ColunistasComportamentoFelicidadeGratidão

Você quer ser mais feliz? agradeça!

gratidao1

Quantas vezes por dia nós paramos para ativamente expressar gratidão pelas coisas que possuímos? Uma, duas, talvez nenhuma? A autora Melody Beattie escreveu “A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos suficiente”.



A palavra suficiente é escassa em nosso vocabulário diário. Segundo as nossas próprias interpretações, o salário não é mais suficiente, ter apenas um carro não é mais suficiente, trabalhar apenas 8 horas por dia não é mais suficiente. Nós deixamos de ser suficientes para o amigo, para os pais, para os professores, para o chefe e em especial para nós mesmos.

Não importa o quanto nos doamos, o quanto trabalhamos, o quanto nos investimos, sempre será insuficiente. Dificilmente valorizamos aquilo que possuímos, mas muito frequentemente menosprezamos aquilo que já conquistamos.

gratidao2


Gratidão vem da palavra gratia do Latim, que significa graça. Agradecer é apreciar alguma coisa que recebemos, seja isso tangível ou intangível. É mais feliz quem agradece porque quando agradecemos, reconhecemos o que há de bom e quem existe de bom em nossas vidas. O ato de agradecer nos conecta com nós mesmos, nos conecta com outras pessoas e principalmente nos conecta com o presente momento.

Estudos científicos comprovam que agradecer nos ajuda a ter mais emoções positivas, a reconhecer experiências prazerosas, a melhorar nossa saúde, a lidar com adversidades e a construir relacionamentos mais significativos.

Agradecer nos mostra que tudo que temos e tudo que somos é suficiente. Agradecer nos faz deixar nossas expectativas e frustações de lado, e focar em nossas conquistas e em tudo de bom que temos em nossas vidas.

Nós estamos acostumados a agradecer conquistas ou situações difíceis, aquela promoção no trabalho ou o bônus de fim ano, ter escapado de um acidente de carro ou de um assalto, mas a diferença está em agradecer as pequenas coisas do nosso cotidiano. A água quente que cai do chuveiro, a cama confortável e segura, a Coca-cola gelada na geladeira, a família que liga sempre querendo saber as notícias. É agradecer o cachorro que chora baixinho para entrar em casa, o irmão que briga, mas depois abraça. Agradecer a esposa que cozinhou o jantar mesmo cansada ou o marido que foi ao mercado fazer as compras. É agradecer o ar que respiramos, o calor que sentimos, as cores que enxergamos, a música que ouvimos, as lágrimas que choramos.


gratidao1

Agradecer conscientemente é a maneira mais recompensadora, e para isso podemos escrever uma carta de agradecimento a alguém, começar um diário de gratidão, rezar, meditar, anotar em um post-it logo que chegar ao trabalho, agradecer ao caixa do banco olhando em seus olhos, refletir enquanto estamos parado no trânsito, combinar com um amigo e trocar mensagens de agradecimentos todos os dias, o que quer que funcione melhor para cada um, contanto que exista um momento para refletir e agradecer.

A vida fica mais leve, mais significante e muito mais completa!

Experimente!


5 ladrões da nossa energia, segundo dalai lama:

Artigo Anterior

Descubra os segredos do homem de áries…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.