ColunistasComportamentoQualidade de vida

Você vive ocupado? Então esse texto é pra você!

VOCE É MUITO COUPADO FOTO DE CAPA

Se todos nós temos as mesmas 24 horas diárias, por que algumas pessoas conseguem ser tão produtivas, dar conta de diversos compromissos e outras não? Porque algumas pessoas vivem exaustas para dar conta de poucas atribuições, enquanto outras transbordam disposição em meio a milhares de afazeres?



A grande questão é entender que “se ocupar não é produzir”

Produzir eficazmente é a arte de saber do que abrir mão… é simples assim, sem rodeios…

Produzir está mais relacionado com a forma como se faz as coisas do que simplesmente fazer milhões de coisas… tem a ver com realizar de maneira assertiva qualquer atividade do seu dia a dia, em especial as mais simples…


Women talks on a smartphone and stirring fresh cup of coffee at the same time

Sendo assim, a primeira questão que devemos levar em consideração ao usarmos o conceito de produtividade é o contexto em que essa produtividade se dá. Não faz o menor sentido falar em produtividade se você não levar em consideração as metas, objetivos, momento pessoal e estilo de vida que se quer levar.

Se você não tiver clareza de onde quer chegar, dificilmente vai conseguir estabelecer uma vida produtiva de maneira consistente. Não conseguimos ser produtivos por muito tempo quando não nos reconhecemos naquele resultado provável.

Tanto na vida profissional como na vida pessoal, raramente nossas metas e objetivos estão claros pra nos mesmos. Normalmente nossas metas são bem vagas. Sabemos que queremos chegar mais ou menos ali…e vamos tocando o barco e torcendo pra maré estar favorável.


Produtividade diz respeito, basicamente, a alcançar um resultado específico de maneira eficaz. Isso inclui vários aspectos como o tempo gasto ou os danos secundários gerados.

Então, se para eu terminar um trabalho importante eu fico noites sem dormir e me alimento mal, por exemplo, eu estarei causando danos ao meu corpo, “minha ferramenta de produtividade”, o que vai impactar na minha capacidade de concentração e raciocínio, me levando a despender mais tempo para conseguir um resultado.

muito ocupado

Um simples detalhe, pular uma refeição, pode trazer um impacto tão grande pra sua produtividade sem que você ao menos se dê conta. Daí em diante, é fácil entrar num ciclo do qual muitos não se percebem de muita ocupação e pouca produtividade. Chega um momento que já não sabemos mais para onde estamos indo, apenas fazemos tarefas no piloto automático… e as tarefas só fazem sentido quando conseguimos enxergar a arte maior que ela está construindo.


Agora eu te pergunto, você já pensou na arte que quer construir na sua vida? Suas atividades cotidianas estão alinhadas com ela? Se você ainda não tinha pensado sobre isso, te faço o convite para começar a pensar…

Virar a página ou fechar o livro?

Artigo Anterior

3 coisas que você precisa saber sobre a lei da atração

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.