publicidade

Você promove a paz?

É bem fácil se revoltar com uma postagem infeliz, que traga injustiças ou violências. Compartilhamos numa rede social e por vezes inserimos palavras de repúdio, de pesar, tristeza…



Quando nos deparamos no dia a dia com cenas semelhantes chegamos em casa e relatamos aos familiares, demonstrando toda a nossa revolta. Todos concordam que tal ato de injustiça ou violência jamais deveria acontecer. O mesmo se dá quando assistimos aos noticiários.

Mas… Você promove a paz ou apenas lamenta todos os acontecimentos ruins do mundo?

Promover a paz não é apenas desejar um mundo melhor nem somente fazer parte de uma ONG ou ser voluntário num hospital.


Do que adianta você se revoltar com uma postagem infeliz e despejar toda a sua indignação ao compartilhá-la e minutos depois responder a um comentário do qual discorda com palavras ferinas? E quando você vê na TV a notícia sobre um cruel assassinato, se lamenta com aquilo e às vezes até chora, sendo que minutos depois você deseja matar quem comeu aquela fatia de bolo que você havia guardado na geladeira e gera uma discussão com algum familiar?VOCEPROMOVEAPAZ-FOTO01

Promover a paz é um gesto que deve ser trabalhado a cada minuto da nossa vida. Promover a paz é algum motorista desatento cruzar a sua frente e você se conter em apenas seguir o seu caminho, sem proferir palavrões nem mostrar o dedo do meio. É quando você cede o assento que está ocupando no ônibus para uma pessoa que naquele momento precisa mais do que você estar sentada e você não finge estar dormindo. Promover a paz é não entrar em uma discussão interminável em casa porque alguém tirou um bibelô de lugar. É quando você vai até aquele morador de rua, que você vê todos os dias e lamenta por ele ter aquela vida, e oferece algo para ele comer ou vestir.  Promover a paz é quando você já não ri mais de uma situação que possa magoar alguém. É quando você para de reclamar e bater boca por coisas pequenas, que você sabe que são pequenas, mas a falta de paz dentro de você faz com que aquilo vire um pandemônio a sua volta.

A paz que você quer ver no mundo primeiro deve brotar dentro de você. Nas suas atitudes, nos seus pensamentos, nos seus sentimentos. Promover a paz deve ser um exercício diário e contínuo em todas as esferas da sua vida 24 horas por dia.


Desde que sabemos o ser humano é ensinado a brigar, discutir, a ser egoísta, a pensar somente em si mesmo. É ensinado a lutar, dividir e conquistar, sem se importar com o que ou quem está a sua frente. É ensinado a ser o “dono da verdade”, por mais que saiba que tais verdades podem machucar outros seres humanos.

É por isso que temos tantas guerras, tantas mortes sem sentido, tantas dores no mundo. Se todas essas pessoas que morreram e morrem querendo impor suas verdades tivessem sido educadas a promoverem a paz como todo o dito acima, nós não teríamos que ter medo de sair na rua. Não foi da noite para o dia que Osama Bin Laden ou Hitler acordaram e decidiram “Opa, vou torturar e matar um pouco de gente hoje!”.VOCÊ PROMOVE A PAZ- FOTO CAPA

Seja a paz que você quer ver no mundo. Não promova a paz apenas com palavras, é no dia a dia que ela poderá se sustentar e permanecer. Repassando e perpetuando gestos errôneos, do mais irrisório ao mais nocivo, a paz jamais brotará em você e consequente não brotará em outros. É assim que se começa uma bola de neve, pequenina e inofensiva… Quando nos damos conta ela atinge a todos. Mas você pode escolher se essa bola de neve vai continuar crescendo cheia de rancor, egoísmo, guerra ou se será repleta de perdão, mansidão e paz.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.