AtitudeMensagem de Reflexão

Você vive querendo agradar?

anel de noivado nem sempre pode agradar

Sabe aquelas pessoas que sempre fazem de tudo para agradar os outros? Geralmente são muito atenciosas, prestativas, pacientes e nunca dizem não. Na maioria das vezes elas se sentem na obrigação de serem boas o tempo todo e nunca decepcionar. Mas ao dizer “sim” quando na verdade queriam dizer “não”, acabam sofrendo em silêncio, pois abrem mão de suas vontades, convicções e até dos seus sentimentos para não ir contra o outro. Esse comportamento sugere muitas vezes uma autoestima baixa e dificuldade de assumir o que pensa, pois o medo da rejeição costuma ser maior que o próprio bem-estar.

O pior disso tudo é que essas pessoas não costumam saber como reagir frente às próprias frustrações, e podem acabar desenvolvendo um sentimento de descontentamento e raiva pelo outro, responsabilizando-o e culpando-o por isso. Tornam-se pessoas “reclamonas” e que cobram muito dos outros por não ficarem satisfeitas nunca. Isso sinaliza uma atitude de autoproteção.

529157_369714506402321_213233948717045_1181141_80078916_n

No entanto, em algum momento essas pessoas percebem que é impossível o ser humano ser agradável e perfeito durante 100% do tempo. E essa falsa expectativa pode gerar problemas como depressão, crises de ansiedade e, em casos extremos, síndrome do pânico.

É neste momento que a ajuda de um psicoterapeuta e de um terapeuta holístico são de suma importância. É necessário desenvolver um trabalho de treinamento para novos comportamentos. Ou seja, a pessoa precisa voltar-se para si mesma, analisar suas atitudes, aceitar seus erros e aí sim partir para uma mudança efetiva. Isso muitas vezes não é tão simples e requer auxílio emocional, clareza mental e até disposição física.

A Aromaterapia, através dos óleos essenciais, e os Florais podem oferecer um apoio efetivo a essas pessoas, e ajudá-las a passar pelo processo de mudança de forma mais tranquila, aumentando a autoestima, proporcionando equilíbrio e conexão com seu interior. Veja abaixo as opções de óleos essenciais e florais para quem precisa de mais autenticidade.

DICAS DE AROMAS

Para combater a ansiedade: Óleos essenciais de Bergamota, Camomila Romana, Grapefruit, Laranja, Lavanda, Mandarina, Manjerona, Patchouli ou Petigrain.

Efeito antidepressivo: Óleos essenciais de Bergamota, Canela, Gerânio, Grapefruit, Lavanda, Lemongrass, Limão, Mandarina, Patchouli, Petigrain ou Tangerina.

Calmante: Óleos essenciais de Camomila Romana, Cedro, Citronela, Laranja, Lavanda, Lemongrass, Limão, Mandarina, Manjerona, Olíbano, Pau Rosa ou Tangerina.

Para combater medos: Óleos essenciais de Bergamota, Camomila Romana, Junípero, Olíbano ou Sândalo.

Para amenizar a raiva: Óleos essenciais de Bergamota, Camomila Romana, Cedro, Laranja, Lavanda, Limão, Manjerona ou Sândalo.

Para estimular a mente: Óleos essenciais de Alecrim, Lemongrass, Limão ou Noz Moscada.

Formas de uso:

– Aromatize o ambiente colocando de 10 a 15 gotas do óleo essencial escolhido no aromatizador elétrico ou rechaud.
– Pingue de 1 a 2 gotas do(s) óleo(s) essencial(is) escolhido(s) em uma bola de algodão e coloque dentro da fronha do travesseiro.
– Pingue de 1 a 2 gotas do(s) óleo(s) essencial(is) escolhido(s) em um colar aromatizador de cerâmica e use-o durante o dia no pescoço.
Pingue 2 gotas do(s) óleo(s) essencial(is) escolhido(s) no piso do box do banheiro durante o banho. Inspire profundamente o aroma difundido pelo vapor d”água.

0 %