publicidade

Você se acha uma pessoa equilibrada?

Se você é adepto de práticas esportivas ou gosta de fazer passeios ao ar livre, certamente já viu ou ouviu falar do slackline.Um esporte moderno que consiste em você manter o equilíbrio sobre uma fita flexível. Nessa modalidade esportiva, o atleta tem por objetivo se manter sobre a fita de diversas formas e tem como habilidade determinante, o equilíbrio.



Provavelmente você que nunca praticou esse esporte não consiga se manter em pé por muito tempo. Equilíbrio requer treino.

A busca do equilíbrio não é uma prática comum somente dos esportistas e tem sido de grande importância para o desenvolvimento humano.

Não é de hoje que o homem busca o equilíbrio físico e emocional perante as adversidades da vida, como forma de evitar os excessos e a falta de moderação.


Quantas vezes você já pecou por excesso de zelo, por cuidado desnecessário, por preocupações em demasia, que muitas vezes prejudica em vez de ser útil?

Quantas ocasiões ficou ansioso ou depressivo diante de acontecimentos inesperados ou traumáticos?

As emoções que tem o importante papel de nos proteger, quando estão em desequilíbrio acabam nos afetando de forma prejudicial.


Certa vez perguntaram a Jalal ad-Din Muhammad Rumi, mestre espiritual persa do séc. XIII:

“O que é veneno? – Qualquer coisa além do que precisamos é veneno.  Pode ser poder, preguiça, comida, ego, ambição, medo, raiva, ou o que for.”

Veneno é todo excesso que impede o nosso equilíbrio.

Excesso é tudo o que passa da medida, dos padrões de normalidade. É o  exagero empregado nas nossas atitudes, na nossa forma de agir diante dos fatos e acontecimentos diários. Todo excesso é como um veneno, prejudicial ao nosso equilíbrio emocional assim como a ausência de ponderação que  pode nos causar muitos transtornos.

A estabilidade emocional é imprescindível para tomarmos decisões acertadas. Já que nos dias atuais é comum sofrermos de ansiedade ou depressão causada por perdas, traumas, desilusões amorosas ou problemas financeiros que acabam desencadeando desequilíbrio  emocional. Daí vem à necessidade de buscar ajuda.

Assim como as práticas esportivas requerem treino para que se alcance o desempenho  esperado, também é necessário treino e muita disciplina para  alcançar o pretendido equilíbrio emocional. Equilíbrio emocional se constrói e algumas atitudes simples podem nos ajudar a manter o equilíbrio físico e mental entre eles estão:

Tomar consciência da situação, fazer uma análise daquilo que está nos incomodando.

Ter uma dieta alimentar equilibrada, descanso adequado, assim como cultivar boas amizades podem ajudar a reduzir as tensões do dia a dia e causar sensações de alegria.

Buscar ajuda sempre que for necessário e realizar trabalhos voluntários também podem ser essenciais para o bom equilíbrio mental.

E lembre-se:

Se todo excesso sugere uma falta, Equilibre-se! Para que não falte nada em excesso!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.