Você se sente culpado em dizer não? Então, este texto é para você:

Medo de Falar NÃO?

Você se sente culpado em dizer Não? Então, este texto é para você:



Alguns grupos de pessoas tem receio de falar não, pois acreditam que isto pode impedir em uma promoção no trabalho e que não serão mais vistos como bonzinhos por seus amigos e familiares.

A maioria dos meus clientes me diz que tem um probleminha em dizer Não e que isto faz com que se sintam desmerecidos, desrespeitados, sabotados, desmotivados; como se estivessem carregando o mundo e as pessoas nas costas.

Neste momento explico que isso é comum, porque a dificuldade de falar Não está ligada a uma das necessidades básicas do ser humano: Pertencer a um Grupo.

Opa, espere aí! Você deve estar pensando o que tem a ver a necessidade básica do ser Humano com o medo de falar Não?  


Calma, que já vou te explicar (rs), é o seguinte: na maioria das vezes o medo de falar Não está ligado ao receio de ser rejeitado ou criticado.  

Muitos de nós fomos criados para ser bonzinhos e o medo de falar Não está ligado a isto também, porque acreditamos que quando dizemos Não estamos sendo egoístas.

Deixa eu te dizer uma coisa: o fato de falar não, não tem relação alguma com em egoísmo e eu te garanto que isto não passa de uma crença limitante, ok?


Por isso é muito importante ter clareza do que você deseja alcançar em sua vida, pois quanto mais você sabe o que você quer conquistar, mais fácil fica para você dizer Não para aqueles que insistem em procurar a sua ajuda somente nas horas/situações que lhes convém.

Saber dizer Não é muito importante para sua própria aceitação.

Vivemos em mundo aonde algumas pessoas insistem em defender apenas o seu lado, então, quando não conseguimos falar não, o que irá prevalecer é a necessidade dos outros e os seus planos e projetos acabam ficando de lado.

Em outras palavras: Todas as vezes que você diz SIM quando gostaria de dizer Não, você está dizendo NÃO para os seus sonhos e objetivos.  

Muitas vezes falamos SIM para sermos aceitos, mas por dentro temos a sensação de que estamos fazendo algo errado, com nós mesmos.   

Saber dizer Não no momento correto e da maneira certa pode te ajudar a ser respeitado por seus familiares e amigos que vivem abusando do seu jeito “boazinha/bonzinho”, pode também colaborar para você ter seu trabalho reconhecido.

Reflita o seguinte: o não também é uma forma de amor.

____________

Direitos autorais da imagem de capa: tharakorn / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.