Você é emocionalmente inteligente? aqui estão 6 sinais para se ter certeza:

Você já ouviu falar de ser emocionalmente inteligente, ou inteligência emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de identificar e gerenciar suas próprias emoções e as emoções dos outros. Diz-se geralmente incluir três habilidades: consciência emocional; a capacidade de aproveitar as emoções e aplicá-las a tarefas como raciocinar e resolver problemas; e a capacidade de gerir as emoções, que inclui a manutenção das suas próprias emoções e animar ou acalmar outras pessoas.



Basicamente, a inteligência emocional afeta a forma como administramos o comportamento, monitoram as atividades do dia a dia e, e a tomada de decisões pessoais para obtermos resultados positivos. O que diz respeito à inteligência emocional é que, em comparação com o quociente de inteligência (QI), é bastante intangível e pode ser bastante difícil de se testar e descobrir o quanto você tem ou se realmente tem (duvido que isso seja possível).

Aqui estão alguns sinais de que você tem alta Inteligência Emocional:

1. Você é genuinamente curioso sobre as pessoas

Pessoas emocionalmente inteligentes geralmente possuem interesse nas pessoas, sejam elas introvertidas ou extrovertidas. Sua curiosidade é o produto da empatia, que é um dos caminhos mais significativos para se ter uma IE elevada. Quanto mais você se preocupa com outras pessoas e com o que estão passando, mais curiosidades você tem sobre elas.


2. Você identifica suas forças e fraquezas

Pessoas emocionalmente inteligentes sabem no que são boas e no que são ruins. Elas também sabem o que funciona para elas e para o ambiente que lhes permite ter sucesso. Ter uma IE elevada significa que você sabe seus pontos fortes e você sabe usá-los em sua vantagem e manter suas fraquezas para trás.


Você tem uma casca grossa

Quando você tem um profundo conhecimento de quem você é, é difícil para alguém dizer algo que vai magoar seu ego. Ser confiante e ter a mente aberta ajudam criar uma resistência, a capacidade de aceitar uma piada ou até mesmo se divertir às custas de si mesmo, significa que você é capaz de desenhar mentalmente a linha entre humor e degradação.


3. Você pode dizer não (para si mesmo e para os outros)

A inteligência emocional significa saber exercitar o autocontrole, atrasar a gratificação e evitar a ação impulsiva. Uma pesquisa mostrou que quanto mais dificuldade você tem para dizer não, mais provável que você seja estressado ou até mesmo depressivo. Quando é hora de dizer que não, as pessoas emocionalmente inteligentes evitam frases como “Eu não acho que posso” ou “Eu não tenho certeza se posso “.



4. Você não deixará ninguém limitar sua alegria

Uma vez que seu senso de prazer e satisfação são derivados das opiniões de outras pessoas, você não tem mais poder sobre sua própria felicidade. Quando as pessoas emocionalmente inteligentes se sentem bem sobre algo que fizeram, elas não deixam opiniões de ninguém ou comentários sarcásticos tirar isso delas. Embora seja impossível desligar suas reações para o que os outros pensam de você, você não tem que comparar-se com os outros.


5. Você não fala mal de si mesmo

Quanto mais você tem pensamentos negativos, mais poder você dá a eles sobre você. Quando parece que algo acontece sempre ou nunca acontece, esta é apenas a tendência natural do seu cérebro de perceber ameaças (inflando a frequência ou a gravidade de um evento). Pessoas emocionalmente inteligentes separam seus pensamentos dos fatos, a fim de escapar do ciclo de negatividade e avançar para uma perspectiva positiva e nova.

Então, é isso! Encontrou algum sinal semelhante à sua atitude? Você é emocionalmente inteligente?

_____

Traduzido pela equipe de O Segredo  Fonte: Mystical Raven

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.