DIREITOS DO CONSUMIDOR

8 DIREITOS

que o consumidor tem 

E NÃO SABE

TEMPO DE GARANTIA

Os bens perecíveis possuem uma garantia estipulada por lei de 30 dias, enquanto os bens duráveis têm uma garantia legal de 90 dias. A garantia adicional do contrato começa a ser contabilizada somente após esse lapso de tempo.

Foto: Freepik

Ressarcimento de cobranças indevidas

O consumidor que é cobrado por um valor indevidamente e paga por ele deverá recebê-lo em dobro.

Foto: Unsplash

Arrependimento de compra

O consumidor pode cancelar compras feitas online, por telefone ou redes sociais até sete dias após receber o produto, mesmo se não houver defeitos. Esse direito é chamado de "direito de arrependimento". Durante esse período, ele pode devolver o produto e receber o reembolso do valor pago.

Foto: Pexels

Suspensão temporária de serviços

Os serviços de telefone, internet e TV por assinatura podem ser temporariamente suspensos por um período mínimo de 30 dias e máximo de 120 dias sem incorrer em qualquer tipo de taxa ou cobrança adicional.

Foto: Pixabay

Publicidades  e propagandas

Toda e qualquer promessa feita em uma propaganda ou anúncio deve ser honrada conforme foi apresentada, sem qualquer tipo de artifício enganoso.

Foto: Pexels

Toda mercadoria exposta deve  ter o preço

Se o preço anunciado for diferente do valor informado no momento do pagamento, o consumidor tem o direito de pagar pelo preço mais favorável entre os dois.

Foto: Pixabay

Valor mínimo  para compras

É proibido exigir um valor mínimo de compra para pagamentos com cartão, assim como estipular um consumo mínimo.

Foto: Pexels

Taxa de 10%  do garçom

O pagamento da taxa de serviço sobre o valor da conta, que é comum em bares e restaurantes, não é obrigatório. O consumidor só paga se desejar.

Foto: Unsplash