6min. de leitura

VOCÊ NÃO PRECISA FAZER GRANDES COISAS PARA MUDAR O MUNDO!

“Não espere por líderes; faça sozinho, pessoa para pessoa.” Madre Teresa de Calcutá


A vida é complicada. Os problemas do mundo são extremamente complexos. Mas e se você pudesse ajudar a resolver os problemas do mundo? E se você fosse alguém capaz de mudar o mundo?

Parece muito assustador, não? Eu? Mudar o mundo? Tendemos a nos sentir como um avestruz, enterrando cabeça na terra e tentando ignorar toda a maldade e coisas ruins ao nosso redor, porque nos sentimos inúteis, como se não houvesse nada que pudéssemos fazer a respeito. Costumamos pensar que não estamos fazendo nada significante ou que valha a pena nesse mundo por não trabalharmos em um campo de refugiados ou por não impedirmos genocídios. Sentimos que não estamos “mudando o mundo” porque não fazemos nada “muito importante” para ajuda-lo.

Pergunte a si mesmo: Você se sente assim? Você está descontando o trabalho que faz na sua casa, no seu círculo de amigos, na sua vizinhança? Você está esquecendo o impacto que suas boas ações diárias e seu amor podem ter ao seu redor?


Temos o hábito de acreditar que “mudar o mundo” consiste apenas em realizar movimentos radicais que fazem mudanças duradouras em todo o mundo. Pensamos em ações dignas de serem escritas nos livros de história; na Madre Teresa criando Missionários de Caridade e cuidando de milhares e milhares de desamparados em Calcutá. Pensamos em reconstruir uma cidade depois de um desastre natural.

Embora esses exemplos, de fato, melhorem o mundo, se pararmos para pensar, “mudar o mundo” significa fazer pequenas coisas para melhorar o mundo de outra pessoa. Um sorriso verdadeiro e genuíno é contagioso. Contamina a todos que o observam. Ao fazer alguém se sentir especial, amado e importante, você está tornando o mundo melhor para um indivíduo por vez.

Madre Teresa de Calcutá cuidou de milhares de desafortunados ao longo dos anos, mas ela cuidou e amou um indivíduo por vez. Ela costumava dizer “Não existem grandes feitos. Apenas pequenas obras feitas com muito amor”.


mundo

Pode ser que não sejamos capazes de parar os genocídios ou ajudar aqueles que estão nos campos de refugiados hoje em dia, mas nós podemos fazer alguma coisa por alguém hoje. Isso não só significa que você não é insignificante como mostra que você pode, de fato, transformar o mundo de alguém “todo santo dia”.

Nós só precisamos abrir nossa mente para o que significa mudar o mundo! Começamos mudando o nosso mundo e essa transformação expandirá e melhorará o mundo todo!

Você faz grandes coisas a cada dia. Você faz o mundo um lugar melhor cada vez que ajuda ou ama outra pessoa. Então essas pessoas a quem você serviu compartilharão amor com outras, iniciando uma corrente de amor. Quanto mais e mais correntes se formarem, levadas pelos ventos do tempo, elas criarão uma tempestade virtual de amor que colidirão com as margens da humanidade, lavando a maldade e suas arestas, deixando uma nova encosta, um novo mundo.

Para mudar o mundo, começamos em casa, em nós mesmos e nossas famílias, expandindo o efeito das correntes de amor de dentro para fora, criando uma tempestade e transformando o mundo para uma pessoa por vez com cada palavra amável e ato de amor dado a um estranho ou amigo. Uma ação ou um grande gesto sozinho não mudará o mundo inteiro, mas eles podem sim transformar o mundo para alguém, que o mudará para outro alguém, que o mudará para mais alguém e assim por diante. Transformar o mundo envolve muitas pessoas fazendo muitos pequenos atos de amor para alcançar aquelas grandes mudanças duradouras. Isso começa em casa, começa com você.

Se você acredita que é insignificante e seus esforços são insuficientes, você será infeliz e o mundo sofrerá a perda de todo o bem que você tem a oferecer. Mas, se você perceber que tem um grande poder e responsabilidade para tocar a vida de outras pessoas a cada dia, resultando em ondas de amor que transformam o mundo, você começará uma tempestade que mudará o mundo.

Então, deixe de ser um avestruz. Escolha agir. Mude o mundo através da tempestade de amor!

______________

Adaptado para o site O Segredo por Ingrid Nascimento

Texto Original “You Don’t Need to Do Big Things to Change the World” – Caroline M. Harper.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.