ColunistasComportamento

Você é muito importante! – a autovalorização é o segredo das pessoas bem-sucedidas!

VOCÊ É MUITO IMPORTANTE

Quer você acredite ou não, a verdade é que você é importante! Você é único e especial, embora tente, muitas vezes, esconder seus talentos por medo das críticas. Daí, a necessidade de que você desenvolva uma autoestima saudável – a chave para as realizações humanas.



Ao sentir apreço por si mesmo, você se comunica melhor, consegue sonhar e acreditar em seus planos, tem iniciativa, não se deixa abalar com a falta de gratidão dos outros e passa uma mensagem de autorrespeito, através de seu olhar, postura, e tom de voz.

Ser reconhecido por seu valor é uma necessidade natural do ser humano, porém, o grande erro que você pode cometer é desejar reconhecimento dos outros – fonte de muitas decepções ao longo da vida.

Pare de esperar elogios de todo mundo e aprenda a se interiorizar mais. Olhe para dentro de si e descubra quão rico de talentos você é e quão longe você pode caminhar. A autovalorização é o segredo das pessoas bem-sucedidas! São pessoas que só pelo fato de estarem vivas e saudáveis, já se sentem entusiasmadas para fazer uma diferença positiva no mundo. Elas aproveitam cada dia como se este fosse o mais precioso de suas vidas.


Em minhas palestras, é comum me questionarem se autoestima elevada não seria egoísmo. Não e não! São caminhos diferentes: quem se sente a pessoa mais importante de sua própria vida é forte, alegre, bem-humorada, dona de uma luz que irradia e fortalece quem dela se aproxima; por outro lado, a pessoa egoísta é aquela que se acha a mais importante do mundo, e que se fortalece enfraquecendo os outros, buscando tudo para si em detrimento de todos.

Entenda que você precisa ser sua melhor e mais fiel companhia, afinal, as experiências de seu nascimento e de sua morte, seus primeiros e últimos suspiros – eventos mais importantes de sua vida – foram e serão vivenciados por você mesmo, ninguém mais. Por isso sempre digo que você precisa estar em paz consigo próprio, perdoando-se pelos deslizes do passado, amando-se e dando a si mesmo tudo o que você desejaria oferecer à pessoa que você mais ama.

Assim, o quanto antes, assuma sua importância nesta vida, tendo bastante cuidado para que o orgulho não lhe suba à cabeça. O orgulhoso é aquele que se sente bem quando está perto dos piores que ele, dos sofredores, numa forma de parecer melhor que os outros. Já a humildade faz com que você busque aprender com os melhores do que você e esteja sempre atento às críticas construtivas que o fazem evoluir em todos os campos.

E não confunda importância pessoal com importância posicional. Ter importância ou poder pessoal é ter carisma, brilho no olhar, sentimentos nobres que unem as pessoas – e qualquer um pode desenvolver este poder pessoal, desde o mais pobre ao mais rico, desde o mais ignorante ao mais sábio. Já o poder posicional, embora traga temporariamente uma impressão de importância, não é permanente, visto que está ligado à posição que a pessoa ocupa naquele momento. Desta forma, encontramos, todos os dias, muitos “poderosos” que, como pessoas, não apresentam importância alguma, porque ainda não descobriram sua missão – um propósito para estarem vivos e atuantes, aqui e agora.


Portanto, levante-se já e tome posse de sua importância, distribuindo sua experiência, boa-vontade e seus dons para o mundo e, então, você terá certeza de que é único e especial… Você é muito importante sim!!!

____________

Direitos autorais da imagem de capa: stylephotographs / 123RF Imagens


Para quase tudo, há receita! a vida é generosa e sempre nos propicia renovação.

Artigo Anterior

Todos nós passamos por problemas, mas tenha certeza de que tudo se ajeita.

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.