ColunistasRelacionamentos

Você merece o relacionamento que você tem!

Você merece o relacionamento

Acredito que a frase do título possa causar um choque em você. Aliás, penso que ela pode deixá-lo alegre e se sentindo muito bem, ou realmente o contrário. Tudo vai depender de como está o relacionamento que veio a sua mente ao ler a frase.



De fato, uma das coisas mais legais que eu aprendi com minhas experiências é que seja qual relacionamento tenhamos em nossa vida, da ordem que for, sempre temos o relacionamento que merecemos ter.

Isso porque uma relação se estabelece baseada naquilo que buscamos, em quem deixamos entrar em nossas vidas, aquilo que aceitamos, alimentamos e deixamos permanecer. Mais do que isso, as nossas relações são organizadas conforme os nossos conjuntos de crenças.

Sendo assim, ficar ou partir de uma relação é uma responsabilidade nossa. Mas é certo que nem todas as pessoas veem dessa mesma forma, pois ver a sua vida como sua e a qualidade daquilo que você vive como seu, está atrelado a se sentir responsável por si.


Sentir-se responsável por si e pela sua vida é parte da definição de um conceito chamado: “autorresponsabilidade”. A autorresponsabilidade é ter consciência que você está em seus relacionamentos, em sua profissão, em sua vida pessoal, familiar e social onde você se colocou. Você é responsável por seus pensamentos, por seus sentimentos, por suas ações e pela falta delas.

Assim, dizer que estar num relacionamento ou não é responsabilidade sua, não quer dizer que a dinâmica da relação depende somente de você. Relacionamento é algo que depende sempre das pessoas envolvidas e a sua constituição passará pelas crenças de ambos.

Entretanto, você só vive aquilo que se permite viver e isso está, como dito anteriormente, relacionado às crenças que você tem sobre você, crenças sobre o que significa um relacionamento, crenças sobre o papel do outro. As crenças passam por tudo aquilo que é só seu, em conjunto com tudo que é só do outro e vão organizando as dinâmicas vivenciadas.

Assim, obviamente, as suas crenças que irão te colocar para aceitar ou não, estar numa relação na qual existem brigas constantes, traição, falta de amor e de respeito, entre outros. Também serão as suas crenças que irão te dizer para buscar e permanecer em uma relação de respeito, crescimento constante, carinho, etc.


O assunto pode ser polêmico e não se esgota, se visto apenas na ótica da autorresponsabilidade e das crenças.

Contudo, vale pensar e observar o que você tem, como chegou até o local em que está agora e se quer permanecer dessa forma.

Pense sobre isso e, se fizer sentido para você, deixe o seu comentário.

Acredite que você merece o melhor! Diga sim para você!



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: fesenko / 123RF Imagens


Não adianta reclamar do mundo. O que precisamos é mudar esse mundo

Artigo Anterior

A preocupação nos paralisa!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.