ColunistasComportamento

Você conhece a filosofia do ganha-ganha?

Você conhece a filosofia do ganha ganha

A filosofia do ganha-ganha?



Você deve conhecer a lei de Gerson, inclusive nós brasileiros somos conhecidos como um povo que sempre quer levar vantagem em tudo. Felizmente, isto está mudando, porque as pessoas já despertaram para os benefícios da sintonia do ganha-ganha. E o que é isto?

Simples: significa um certo tipo de comportamento em uma transação comercial, em um relacionamento ou em qualquer atividade entre duas ou mais pessoas, para que todos tenham o mesmo resultado: TODOS ganham! E isso é muito real!

Por exemplo: o que você, o site o segredo e eu ganhamos quando um artigo é compartilhado? Você ganha dicas sobre autoconhecimento para viver melhor, pode assim passar melhor seu dia, pode ter uma ideia para resolver um problema, ser impulsionado a tomar uma atitude, pensar melhor sobre uma situação de conflito, e mil e uma coisas positivas podem acontecer. O site ganha com mais acessos e notoriedade. E eu ganho popularidade e autoridade a cada vez que alguém lê e compartilha meus artigos. Percebe como todos ao mesmo tempo ganham de forma indiscutível? Isso é um ganho real e para o bem.


Outro exemplo: em uma transação comercial o vendedor e o cliente devem estar satisfeitos e de acordo com o produto/serviço ofertado, de forma clara e honesta, incluindo preço e benefícios anunciados. Caso em algum momento alguém sinta-se lesado, não foi uma situação de ganha-ganha.

Outro exemplo: em um relacionamento é importante que o combinado entre os parceiros seja cumprido e resulte em crescimento real para ambos, caso contrário, alguém é lesado, o que afetará negativamente essa relação a longo prazo.

Mais exemplos: Você se contrataria? Está em uma relação de ganha-ganha com o empregador? Você dá ao mundo aquilo que deseja ganhar? Quando compra ou oferece um serviço você deixa as regras bem claras? Ou quando insatisfeito diz simplesmente: “ah eu não sabia…”, “ah eu não usei, posso devolver?”, “ah não tem um jeitinho pra mim?”

A honestidade e a transparência são necessárias para o ganha-ganha acontecer.


Empurrar uma situação com a barriga, protelar, esconder algo importante e procrastinar são totalmente contraindicados nas situações abertas e de ganho real para os envolvidos. Se aconteceu algum erro ele deve ser esclarecido.

Conheço várias empresas e profissionais que já utilizam-se dessa filosofia e não preciso dizer como eles são respeitados pelo público que os conhece.

Minha sugestão é você começar a observar a filosofia do ganha-ganha na sua vida diária, e na medida do possível optar por relações nesse contexto, porque os benefícios são inestimáveis!

Já pensou o dia em que essa filosofia chegar na política? Quando TODOS se beneficiarem com as regras estabelecidas para todos!


Porque algo somente é verdadeiramente bom quando abrange a todos e em todas as situações, por exemplo, é indiscutível que a educação é benéfica para todas as pessoas e em todas as situações.

Você participa ou participou de alguma relação ou atividade onde é claro o ganha-ganha? Então, vamos começar por nossas relações? Que tal um degrau por dia, um dia de cada vez?

Um beijo e até semana que vem!

Simoni Venturini


___________

Direitos autorais da imagem de capa: goodluz / 123RF Imagens

Uma vida com propósito! descobrindo seus dons e talentos…

Artigo Anterior

A verdadeira amizade modifica a nossa história!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.