Você sabia que os passarinhos usam os pelos dos seus cachorros e gatos para construírem seus ninhos?

Os pássaros constroem suas próprias casas, disso todos sabemos. O que pode ser uma surpresa são os materiais que eles utilizam para isso!

Normalmente, aproveitam elementos que encontram na própria natureza: galhos, folhas, barro, capim, entre outros. No entanto, existe um material inusitado que nem todos sabemos que ajudam a compor o seu lar: pelos de cães e gatos.

Os pelos possuem uma maciez natural, que ótima para o conforto dos filhotes. Também funcionam como um isolante do frio e do molhado e são quentinhos, por isso oferecem tudo o que os pássaros precisam para acomodar muito bem a sua família.

No entanto, nem sempre é fácil para eles encontrarem esse material, já que na maioria das vezes, após os pentearmos, jogamos todo o pelo no lixo. Muitos pássaros, quando não encontram pelos, acabam por tomar uma medida mais drástica e aproveitam os momentos de sono dos animais para arrancar o pelo de seus corpos.

Mas as coisas não precisam ser tão difíceis assim para eles. Podemos facilitar a vida dos pássaros e participar ativamente da reutilização de materiais para um fim positivo, pendurando os pelos excedentes de nossos animais no varal de casa. Assim, sempre que tiver um ninho sendo construído por perto, os pelos serão colhidos por eles.

Existe uma dúvida muito comum entre as pessoas que começam a adotar essa prática. Elas se questionam se não há nenhum problema, caso os cães ou gatos tenham sido tratados com carrapaticidas ou outros produtos químicos. Em entrevista ao SOS, a bióloga Andréa Borin diz que esse não é um grande impedimento:

“Claro que se passar um remédio direto na ave pode matá-la. Mas nesse caso, eles [os pássaros] usam os pelos. O remédio fica concentrado geralmente na região do pescoço do cão ou gato.”

Portanto, não há grandes ressalvas quando se trata de fazer uma doação de pelos aos pássaros próximos a você, e ainda existem outras maneiras de ajudá-los, além de pendurar os pelos no varal ou alguma área externa de sua casa.

– Junte os pelos de seus animais por alguns dias e coloque-os em um alimentador de pássaros;

– Coloque os pelos em um batedor de arame (fue) e pendure no galho de alguma árvore;

– Coloque os pelos em gaiolas de arame;

– Deixe os pelos nos arredores do ninho, se puder encontrá-lo, assim os pássaros terão ainda menos trabalho;

Também existem outros materiais que você pode oferecer aos pássaros para ajudá-los a montarem seus ninhos:

  • lama;
  • pequenos galhos;
  • folhas mortas;
  • capim seco não tratado;
  • musgo;
  • tiras de casca de árvore;
  • agulhas de pinheiro;
  • musgo.

Estamos cada vez mais perto do frio, exercite sua solidariedade com os animais também e ajude os pássaros a construírem ninhos mais quentinhos e confortáveis para suas famílias!

Compartilhe a dica com seus amigos através das redes sociais!


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação desse material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: Joerg Huettenhoelscher/123RF Imagens e PetStoreo.



Deixe seu comentário