Você convive com alguém que sofre de depressão? Então evite dizer essas 8 coisas:



Depressão machuca-nos profundamente e pode durar por longos períodos de tempo, se não tratada.

É uma sensação esmagadora de tristeza e desgraça. Este transtorno mental é debilitante, pois paralisa a pessoa em estados de isolamento e estresse e pode contribuir com pensamentos suicidas.  Estas mudanças de humor podem se transformar em transtornos graves que exigem tratamento.

A depressão também pode ser sintoma de algum outro problema de saúde mental.

De acordo com o WebMD, o manual usado para diagnosticar transtornos mentais, DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais 5.ª edição), diz que a depressão existe se você tiver pelo menos cinco dos seguintes sintomas a seguir, durante, pelo menos, duas semanas consecutivas:

– Um humor deprimido durante a maior parte do dia, particularmente na parte da manhã

– Fadiga ou perda de energia quase todos os dias

– Sentimentos de inutilidade ou culpa quase todos os dias

– Diminuição da concentração, indecisão

– Insônia (incapacidade de dormir) ou hipersonia (sono excessivo) quase todos os dias

– Interesse ou prazer inexistente de realizar suas atividades quase todos os dias

– Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio (não apenas temer a morte)

– Sentimento de inquietação ou desaceleração

– Perda ou ganho significativo de peso

A depressão não é uma piada. A última coisa que alguém que sofre deste transtorno mental precisa, é de sugestões ou observações sarcásticas. Você pode pensar que está ajudando fazendo comentários insensíveis mas, definitivamente, está fazendo o oposto.




Aqui estão 8 coisas que você deve evitar dizer a alguém que sofre de depressão:

1. “Você ainda está nessa?”

Esta afirmação claramente ignora o transtorno mental. Faz com que a pessoa sinta como se estivesse apenas sentindo pena de si mesma. Cobra a pessoa, incentivando a tristeza, a introspecção e o isolamento. Ninguém quer ser um fardo para aqueles ao seu redor.


2. “Está tudo em sua mente”

Em nossa sociedade, somos bombardeados constantemente pela mídia sobre a negatividade da depressão, ansiedade e outras doenças. Mesmo que milhões de pessoas sofram de um tipo de transtorno mental, ainda somos incapazes de ser sensíveis. Vemos a doença / desordem mental como um sinal de fraqueza. Dizer isso a uma pessoa degrada sua capacidade de sentir as emoções. Você está basicamente deixando-as saber que acha que estão inventando tudo.


3. “Pensei que você fosse mais forte do que isso”

Geralmente, aqueles que fazem esse tipo de comentários são pessoas que evitam enfrentar suas próprias questões emocionais. Esta é uma atitude de intimidação. É desconsiderar o estado emocional da pessoa, enquanto tenta colocar-se em um melhor humor. Se ao menos fosse assim tão fácil!


4. “Lide com isso, a vida é difícil para todos”

Esta declaração é totalmente insensível. Ela expressa uma falta de compaixão pela tristeza e emoções de uma pessoa. Alguém que diz que isso tem um enorme problema com o alcance de suas próprias emoções. Essa frase também expressa que a depressão é um sinal de fraqueza.


5. “Ninguém nunca disse que a vida é justa”

Essa afirmação é o oposto de uma empática. É como dizer à pessoa deprimida para sair de seu próprio mundo absorto e voltar à realidade. Uma pessoa que sofre de depressão tem pouca energia para ver claramente. A tristeza é esmagadora. A depressão não é egoísta. Paralisa a capacidade de ver o lado positivo da vida.


6. “Cresça”.

A depressão pode atingir qualquer um. Você não está isento dela. Este comentário expressa uma falta de compaixão e rapidamente descarta os sentimentos do sofredor. Os sintomas subjacentes da depressão são assuntos sérios. “Crescer” não é a solução. Às vezes, ser tão crescido, cheio de responsabilidades esmagadoras, é o que desencadeia a depressão.


7. “Você pode tentar aprender com seus erros.”

Algumas pessoas acreditam que, apontando falhas de outras pessoas, estão ajudando a pessoa, ou dando-lhe uma perspectiva diferente. Mas alguém que sofre de depressão já está sentindo o peso do mundo em seus ombros. Essa declaração só cria ainda mais inseguranças. A pessoa deprimida sabe de seus erros. Trazê-los à tona não ajuda, na verdade, provoca mais estresse. Acrescenta um intenso sentimento de fracasso.


8. “A felicidade é um estado da mente.”

Uma mente saudável pode se ajustar ao seu ambiente. Mas uma mente que está sob estressores graves, ansiedade ou depressão não pode ver a luz no final do túnel. A depressão pode ser desencadeada por uma enorme perda ou mudança de vida. O luto e a tristeza são partes da vida.

A depressão pode chegar muitas vezes em nossas vidas. Mas existe ajuda. Psicoterapia, medicação, curas naturais e mudanças de vida alternativas, podem diminuir a carga. Se você está sofrendo desta desordem, por favor, obtenha ajuda e não absorva comentários como esses acima. Sua saúde mental e física são inestimáveis e você não precisa de ninguém projetando como você deve estar se sentindo quando, claramente, precisa de apoio amoroso.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Power of Positivity






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.