publicidade

Você sofre por antecipação? Confira 10 dicas para ajudar a lidar com isso!

Se você é uma pessoa que costuma sofrer por antecipação, as 10 dicas a seguir serão muito úteis para a sua vida!

Viver tem seus riscos. É uma aventura de descobertas, aprendizados, situações boas, outras, nem tanto. Por isso, fomos ensinados desde pequenos a nos precaver e a ter medo de tudo que parece perigoso.



Para se proteger do sofrimento, muitas pessoas antecipam situações e acontecimentos – o que pode, na prática, causar maior sofrimento ainda! Elas sofrem mentalmente antes que um determinado fato aconteça. Isso é bem comum e além de gerar ansiedade, tira a paz interior.

Na maioria das vezes, sofrer por antecipação nos tira a única coisa que realmente temos, que é o momento presente. Você pode estar sofrendo por algo que nem sabe como será. É a danada da preocupação.  

Exemplo: Alguém comenta com você que seu companheiro tem uma nova colega de trabalho, que além de linda, acabou de se separar e parece estar procurando um novo namorado (até agora apenas um boato). Logo, você já pensa “porque ele não me falou nada?” E começa a criar uma longa história na sua mente. Eis que você, treinada para se defender do mal e de um possível problema, já começa: “ Ai meu Deus, o que eu vou fazer? E se ele se interessar por ela?Tenho que conhecê-la! E se ela for mais bonita que eu? Ai dele se me aprontar!”

E você vai dando corda para esses pensamentos, até que a sua energia mina, você fica cheia de preocupações e procurando indícios de uma possível traição (que ainda não existe). Resultado: você pode se tornar paranóica, procurar pistas, ter crises de ciúmes e infernizar a vida do seu parceiro a tal ponto que o seu relacionamento começa a ruir.


Imersa em um mar de ansiedade, antecipando uma situação que ninguém disse que vai acontecer de fato, você pode criar problemas desnecessários na sua vida.

Pense assim: Se ele resolver me trair e pedir a separação (ou o pior da situação que você está antecipando), vou deixar para sofrer quando realmente isso se concretizar. Por enquanto, vou conhecer a colega do meu marido, ver se ela é realmente “ tudo isso” e, quem sabe, podemos ser boas amigas. Aprenda que o positivo atrai o positivo e o contrário também funciona!

E se hoje tem algo que você quer muito, mas sofre por pensar que pode dar errado ou, mentalmente, cria os piores desfechos possíveis e sofre com isso, eu trago para você 10 dicas que ajudarão a jogar bem longe a dona antecipação.

1. Pergunte-se: isso é uma preocupação ou um problema?

Se for um problema, pense em uma solução, pois problema não se adia, resolve-se. Se for uma preocupação, lembre-se de que grande parte das nossas preocupações não se transforma em problemas e pare de alimentar esses pensamentos nocivos.



2. Prepare-se para aceitar o pior e pense em como solucionar

Se você for demitido (a) o que vai fazer? Se o seu (sua) companheiro (a) arrumar outro (a), qual será a melhor solução? Pensar no pior pode ajudá-lo a ver a situação de uma maneira mais leve, pois se o pior acontecer, você estará preparado (a).


3. Não se apegue ao passado 

Não é porque já aconteceu uma vez que vai acontecer de novo, as situações mudam e as pessoas não são iguais.


4. Aprenda a dizer não

Você não é a fonte dos prazeres, aprenda a se posicionar, não adianta falar um sim para o convite da sua amiga de ir à festa e depois sofrer horrores pensando em como vai ser e como gostaria de ter dito não. O mesmo vale para a viagem em família e outras situações que você se sente “obrigada” e depois isso lhe causa um enorme dano emocional.


5. Não alimente pensamentos negativos e expectativas

Eles destroem sua autoconfiança e deixam você ver coisas que não existem.


6. Aprenda a não empurrar com a barriga. Problema adiado é problema piorado!

Enfrente as situações e as resolva o mais breve possível. Assim, você não sofrerá imaginando “e se”.


7. Uma boa hora de diversão faz milagres!

Tire um tempo para fazer o que você gosta pelo menos uma vez por semana, esteja com pessoas que são importantes para você e viva! Isso é um remédio para as preocupações.


8. Ocupe seu tempo

Ficar no ócio facilita que a mente fique criando ideias improdutivas. Achar o que fazer pode ser uma boa solução.


9. Lembre-se de que o medo do problema é muitas vezes maior que o problema

Você fica aí criando monstros quando, na verdade, pode ser algo bem simples de se resolver, e se for um problemão eu tenho certeza de que você vai encontrar a melhor maneira para solucionar. Acredite no seu potencial e na sua força. Liberte-se do medo, sem deixar que ele o (a) aprisione.


10. Viva o dia de hoje

Esteja presente para tudo que está acontecendo agora. Não há como prever se algo vai realmente acontecer. Aquele namoro que ninguém bota fé pode durar dois meses ou virar um casamento de 30 anos, aquele casal que parece promissor pode terminar em um mês, uma pessoa mesmo idosa pode falecer em 20 dias ou 20 anos. A vida é como uma peça de teatro que não permite ensaios, viva, ame, esteja presente e  aproveite ao máximo o momento que está vivendo AGORA.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: olegdudko / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.