Comportamento

Wanessa Camargo e Dado Dolabella: o que a psicologia diz sobre voltar para o ex?

Foto: Reprodução
capa Wanessa Camargo e Dado Dolabella o que a psicologia diz sobre voltar para o ex

Saiba o ponto de vista psicológico sobre essa atitude que muitos de nós tomam pelo menos uma vez na vida!

A separação de Wanessa Camargo e do empresário Marcus Buaiz deu o que falar desde que foi divulgado nas redes sociais na semana passada. Os dois estavam juntos há 17 anos, e agora resolveram seguir caminhos diferentes.

Entre as muitas especulações sobre os motivos que teriam levado ao fim do casamento, está um suposto encontro com o ator Dado Dolabella, com quem se relacionou no começo dos anos 2000.

Informações do jornal Metrópoles informam que Vanessa e Dado teriam se encontrado recentemente em Alto Paraíso, após a cantora ter ido até o local com algumas amigas.

Várias pessoas se surpreenderam com a notícia, porque Dado Dolabella não tem uma boa fama, e se questionaram qual seria o motivo de Wanessa ter se reaproximado de dado, e se as suas crises de pânico poderiam ter sido um fator a mais.

Para compreendermos um pouco melhor essa questão, trouxemos abaixo pontos de vista de especialista sobre o que voltar com os nossos ex significa, afinal, se trata de uma atitude que muitos de nós já tomamos pelo menos uma vez na vida.

2 Wanessa Camargo e Dado Dolabella o que a psicologia diz sobre voltar para o

Direitos autorais: Reprodução

A psicologia por trás de voltar com um ex

Em entrevista ao Bustle, Jill Whitney, terapeuta licenciada de casamento e família da Green Tree Professional Counseling disse que existem vários motivos por trás dessa decisão, e explicou que os parceiros antigos são vistos como companhias familiares e que nos deixam confortáveis.

Tom Bruett, psicoterapeuta licenciado e proprietário da Tom Bruett Therapy, disse à revista feminina que algumas pessoas preferem um ex ao desconhecido, se utilizando da expressão e “o diabo que você conhece é melhor do que o que você não conhece”, e complementou que, mesmo que a relação tenha terminado mal, ainda pode proporcionar um certo conforto e bem-estar.

Joshua Klapow, Ph.D., psicólogo clínico e apresentador do The Kurre and Klapow Show, também foi ouvido pela Bustle, e acrescentou outra razão pela qual você muitas pessoas voltam com seus ex: não gostam de ficar sozinhas. Já Heidi McBain, terapeuta licenciada de casamento e família especializada em bem-estar mental de mulheres, também acredita que as “voltas” podem estar simplesmente relacionadas com os parceiros sentindo falta um do outro e acreditando que sua relação pode funcionar após uma nova tentativa.

Estudos sobre o tema

Pesquisadores da Universidade de Utah e da Universidade de Toronto também se dedicaram a entender mais sobre o assunto e, em um estudo, descobriram que cerca de 60% das pessoas repensavam antes de deixar um relacionamento por conta da intimidade e dependência que sentiam em relação aos seus parceiros.

3 Wanessa Camargo e Dado Dolabella o que a psicologia diz sobre voltar para o

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @wanessa e @dadodolabella

Um outro estudo, da Universidade Estadual do Kansas, descobriu que quase metade de todos os casais que se separam decidem dar outra chance ao relacionamento.

Se estiver pensando em voltar, pare e pense sobre o que te levou a terminar

Jill Whitney explica que a maioria dos relacionamentos termina por uma dessas três razões: problemas de saúde mental – como vício – ou doença mental grave; razões emocionais, como como você lida com o conflito; ou razões ‘adequadas’, como ter diferentes objetivos de estilo de vida.”

Para não voltar a uma relação que não te fazia bem, é importante pensar sobre o que te levou a terminar na primeira vez e se preparar para algumas dessas coisas não terem mudado. No entanto, você também precisa estar aberto a reconhecer os próprios erros e a perdoar a outra pessoa sobre o que aconteceu no passado, para que a relação pode passar uma mudança de perspectiva, e se torne mais madura e positiva para os dois lados.

Nem sempre voltar com o ex é uma boa ideia

Voltar com o ex pode parecer uma ótima ideia, mas tome cuidado para não cair em uma armadilha emocional que apenas te prendará novamente a uma realidade negativa.

Se a relação era tóxica ou abusiva (emocional e/ou fisicamente), você precisa proceder com cautela e com um ponto de vista bastante realista. Não se deixe levar por sentimentos momentâneos e se coloque em primeiro lugar sempre.

0 %