Beleza & Saúde

A vitamina d e os protetores solares…

A VITAMINA D

A vitamina D é essencial em nosso organismo e pode ser obtida através de alimentos como o óleo de peixe ou pode ser sintetizada em nosso organismo através dos raios UV do sol.



A vitamina D na infância evita o raquitismo e na vida adulta ela controla o cálcio de nossos ossos para que eles não se tornem ¨quebradiços¨ (osteoporose), além de influir em outros sistemas do organismo e ajudando até mesmo a prevenir o câncer.

É uma vitamina lipossolúvel (solúvel em gorduras) que usa como base o colesterol para sua síntese.

Hoje esta muito na moda a suplementação desta vitamina, e alguns médicos até pedem exames com dosagem de vitamina D.


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Voce já se perguntou o porque disso? Já se questionou? Voce já foi em alguma consulta médica e o médico prescreveu a vitamina D oral?

Lembra que nossas mães e avós tomavam e davam para nós uma emulsão de gosto desagradável chamada Emulsão de Scott®, que nada mais era que emulsão de óleo de fígado de bacalhau, rico em vitamina D, para evitar o raquitismo, com um preço não muito elevado.

Mas agora somos modernos, consumimos a Vitamina D em forma de gotas, comprimidos ou cápsulas gelatinosas pagando um valor bem alto.


Mas o que esta acontecendo que agora temos que tomar suplemento de vitamina D? E em altas doses.

Falta pararmos de usar o filtro solar desde as primeiras horas da manhã. Sim, falta tomarmos um pouco de SOL! O SOL com seus raios UV sintetizam a vitamina D no nosso organismo!

Tudo começa após a segunda guerra mundial, onde os cientistas viram que muitos soldados voltavam da guerra, após exposição prolongada ao sol, com queimaduras na pele, bem como alpinistas e outros esportistas. Um farmacêutico norte-americano Benjamin Greene desenvolveu o primeiro protetor solar realmente eficaz.

A partir dos anos 1980 os protetores solares chegam ao Brasil e são amplamente utilizados. Mas qual a fórmula destes protetores?


Os brancos usam dióxido de titânio e óxido de zinco, substancias naturais, mas que deixam com aspecto esbranquiçado na pele.

Existem também os filtros químicos, transparentes a base de derivados de petróleo, que possuem uma alta proteção contra os raios UVA e UVB, que podem vir na forma de cremes, gel ou spray. Ótimo se essas substancias não fossem potencialmente cancerígenas!

Ou seja, ao se utilizar um protetor solar estamos usando substancias potencialmente cancerígenas e também inibindo a síntese de vitamina D.

Hoje a mídia e os meios de informação nos dizem para utilizarmos protetores solares desde a hora que saímos de casa de manhã, para prevenir o envelhecimento precoce, o câncer de pele, manter a pele saudável.


Isso movimenta bilhões na industria farmacêutica, pois nos fazem acreditar que se não usarmos teremos câncer e envelhecimento precoce. A grande piada é que usamos os filtros solares para evitarmos o câncer, mas o próprio filtro solar possui na sua composição substancias potencialmente cancerígenas!

Eu digo o contrário, saia de casa pela manhã sem o protetor solar, tome um pouco de SOL, pois o Sol até as 10:00h da manhã é benéfico!E também a tarde após as 16:00h pode-se tomar SOL. Com esta medida estamos sintetizando vitamina D, mantemos nossa pele com uma coloração mais natural, e a grande verdade, o SOL não nos faz envelhecer se tomarmos uma dose diária, nos horários que mencionei acima!

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Esta medida de tomarmos sol sem filtro solar, sintetizarmos a vitamina D de forma natural no nosso organismo, alimentar-nos de frutas e vegetais com carotenoides ( como a cenoura), só trarão benefícios a nossa saúde, evitando a reposição de vitamina D e estamos nos afastando de substancias potencialmente cancerígenas.


Quer ter uma vida mais saudável? Então pense nestas dicas:

  • Fazer algum exercício ao ar livre nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, como uma caminhada, um alongamento, até mesmo uma volta de bicicleta. Já pensou poder fazer isto com a família?
  • Ter uma alimentação saudável, com frutas e verduras, mas também com proteína animal, desde que magra e grelhada, como um bife, ou então uma carne de panela magra, com um molho de tomate e cebola ( não use molhos prontos a base de tomate!). Pode-se intercalar também com o consumo de peixes e aves. Uma alimentação saudável não é aquela que restringe o consumo de alimentos, mas sim aquela onde se pode consumir de tudo de maneira moderada, com calma, sentado à mesa e de preferência com a família.

  • Ter um tempo para si mesmo, nem que sejam 5 minutos diários. Neste tempo fazer uma oração, uma meditação, se desligar um pouco do mundo e relaxar, prestar atenção na respiração e relaxar. Esse momento será somente seu. Experimente. Após esta pausa suas energias serão renovadas.
  • Controle o STRESS. Não é fácil, mas de aquela respirada funda, acalme a mente e não deixe a ansiedade tomar conta de você.

Uma vida saudável não custa dinheiro, custa nosso bem mais valioso o Tempo. Se aplicarmos nosso tempo direito teremos uma vida longa e saudável.


Seja grato porque nem todos os seus relacionamentos se transformaram em um relacionamento real!

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