Reflexão

“Você deve superar a fantasia de que pode se dar bem com todos” — Leandro Karnal

capaVoce deve superar a fantasia de que pode se dar bem com todos Leandro Karnal
Comente!

O professor Leandro Karnal nos ensina a parar de viver em busca de aprovação alheia.

Vivemos diariamente buscando aprovação, necessitamos ouvir um elogio de alguém, tentamos ser a nossa melhor versão para o outro e não para nós mesmos e, quando ouvimos que alguém não simpatizou com nosso jeito de ser, até ficamos deprimidos ou tendemos a não demonstrar tal sentimento.

Não nascemos com a fórmula secreta para agradar a todos, você deve entender isso e parar de tentar. Quando queremos agradar a alguém, negamos a própria felicidade, deixamos nossos princípios e vontades de lado em busca da aprovação.

Certa vez me disseram que deveria sempre concordar e não reclamar. Crescemos ouvindo essa frase dos nossos pais e responsáveis, entendemos que só podemos aceitar a opinião alheia e anular a própria.

Querer agradar a alguém não é um grande problema, até porque quem tenta agradar a todo mundo é sempre benquisto, amado, esse sentimento pode enaltecer a sensação de gratidão, mas essa ação só deixa de ser um problema quando você deixa de agir de forma espontânea e necessita criar um personagem que todos amem e respeitem.

Quem normalmente sente essa vontade de agradar carrega problemas emocionais sobre sua personalidade ou conflitos interiores, como baixa autoestima, depressão, inseguranças pessoais e não conseguem se decidir, por isso necessitam da opinião alheia para perseguir seus planos. Abrir mão de algo em prol do grupo é diferente de sempre abdicar em nome dele. Você precisa se impor e pensar nos seus sentimentos, viver sempre mal emocionalmente só acarreta problemas no futuro.

A aceitação é irracional, principalmente no âmbito familiar, e quando sentimos necessidade de afeto e carinho dos nossos pais, precisamos que eles sempre deem o aval para nossas escolhas, demonstrando-nos apoio.

No âmbito profissional não é diferente, mesmo não escolhendo os colegas, necessitamos manter uma relação pessoal tranquila e descontraída, geralmente encontramos aquela pessoa que não conseguimos engolir, e sobre isso não há problema nenhum.

Em um post no seu perfil do Instagram, o professor Leandro Karnal fala sobre lidar com os colegas de trabalho aos quais não conseguimos agradar. Ele reforça a ideia de que podem surgir lindas amizades no ambiente profissional, porém não é necessário ter uma vida íntima e feliz com todos os colegas, até porque quem escolheu a pessoa sentada ao nosso lado foi o pessoal do setor de recursos humanos, não temos culpa de ela ser um pouco inconveniente, o importante é manter um nível operacional com ela, sempre com respeito.

A busca da aprovação é um vício e pode ser fatal para sua mente, é preciso entender que não podemos controlar mentes, as outras pessoas sempre vão ter uma opinião formada sobre nós, não importa o quanto tentemos. Se não agradarmos a essas pessoas, precisamos mudar de círculo social, de ares, o importante é que sempre vai haver alguém ao lado para nos dizer que valoriza nossa amizade.

E se isso acontece com você, lembre-se de aproveitar sua vida sem nenhuma censura, rir alto, gritar o quanto puder, divertir-se o quanto for necessário, as pessoas ao seu redor vão gostar da sua verdadeira essência. Também evite restringir suas opiniões e conhecimentos, mostre a elas sua capacidade e singularidade.

Rótulos sempre vão cair no seu colo, não aja impulsivamente e diga coisas de que podem se arrepender, pessoas que não buscam aprovação são mais felizes e serenas, deixe que pensem e falem, bata no peito e tenha orgulho, até porque você é único, não existem cópias.

Comente!

Estes 4 signos são considerados os mais sarcásticos. Mantenha-se a distância!

Artigo Anterior

“Ao invés de gritar, brinque com seu filho, e ele vai cooperar”

Próximo artigo