Você sente insegurança no relacionamento?

5min. de leitura

Sentir-se inseguro é muito desagradável. Pessoas em todos os momentos do relacionamento podem sofrer ao se sentirem confusas e impulsivas, quando estão inseguros com alguém.



E, cá para nós… isso é muito chato e complicado! Desconfiar que o outro não sente o mesmo que você, que está conhecendo outras pessoas enquanto está contigo, sentir uma ansiedade imensa esperando ligações e respostas no whatsapp, não saber lidar com o próprio sentimento e com outro por causa dessa falta de segurança e querer muitas vezes dar um basta nessa situação… dói.

A insegurança é uma das facetas do medo. E o medo envolvido aqui é um dos maiores do ser humano: não ser amado e aceito.

O que causa esses sentimentos é a falta de confiança em si mesmo, gerada por palavras duras e experiências passadas que o frustraram e que fizeram com que esses medos “entrassem” em você. Mas, se esse aprendizado já serviu em algum momento para você, hoje ele não serve mais.

Isso é um fato: essa insegurança com o outro está ligada a algo que é apenas seu e não tem relação com o outro. É formada pelos pensamentos e sentimentos que você alimentou dentro de você e que o paralisam ou fazem você agir de um jeito confuso, impulsivo, esquisito, diferente do que  é de verdade… Você simplesmente não se sente você mesmo com o outro e acaba fazendo e falando um monte de besteiras.


A solução para isso está dentro de você. Ocorre que acabamos por criar máscaras sociais buscando agradar às pessoas, sem pensar em antes agradar a nós mesmos. Fazemos isso por conta da ansiedade.

O caminho é resgatar a si mesmo.

Como você era quando você mais se amava?


Aceite também que ninguém é perfeito, ou seja, a aceitação da imperfeição e da vulnerabilidade comum a todos nós, permite-nos compreender melhor a nós mesmos e aos outros, e buscar recursos com maior tranquilidade.

Confiar em si mesmo e agir de acordo com a sua verdade pode parecer complicado, ainda mais quando fingimos e nos escondemos por tanto tempo. Eu questionei a minha vida várias vezes ao longo dos anos e esses questionamentos já me levaram a conclusões bizarras baseadas na minha imaginação e, consequentemente, muita confusão, muitas brigas e conflitos!

Por isso, a melhor coisa quando se está inseguro é entrar em ação no aqui e agora. É agir no momento presente.

Se você tem uma vontade muito grande dentro de você… de falar ou fazer algo, esse pode ser um sinal para você agir. Conforme você vai agindo e sente que está acertando, ganha mais confiança para seguir em frente. E se errar, aprenda com seus próprios erros, perdoe-se e siga em frente.

Afinal, ninguém é perfeito. Nenhum relacionamento é perfeito ou começa perfeito. Nunca seremos aceitos e amados por todo o mundo. Mas, se formos nós mesmos, teremos mais chances, porque estaremos mostrando a nossa melhor versão, a nossa verdade e, sim, vulnerabilidade, por  mostrarmos-nos. E estaremos de quebra agradando a pessoa mais importante da nossa vida: nós mesmos. E assim, transparece a nossa felicidade, o nosso bem estar e autoconfiança. E isso contagia!

Todas as vezes em que um relacionamento meu acabou, eu não estava feliz, ou seja, não estava agradando a mim mesma, em primeiro lugar. De alguma forma, não estava me sentindo bem, amada, feliz, plena ou segura, ainda que me esforçasse para tal. Sentia que não estava certo e esse pensamento era muito repetitivo.

Ainda assim, saiba que tentei. Para tudo é preciso dedicação e cuidado para que dê resultados. Não adianta desistir no primeiro desentendimento, na primeira briga ou dificuldade. Não seja tão duro consigo mesmo e com os outros. Novamente: ninguém é perfeito!!!

Acredite. Apenas sendo você mesmo você consegue encantar os outros. E, tudo bem se você não tem conseguido isso até agora. Recomece agora mesmo. Identifique os seus medos, abrace-os, pois eles fazem parte de você, e busque agradar a si. Provavelmente você também irá agradar aos outros. O ser humano identifica-se com o que é vulnerável, autêntico, imperfeito… Somos gigantes pela nossa própria natureza!

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: inspirestock / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.