Amor-PróprioColunistas

“você merece todo o amor que tenta dar para os outros!”

Você merece todo

“Você merece todo o AMOR que tenta dar para os outros!” – Autor desconhecido



Entre todas as frases de amor, esta é a que, no meu ponto de vista, faz mais sentido.
Todos nós esperamos um grande amor, parece até uma meta de vida. Acordamos e respiramos esse ar de amor, de conquista, de paquera.

Criamos expectativas quando uma pessoa nos corresponde em algum site de relacionamentos, já fazemos várias imagens mentais de como pode ser especial, de como pode esta pessoa ser o grande amor que tanto esperamos. E após umas saídas, às vezes, na primeira, descobrimos que o ” príncipe” na verdade era um sapo… ou um ogro.  E logo partimos para mais uma aventura de tentar achar nossa alma gêmea. Porém, nem percebemos que, no meio do caminho, esquecemos de nós mesmos.


Então eu lhe pergunto, e esta pergunta eu faço para mim todos os dias: Você se ama profundamente?

Talvez muitos possam responde sim, mas vamos refletir com mais cuidado.

Vamos analisar as situações abaixo e responder com a maior sinceridade possível. Responda ao lado V se a resposta for verdadeira e F se a resposta for falsa.

1) Você marcou um encontro há duas semanas  e, de repente, poucas horas antes, ele liga para desmarcar dizendo  que  precisa ir  a um  jogo de  futebol  importante  e  chegará tarde. Você responde rapidamente que pode esperar para sair com ele após o jogo, ou se ele estiver cansado vocês podem marcar para o dia seguinte .


2) Você marcou o encontro às 10 horas, já é quase meia-noite e nada, mas você pensa em esperar mais um pouco, porque não é todo dia que pode sair com um cara tão especial assim

3) Termina o encontro, mas, na hora de pagar a conta, ele fala que infelizmente esqueceu a carteira. Detalhe: ele pediu muitas bebidas e a conta saiu muito cara, mas tudo bem. Por que não pagar a conta?! Ele parece ser um cara muito especial!

4) No dia dos namorados você passou o dia todo e até semanas se preparando, comprou um presente super especial, além de ter feito uma grande produção, porém ele aparece na sua casa com a mesma roupa de sempre, convida-a para um lanche perto de casa, e lhe dá um perfume que você já tinha comentado uma vez que não era muito do seu gosto. Você não liga, porque, na verdade, o importante é o momento que passarão juntos, nada mais.

5) No seu aniversário, você acorda radiante, porém passa todo o dia e ele não aparece. De repente, no outro dia ele liga e diz que se esqueceu, mas que, para compensar, vai levá-la a um barzinho bem mixuruca. Mas quem se importa? O importante é que ele se lembrou.


6) Com o passar do relacionamento você observa que ele está a cada dia mais frio, mais distante, liga cada vez menos, e as saídas de vocês são cada vez mais raras, mas você não se importa, imagina que ele só está passando por um problema, logo vai voltar a ser o homem carinhoso e atencioso dos primeiros dias de namoro.

7) No Instagram é comum ver foto dele em festas, rodeado de outras garotas, mas quem liga? O importante é que “oficialmente” ele é seu namorado.

8) Vocês marcaram para sair, porém ele desmarcou com você, pois afirmou que teria uma reunião de trabalho. Você decide fazer uma surpresa no escritório e se produz toda para causar uma boa impressão, mas, infelizmente, ele não está lá, você logo pensa que foi um mal entendido, afinal, com certeza deve ter acontecido um imprevisto. Você, na hora, até fica um pouco chateada, mas pensa que o que importa é que você sabe que ele a ama.

9) Você costuma ligar para o telefone dele e ele demora horas e até dias para retornar, mas você acredita que ele é muito ocupado, então não se importa muito.


10) Em uma discussão, ele sai irritado e no dia seguinte uma amiga liga afirmando que o viu em uma festa com outra mulher. Você se preocupa e fica desesperada, não pode perder o homem da sua vida.  Você está certa que deve fazer de tudo, inclusive se humilhar, se for necessário, para tê-lo de volta.

Vamos agora para os resultados. Quem teve como resultado a maioria F, parabéns. Você se ama e se respeita em primeiro lugar, sabe que merece todo amor, pois você é especial e única.

Quem teve como resultado a maioria V ainda não entendeu o processo do amor-próprio.
Não entendeu que para se amar outra pessoas e respeitar, devemos antes nos amar e nos respeitar.


Sempre dar desculpas para os erros, para a falta de consideração, faz você se colocar em segundo plano, e se nem você se coloca em primeiro lugar, como espera que alguém o faça? Se você nem se importa com você e com seus sentimentos, como espera que alguém faça isso? 
Você quer um príncipe? Trate-se como uma princesa! Dê a si toda a atenção, todo o cuidado, todo o carinho, e todo amor que você espera que os outros lhe deem. Valorize-se, assim você será muito valorizada.

Paixão alguma vale o preço da desvalorização.  E tenha certeza de que ele observa que você o coloca em primeiro lugar na sua vida, e vai tratá-la da mesma maneira que você se trata.
Então, o segredo para o grande amor é se dar amor. Ame-se e aceite-se profunda e completamente.


A chave do amor é amar, e é como Jesus disse: o segundo maior mandamento é “amar o próximo como si mesmo”, ou seja, você tem que se amar primeiro, e assim poderá amar os outros. A maioria faz o contrário, tenta se amar pelo amor dado pelos outros, fórmula certa para o insucesso e o fracasso amoroso.

O vazio faz procurarmos nos outros o que falta em nós, mas perceba falta em VOCÊ, então só você com seu próprio amor, com sua própria autoestima poderá curar este vazio, mais ninguém.

Agora, algumas dicas para você se dar todo o amor do mundo. Experimente e veja como você vai se sentir especial!

1) Escreva em um caderno todas suas qualidades e conquistas


2) Olhe-se agora no espelho e veja como você é linda, ame-se e contemple cada pedaço do seu corpo.

3) Pense agora quantas pessoas você ajudou, ou ajuda, quantos amigos você aconselha, quantas pessoas falam que você é divina e especial. Eu mesma, nem conheço você, mas sei que é uma grande mulher.

4) Saia com suas amigas para fazer compras, para sorrir, para falar besteiras, viva a vida de maneira leve e sinta-se grata por tudo que você tem, não importa o que seja, é seu, você conseguiu, e mais você conseguirá.

5) Diga sempre ao acordar eu me amo, eu me amo, eu sou linda, eu sou especial, eu sou única!


Que a verdade seja dita, o melhor amor é o amor-próprio, é como dizem, é de graça e não precisa de outra pessoa, somente de você!

Você, com certeza, é digna de todo amor que tenta dar aos outros! Não a amam? Problema deles, pois você se ama até demais!


Direitos autorais da imagem de capa: wall.alphacoders / 450214

Os opostos só se atraem na física. Na vida real a história é bem diferente…

Artigo Anterior

Alguns reencontros servem para esquecermos a pessoa de uma vez por todas

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.