Viver o momento, o hoje, é estar em estado de “flow”: estado de atenção plena!

O presente chamado hoje!

Imagine você ter de se equilibrar em uma corda bamba, onde de um lado está o seu passado, do outro o seu futuro, e a corda represente o seu presente, ela representa o hoje.



É possível encontrar quem more no passado, refém de lembranças boas ou momentos ruins, associados a arrependimentos o que pode ocasionar depressão.

É possível encontrar quem faça morada no futuro, agarram-se aos seus sonhos e vivem ansiosos, esquecendo-se de caminhar com estratégias adequadas para conquistá-los.

Há quem viva no presente, há quem viva o presente, muito difundido por Horácio, um poeta grego a partir da expressão “carpe diem”, que significa: viva o momento.

Honrar o seu passado é necessário, compreender que cada parte da sua história faz parte do todo que você é. Ter sonhos, objetivos, metas é fundamental para guiá-lo como uma bússola guia um viajante, mas a base que sustenta essas polaridades é o hoje.


Como você aproveita o seu hoje? E se hoje você partisse, partiria satisfeito? Fez tudo que lhe foi possível? Aproveitou cada segundo?

Certa vez ouvi que a vida é curta e isso servia de base para justificar um comportamento ansioso. Prefiro acreditar que a vida não é curta, curto é cada segundo que compõe a vida. Aproveite-os!

Viver o momento, o hoje, é estar em estado de “flow”, expressão muito utilizada em Coaching e PNL. Estado de atenção plena.


E para encerrar esse artigo de hoje, trago um trecho do filme do Ursinho Pooh, “Christopher Robin – Um reencontro inesquecível”:

– Que dia é hoje? – Pergunta o Ursinho.

– Hoje é hoje – respondeu Christopher Robin.

– Esse é o meu dia preferido! – Afirma Pooh.

Se gostou, comente, curta e compartilhe. Um forte abraço do Thiago Pontes.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf /dtatiana

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.