publicidade

Você quer se dar bem na vida? desenvolva inteligência emocional

As pessoas que se conhecem, e sabem lidar com seus sentimentos e emoções, são as que obtêm sucesso. Elas desenvolveram a chamada Inteligência Emocional.



“A Inteligência Emocional é uma somatória de habilidades que tornam as pessoas capazes de administrar as pequenas e grandes adversidades que a vida impõe, de modo a aceitar e perceber as emoções e redirecioná-las para obter melhores resultados e relacionamentos.” Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional

“A capacidade de discernir e responder adequadamente aos estados de espírito, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas.” Goleman

Quem desenvolve essa inteligência é capaz de:

1. Conhecer as próprias emoções – ter autoconsciência, discernimento e autocompreensão.


2. Lidar com as próprias emoções – confortar-se, lidar com a ansiedade, tristeza, irritabilidade, fracassos, ou seja, ser resiliente.

3. Motivar-se – ter autocontrole para adiar a satisfação imediata e reprimir a impulsividade. É também a capacidade de entrar em fluxo (flow), ter produtividade e alta performance em tudo o que empreende.

4. Reconhecer as emoções dos outros – o seja, desenvolver empatia, ser altruísta e saber ouvir.


5. Lidar com os Relacionamentos – desenvolver liderança e tranquilidade.

Existem várias outras Inteligências, como a QI, As Inteligências Múltiplas e a QS.

Inteligências Múltiplas

As novas descobertas científicas vêm questionando os métodos mais comuns de avaliar a capacidade humana. Para o psicólogo Howard Gardner, não existe apenas o QI (Quoeficiente de Inteligência), mas oito tipos diferentes que seriam:

Linguística: capacidade de sentir e captar o significado das palavras e funções da linguagem, facilidade para usar a linguagem de forma apropriada para transmitir ideias.

Lógico-matemática: que é a base dos testes de QI, é a capacidade de criar e entender padrões e fazer sistematizações.

Espacial: capacidade de criar no espaço, qualquer tipo de arte visual.

Corporal-cinestésica: capacidades motoras, utilizando o corpo, inclusive, como ferramenta para expressar sentimentos.

Intrapessoal: “é uma aptidão correlata, voltada para dentro, é uma capacidade de formar um modelo preciso, verídico, de si mesmo, e poder usá-lo para agir eficazmente na vida.” Goleman

Interpessoal: “é a capacidade de compreender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.” Goleman

Naturalista: capacidades de lidar melhor com a natureza, se relacionar com animais, plantas e meio ambiente.

Musical: sensibilidade que a pessoa tem para reconhecer e produzir notas musicais por meio de qualquer tipo de objeto.

Todos nós temos melhor desenvoltura em alguma dessas, mas o mais interessante é que temos a capacidade de aprender e desenvolver as demais.

QS – Inteligência Espiritual

Trata-se da análise e resolução de problemas de significados e valores, nossos atos e nossas vidas em um contexto mais amplo, determinando o curso de nossas ações. A QS é a base para a QI e QE e todas as múltiplas inteligências descritas por Gardner, são consideradas por DANAH ZOHAR, variações dessas três, que funcionam juntas e se complementam.

Nós seres humanos somos espirituais, e entendemos a existência dessa inteligência por meio das perguntas que nos fazemos: “Por que nasci? Qual o significado da vida? O que devo fazer para a vida valer a pena?”

Essas perguntas vêm da necessidade de sentido, nós desejamos em nosso íntimo, algo que possa nos inspirar, desejamos ser valorizados, ter apoio para o crescimento e transformação.

Essa inteligência compreende aspectos da alma, da imaginação, da análise e porquês das coisas, a força que nos move, mesmo diante das dificuldades, para superarmos os obstáculos.

Você tem dentro de si a capacidade de se perguntar: “Afinal, quero realmente estar nessa situação? Como criar uma realidade melhor?”

Dessa forma passamos a assumir o controle de nossas vidas e caminharmos para as realizações de nossos objetivos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.