publicidade

Você sabe como lidar com a frustração? aprenda aqui!

Se você procurar no dicionário, encontrará que a frustração é marcada por uma mudança de comportamento. Mas tão importante quanto compreender do que se trata é descobrir como lidar com a frustração.



Basicamente, esse sentimento vem quando alguém não alcança o que desejava, o que leva a um caso de desmotivação — porém, no mundo real, o quadro é mais intenso do que as palavras dizem.

Basta imaginar o momento em que você quis muito que algo desse certo e, no final, o resultado esperado não foi obtido. Ou quando apostou tudo em um relacionamento que não foi para frente. Causado pelas expectativas criadas, esse sentimento faz parte da vida de todo mundo em algum momento.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para que você saiba que é possível sim lidar com a frustração e que esse processo pode ser menos complexo do que parece. Então, continue a leitura e veja dicas práticas de como contornar esse sentimento!



Entenda o motivo da frustração

Ao se deparar com sentimentos considerados negativos ou conflitantes, uma reação comum é tentar evitá-los.

Ao se frustrar, não é raro esquivar-se da situação, como se o quadro não tivesse causado impacto. Apesar de parecer efetivo em um primeiro momento, é algo que fará com que internalize sensações negativas. Como resultado, o problema nunca será resolvido de verdade.

Diante de um cenário do tipo, é hora de entender o que o levou a ficar frustrado. Por isso, use a curiosidade como a sua melhor amiga e chegue à raiz do que passou. Avalie, por exemplo, se você interpretou sinais de maneira incorreta ou se deixou de fazer algo rumo ao objetivo desejado. Pondere se suas expectativas estavam de acordo com a situação ou se colocou um peso maior do que deveria.


Compreender o que aconteceu e por que ocorreu são os primeiros passos para aceitar a realidade. Além de tudo, é uma forma de saber o que não deve ser repetido para evitar passar pela mesma sensação.


Use as experiências como lições para o futuro

Ninguém gosta de errar ou de não alcançar o que esperava. Contudo, parte de como lidar com a frustração inclui encarar o momento adverso como uma chance de construir uma ponte para o futuro.

Ao ter entendimento sobre o que ocorreu, surge a possibilidade de fazer diferente em novas situações. Se você se frustrou com uma amizade, por exemplo, poderá selecionar as pessoas do seu convívio daqui em diante. A melhor forma de transformar o quadro em algo positivo é encarar o sentimento como um remédio de gosto amargo, mas de efeito potente.

Não é agradável passar pela situação, mas ela pode fazê-lo crescer. Inclusive, muitas pessoas bem-sucedidas em várias áreas da vida tiveram que encarar frustrações antes do sucesso. Olhe para trás e use seus erros como lições para pavimentar o futuro.


Não se lamente

Ao começar a analisar os fatos, talvez você fique muito preso à situação. Em vez de realizar uma observação objetiva, fica atrelado ao que passou, sem nunca seguir em frente. Por mais que pareça tentador ficar apegado ao momento frustrante para não esquecê-lo e não repeti-lo, é fundamental deixá-lo para trás.

Para que isso seja possível, um passo de como lidar com a frustração inclui não se lamentar! Assim, não procure culpados e nem se faça de vítima das circunstâncias. Colocar-se em uma posição de coitado e indefeso gera uma mentalidade distorcida em sua vida, afetando o seu desempenho.

Por esses motivos, em vez de remoer o que passou e se lamentar pelos erros, fique animado pelo que virá.


Tenha cuidado com os seus relacionamentos

A sensação de estar frustrado, em geral, traz outros sentimentos para o cenário. Tristeza, decepção e até amargura e raiva podem compor a mente e o coração de quem não conquistou o que desejava. O maior problema é que, mesmo sem perceber, descontamos essas questões nas pessoas mais próximas.

Ao terceirizar a sua frustração e as sensações negativas por meio de rompantes, você apenas criará um obstáculo. Além do revés, ainda terá que lidar com a mágoa de quem o ama. Por isso, é fundamental ter cuidado com os relacionamentos.

Converse, expresse seus sentimentos e conte sobre a sua experiência para que todos possam compreender o que se passa em seu interior. Assim, ninguém sairá machucado.


Faça planos com expectativas consistentes

Já ouviu a expressão que “o que não mata, fortalece”? Pois saiba que é verdadeira! A sua mais recente frustração provavelmente não é a primeira e nem será a última, então é preciso lidar com ela e transformá-la em algo positivo. Com a experiência adquirida, é hora de fazer novos planos!

Pense se vale a pena perseguir o mesmo objetivo ou se uma mudança de rota é necessária. Avalie, ainda, quais são as expectativas reais que podem ser colocadas sobre essa conquista. Mantenha o pensamento positivo, mas não deixe de ter uma visão realista para não se frustrar de novo.

Lembre-se de que agora você tem a experiência para guiá-lo, então a definição de estratégias e interesses será mais fácil. Ah! E não se esqueça de corrigir os erros e siga rumo ao que tanto deseja.


Mantenha o foco no que é importante

Acima de tudo, como lidar com a frustração está relacionado ao foco. Perder muito tempo com o que não deu certo ou com o que não saiu como o previsto só serve para distraí-lo do que realmente importa. Se não mantiver a visão orientada para o que é relevante, o seu progresso ficará atrasado.

Então, que tal virar esse jogo? Para dar a volta por cima, pense em dois pontos principais: no que você já tem e no que ainda pode realizar!

Primeiramente, seja grato por tudo o que já conquistou e pelo que deu certo. Se o namoro não virou casamento como o esperado, por exemplo, dá para valorizar os bons momentos vividos e ficar animado com as novas experiências que virão.

Em segundo lugar, veja o que dá para fazer aqui e agora. Se aquela viagem incrível ficou para as próximas férias, descubra quais são as atrações da sua cidade ou o que é possível explorar até o próximo passeio. Dessa forma, é viável manter uma visão positiva sobre a realidade, sem desanimar para os próximos desafios.

Depois de colocar tais dicas em prática, você verá que lidar com a frustração é menos complexo do que parece inicialmente. O principal efeito será uma vida muito mais feliz e repleta de sentimentos positivos!

Gostou dessas informações sobre como lidar com a frustração? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e passe o conhecimento adiante! Até mais!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Rock Content

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.