Testes

Você é egocêntrico? O número de sapos que encontrar na imagem dará a resposta!

Foto: Reprodução
capa site Voce e egocentrico O numero de sapos que encontrar na imagem dara a resposta

Sempre se concentrando mais em si mesmo do que nos outros, esse tipo de comportamento enaltece o individualismo exacerbado.

Cada pessoa tem uma série de comportamentos positivos e negativos, e passa a vida buscando o equilíbrio de suas facetas. Sabe aquele ditado “a diferença entre o remédio e o veneno está na dose”? Podemos observar com facilidade a mesma coisa quando se trata de personalidade humana.

Nem sempre um comportamento pode ser encarado de maneira reducionista, como se o mundo fosse trabalhado apenas de maneira dualista: o bom e o mau; o claro e o escuro, entre outros. Existem espectros em todos os extremos, ou seja, antes de chegar a um lado, é preciso percorrer a grande linha que separa um adjetivo do outro.

É justamente por isso que encarar as qualidades e os defeitos como atitudes imutáveis nem sempre é o melhor caminho. Este teste tem a capacidade de avaliar seu nível de egocentrismo, característica comum a todas as pessoas, em maior ou menor intensidade, e essa porcentagem é capaz de revelar se isso é bom ou ruim.

Uma pessoa egocêntrica é aquela que tem um comportamento voltado mais para si e seus interesses. Na teoria, é importante encontrar momentos para nos priorizar, pensando na nossa saúde e bem-estar, já que aceitar tudo o que nos impõem pode acabar com nossa personalidade e até mesmo nossa qualidade de vida. Mas isso não significa que devemos abandonar completamente o sentimento de coletividade.

Somos pessoas sociáveis, que usam a comunicação para estreitar laços e construir pontes, e foi justamente esse sentimento de comunidade que nos trouxe aonde chegamos. Os amigos, por exemplo, são uma peça importante para qualquer indivíduo, assim como os familiares, colegas de trabalho e vizinhos. Fortalecer elos entre gerações e grupos diferentes é capaz de garantir mais tolerância à diversidade e mais capacidade de enxergar as divergências como algo saudável.

Se você quer saber se é uma pessoa egocêntrica, basta realizar este teste, pois a resposta pode ajudar a enxergar seu comportamento. Analise a imagem que colocamos no topo do site e tente encontrar o máximo de sapos que conseguir, esse número vai fornecer o entendimento que você está buscando.

Confira abaixo as respostas:

1. De zero a dois sapos

Não fique preocupado se enxergou pouco ou nenhum anfíbio, aqui neste teste não existem respostas certas ou erradas, elas apenas são capazes de mensurar seu nível de egocentrismo, por isso tudo é válido. De fato, a imagem esverdeada pode confundir um pouco a percepção daqueles que se propõem a encontrar o número exato do pequeno animal. Caso sua resposta esteja entre esses números, saiba que você pensa mais nos outros do que em si mesmo.

Em alguns momentos, isso pode ser bom, fortalece aquele espírito comunitário de que falamos acima, mas pode também fazer com que você se anule completamente, ofuscando sua personalidade pelas necessidades alheias. É importante pensar em si mesmo, é importante lançar esse olhar cuidadoso sobre seus anseios, porque ninguém mais no mundo vai ocupar esse papel que cabe a você. Se existisse um espectro, você provavelmente seria de 5 a 40% egocêntrico, sempre arredondando para baixo.

2. Três ou quatro sapos

Se você enxergou três ou quatro sapos, saiba que seu nível de egocentrismo está na faixa de equilíbrio esperada. Vale ressaltar que é extremamente importante se colocar em primeiro lugar, em alguns momentos, principalmente quando temos noção de que poderá mudar nossas vidas.

Mas isso não significa que endeusar o individualismo seja o caminho, principalmente porque quando nos deparamos com algumas mazelas sociais, sentimos que poderíamos fazer mais. Esse sentimento é genuíno e deve nos mover em direção a um balanço daquilo que queremos e daquilo que devemos fazer como membros de uma comunidade. Se fôssemos mensurar, você provavelmente estaria entre 45 e 65% no nível de egocentrismo.

3. Cinco sapos

Para aqueles que enxergaram o total de sapos, esse sentimento individualista pode estar gritando em sua personalidade. Talvez por ter sido deixado de lado em muitos momentos, talvez por achar que merece mais da vida ou porque defende a tese “cada um por si”. Os motivos não importam muito, mas a verdade é que está ocupando aquele extremo falado no início do texto.

Encarar as coisas de maneira absoluta pode ser prejudicial, e por mais que você nem seja uma pessoa egoísta, essa forma de sempre se colocar em primeiro lugar nem sempre é válida. Existem momentos que precisamos ser humildes, reconhecer nossos erros e a importância dos outros em nossas vidas. Se existisse uma porcentagem, você estaria entre 70 e 100%, o que acende um alerta.

Olhe abaixo a imagem com a resposta:

2 Voce e egocentrico O numero de sapos que encontrar na imagem dara a resposta

Direitos autorais: Reprodução

0 %