrido.
A Companhia se solidariza com os familiares do piloto do voo, Gustavo Carneiro Medeiros, que já fez parte do quadro de Tripulantes da Empresa, de 2011 a 2021, e das demais vítimas afirmou.