Sem dúvida, um dos maiores desafios da vida é viver sem expectativas. Visto que somos todos direcionados a maior parte do tempo pelo ego -e ele se alimenta fundamentalmente das expectativas-, abandoná-las exige de nós uma profunda transformação.



A questão toda se baseia na aceitação de que a vida pode ser muito mais rica se estivermos abertos e receptivos às surpresas que ela nos queira reservar, sem desejar saber de antemão o que virá.
Ocorre que a expectativa tem como raiz o desejo de garantir que as circunstâncias nos sejam sempre favoráveis e tragam apenas prazer. 

Como este objetivo é irreal, – uma vez que os mais importantes aprendizados da vida acontecem através do sofrimento e é ele quem lapida o espírito e nos leva ao crescimento interior -, vivemos o tempo todo lutando contra uma lei básica da existência, o que só pode ter como resultado, angústia e sofrimento.


Aos poucos, se conseguimos nos abrir para esta nova maneira de viver, descobrimos que ela nos traz muito mais bênçãos e motivos para expressar gratidão do que jamais imaginamos.

Mas, essa entrega só pode acontecer quando está presente uma confiança absoluta no fato de que somos filhos da existência, e que ela sempre trará o que for o melhor para nós.

“Grandes bênçãos vêm para as pessoas que não perguntam – porque, então, tudo é uma bênção. Se algum estranho na rua, lhe dá uma flor rosa – um estranho que você nunca conheceu antes, vocês nunca sequer foram apresentados … ele simplesmente sorri e dá uma flor rosa para você e caminha, nem mesmo esperando por um agradecimento – quanta alegria que uma simples flor rosa traz para você!

Mas você não ficará surpreso se sua esposa lhe dá uma flor rosa – …porque você estava esperando. Se o seu amigo lhe dá uma flor rosa você não ficará surpreso, você não vai se sentir grato, você vai dizer: “E daí?” É a expectativa que destrói a sua gratidão. Mas com um estranho, porque você não estava esperando, uma simples flor rosa torna-se um presente tão bonito.


No momento em que você deixar cair todas as suas expectativas, toda a vida se torna um dom de Deus”.
Osho

Como encontrar sua intuição?

Artigo Anterior

Vá em busca do lhe faz bem

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.