publicidade

Você é responsável pela sua vida?

Responsabilidade é uma palavra forte. Ser responsável por si mesmo, por seus filhos, por seus pais, pelos colaboradores no trabalho exige autoconsciência de vida. E é sobre responsabilidade que quero conversar com você hoje. Você é responsável pela sua vida?



Ser responsável é ser capaz de responder por suas ações. Ações geram resultados. Os resultados nem sempre são aqueles esperados. Quando você não atinge o resultado esperado, tende a assumir a responsabilidade ou responsabiliza o outro?

Ser responsável é livrar-se de antigos padrões de comportamento e assumir o controle de sua vida. Se algo der errado você é o único responsável por isso. Ter essa consciência é muito importante para o início de uma vida guiada por seus próprios pensamentos e emoções.

Agarrar as rédeas da própria vida é ser responsável pela sua felicidade ou infelicidade, pelo seu sucesso ou fracasso, por seus erros e acertos.

Para atingir o nível de responsabilidade é preciso trilhar um caminho árduo, que começa lá na infância. Quando crianças, começamos a nos tornar responsáveis por pequenas coisas: nossos brinquedos, a arrumação do quarto, material da escola. Na adolescência, as responsabilidades começam a aumentar. Passamos por várias experiências legais e outras não tão bacanas, pessoas passam por nossa vida e construímos relacionamentos duradouros e outros que acabam sendo devastadores. Mas, tudo são experiências. E, por que estou falando de experiências? Porque é através delas que aprendemos o quanto somos responsáveis pelo o que nos acontece. Porque é através das experiências que descobrimos o quanto podemos ser fortes diante de um fracasso ou de alguém que nos magoou.


Com as experiências você se tornará responsável pelo novo caminho a trilhar e a compreender que tudo passa: situações, coisas e pessoas. E, que ficar amarrado a elas não ajudará no nosso crescimento pessoal. Ser responsável é crescer pessoalmente. 

Crescer pessoalmente, viver com consciência e ser responsável caminham de mãos dadas. Isso porque se você vive com consciência fará melhor todas as tarefas do seu dia a dia e, cumprindo as tarefas você está se mostrando uma pessoa responsável e, mostrando-se responsável pelas suas ações você está crescendo pessoalmente.

Todos nós passamos por percalços ao longo da existência e a responsabilidade é o que nos fará descobrir o que aconteceu de errado, qual foi o meu papel naquela situação e o que fazer para não repetir o episódio. É realmente estar no controle.


Ser responsável é ter a certeza de que tudo o que acontece conosco é fruto de nosso trabalho, de nossas palavras, de nossos pensamentos, de nossos sentimentos, de nossas ações. É parar de ser agressivo/passivo e ser receptivo/ativo.

Sendo responsáveis será possível entender verdades e aceitá-las. A vida passa a ser mais leve porque sabemos que tudo o que acontecer será de nossa responsabilidade. A nossa felicidade passa a ser de nossa responsabilidade e de ninguém mais. Passamos a dar menos valor para a opinião das outras pessoas e nos concentramos no que achamos ser o correto a ser feito.

Seja responsável e cresça pessoalmente.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Jake Young on Unsplash

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.