publicidade

Voluntários de biblioteca leem livros por telefone para idosos. Iniciativa ajuda a combater a solidão!

Essa iniciativa de uma biblioteca municipal da Espanha está ajudando os idosos a não se sentirem tão sozinhos durante a pandemia. Que atitude especial!



A pandemia tornou o contato com quem amamos mais escasso, o que pode desencadear o sentimento de solidão e vazio em muitas pessoas, especialmente nos idosos que vivem sozinhos e eram acostumados a ver suas famílias.

No entanto, os idosos de Soto del Real, na Espanha, estão lidando com o isolamento e suas dificuldades de uma maneira especial, graças a uma iniciativa da biblioteca municipal.

A biblioteca possui um projeto muito interessante desde 2015, através do qual voluntários visitam a casa dos idosos para fazer leituras pelo menos uma vez por mês. No entanto, por conta da pandemia, eles precisaram parar com as visitas, mas pensaram numa nova maneira de continuar em contato com os vovôs e vovós, que precisam mais do que nunca de companhia.

Então, Juan Sobrino, responsável pela biblioteca desde 2006, lançou o “Contos por telefone”, um serviço de leitura através de ligações para combater o isolamento de idosos no município de Soto del Real enquanto durar a pandemia.


Direitos autorais: reprodução Facebook/Biblioteca Soto del Real Pedro de Lorenzo.

Em entrevista ao El País, Juan contou que a iniciativa conta com o apoio de diversos voluntários, que cada um liga sempre para o mesmo idoso em sessão de leitura que dura de 20 minutos a mais.

Por enquanto, as leituras por telefone são feitas a oito idosos de duas casas de repouso, a Soto Fresnos e a residência Serra-Madrid. Além disso, uma senhora que vive sozinha e tem dificuldade para ler também se inscreveu para receber as leituras, disse Juan.

Os livros são escolhidos pelos voluntários, de acordo com o gosto pessoal de cada idoso, e vão desde charadas, contos, poemas a leituras terapêuticas, que os ajudam a lembrar de suas experiências de vida.


Na página da Biblioteca Municipal de Soto del Real, são compartilhadas algumas fotos dos voluntários do “Contos por telefone”:

Direitos autorais: reprodução Facebook/Biblioteca Soto del Real Pedro de Lorenzo.

A terceira idade representa mais de 20% da população de Soto del Real, segundo dados da Câmara Municipal, apurados pelo El País. Os protocolos de proteção são seguidos rigidamente, mas até que possam voltar a ver os idosos, Juan e os voluntários não os abandonaram, e estão se fazendo presente em suas vidas através dessa iniciativa tão especial, pela qual todos são beneficiados.

Essa atitude de tanta generosidade certamente está fazendo a diferença no dia a dia dos idosos da cidade. Que mais iniciativas como essa possam surgir. Os idosos precisam de nosso amor e atenção!

Compartilhe essa incrível atitude em suas redes sociais!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.