Você é capaz de trabalhar sob pressão?

3min. de leitura

Esta é uma questão muito abordada e alguns artigos tendem a incentivar a prática, quando propõem ao profissional métodos de trabalho e comportamentos que o auxiliem quando colocado sob pressão.



Na verdade o trabalhador sob forte pressão tem a tendência de ruir, desmoronar.

Primeiro precisamos entender melhor o conceito do termo popular de estar sob pressão que significa estar sofrendo uma forte sobrecarga de trabalho seja operacional ou psicológica.

Quando uma pessoa é colocada sob pressão, o seu sistema límbico é acionado. Esse sistema é responsável pelas emoções e quando se sente acuado, responde liberando uma série de hormônios, entre eles a adrenalina e o cortisol. Excesso de pressão e estresse são causas de uma série de problemas físicos e psicológicos. A queda de produtividade é uma das tantas consequências.


A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp),  descobriram mais um efeito devastador das reações orgânicas ao estado de tensão permanente: uma inflamação no cérebro. Mais precisamente no hipocampo, área da massa cinzenta associada à memória, e no córtex frontal, responsável pelos nossos raciocínios mais complexos. Isso pode, com o tempo, levar os neurônios à morte.

Os danos causados pelo desaparecimento gradual dessas células nervosas vão de pequenos lapsos de memória até doenças degenerativas, como os males de Alzheimer e Parkinson.

Além de uma alimentação saudável, exercícios físicos, contato com a natureza e relações interpessoais positivas, especialistas recomendam a prática da meditação para prevenir e regular as reações ao estresse.


A prática regular da meditação funciona como uma sessão de alongamentos. A mente assim como o corpo, necessita de relaxamento e exercícios que lhe abram espaço para estar flexível, equilibrada e saudável.

Trabalho sob pressão não é indicado a nenhum profissional e em nenhuma empresa que preze por seus recursos humanos. Atualmente muitas empresas já contam com programas de qualidade de vida para seus funcionários.

Qualidade de vida deve prevalecer sobre quaisquer outras prerrogativas.

Nadya Prem

 

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.