Viver o momento, o hoje, é estar em estado de “flow”: estado de atenção plena!

3min. de leitura

O presente chamado hoje!

Imagine você ter de se equilibrar em uma corda bamba, onde de um lado está o seu passado, do outro o seu futuro, e a corda represente o seu presente, ela representa o hoje.



É possível encontrar quem more no passado, refém de lembranças boas ou momentos ruins, associados a arrependimentos o que pode ocasionar depressão.

É possível encontrar quem faça morada no futuro, agarram-se aos seus sonhos e vivem ansiosos, esquecendo-se de caminhar com estratégias adequadas para conquistá-los.

Há quem viva no presente, há quem viva o presente, muito difundido por Horácio, um poeta grego a partir da expressão “carpe diem”, que significa: viva o momento.

Honrar o seu passado é necessário, compreender que cada parte da sua história faz parte do todo que você é. Ter sonhos, objetivos, metas é fundamental para guiá-lo como uma bússola guia um viajante, mas a base que sustenta essas polaridades é o hoje.


Como você aproveita o seu hoje? E se hoje você partisse, partiria satisfeito? Fez tudo que lhe foi possível? Aproveitou cada segundo?

Certa vez ouvi que a vida é curta e isso servia de base para justificar um comportamento ansioso. Prefiro acreditar que a vida não é curta, curto é cada segundo que compõe a vida. Aproveite-os!

Viver o momento, o hoje, é estar em estado de “flow”, expressão muito utilizada em Coaching e PNL. Estado de atenção plena.


E para encerrar esse artigo de hoje, trago um trecho do filme do Ursinho Pooh, “Christopher Robin – Um reencontro inesquecível”:

– Que dia é hoje? – Pergunta o Ursinho.

– Hoje é hoje – respondeu Christopher Robin.

– Esse é o meu dia preferido! – Afirma Pooh.

Se gostou, comente, curta e compartilhe. Um forte abraço do Thiago Pontes.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf /dtatiana

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.