Você sabe aonde quer chegar? O problema do Complexo de Alice…

“Gatinho de Cheshire” começou um pouco tímida, pois não sabia se ele gostaria do nome, mas ele abriu ainda mais o sorriso. “Vamos, parece ter gostado até agora”, pensou Alice, e continuou: “Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para sair daqui?” “Isso depende bastante de onde você quer chegar”, disse o Gato. “O lugar não importa muito…”, disse Alice. “Então não importa o caminho que você vai tomar”, disse o Gato. (Alice no País das Maravilhas – pág. 84)

Hoje em dia é tão comum chegar um cliente de Coaching nos pedindo ajuda para sair de onde está, mas quando perguntamos aonde ele(a) quer chegar, não sabem.

Nunca tinham parado para pensar no assunto. Apenas querem sair dali.

Qual a importância de sabermos exatamente o que queremos com riqueza de detalhes?

  • É que quanto mais detalhado for o nosso sonho, mais vai ficar claro para a nossa mente que nós realmente o queremos, e ela vai tomar todas as providências para ir atrás daquilo que detalhamos para ela. A nossa mente precisa ter certeza de que nós queremos de fato aquilo que estamos tentando convencê-la de que queremos. Mas se eu não tenho uma imagem mental detalhada daquilo que quero e estou buscando conseguir, como ela vai se mover para ir atrás? Ir atrás de quê, se eu mesma nem sei direito o que quero?
  • Depois que sabemos o que buscamos, é bem mais fácil partirmos para a ação… Traçar metas e estratégias para ir em busca do nosso alvo… Focar nas ações necessárias para conseguir atingir as metas, só é possível se eu sei em quê focar… Preciso definir o objetivo para que as metas sejam as mais precisas possíveis.
  • Nós somos seres que por natureza economizamos energia… Se eu não sei aonde quero chegar, ficarei correndo em círculos, e correr em círculos gasta muita energia – mental, espiritual e emocional.
Creio que, muitas vezes, a culpa de não traçarmos objetivos claros tem a ver com nossa criação, com nossa educação religiosa. Alguns de nós fomos ensinados a esperar o milagre cair do céu e não a correr atrás, a criar o milagre.

Por favor, entendam-me, pois minha intenção não é atacar religiões. Eu sou cristã. Tive uma criação cristã e muitas vezes ouvi a frase: “Seja o que Deus quiser”. Creio sim na soberania de Deus e que tudo vai acontecer segundo a Sua vontade, porém Ele também nos manda pedir.

“Pedi e dar-se-vos-á. Buscai e achareis. Batei e abrir-se-vos-á.”

Para que isso aconteça precisamos saber o que pedir. Precisamos saber o que buscar e também aonde bater. Você não estará agindo errado se você tiver sonhos detalhados e os pedir ao Pai. Você foi autorizado a pedir e a buscar. Então a nossa parte do milagre, nós temos que fazer. Pense nisso!

Comece hoje detalhando seus sonhos. Coloque cores, sons, sensações nele. Se é uma casa que você quer, pense em como você quer (na praia, no campo, grande, pequena, iluminada, sombria, espaçosa ou miudinha), ponha vida nela e ponha ela DETALHADA em sua mente

E depois? Vá buscá-la!

________

Direitos autorais da imagem de capa: rmnunes / 123RF Imagens



Deixe seu comentário