AtitudeEnergiasVida

Xô, bagunça! – 4 dicas para arrumar a bagunça e manter sua casa – e sua vida – em ordem

xo bagunca ed 99 1

Mantenha Tudo em Ordem e Deixe Sua Vida Mais Ágil!

É um pouco contraditório tentar renovar a rotina quando o lugar em que vivemos está bagunçado.

Especialistas como norte-americana Donna Smallin, autora dos livros Organize-se e Organize-se Num Minuto (Editora Gente), defendem que o objetivo da organização “é criar mais tempo e espaço para as pessoas se dedicarem ao que realmente importa”.

Em outras palavras, quando se tem o hábito de deixar as coisas no lugar e em ordem, não se perde tempo tentando encontrar algo que não lembramos onde está e sobram horas para a diversão e o lazer. É simples assim, mesmo.

Simples, mas de efeito

xo-bagunca-ed-99 (1)

Às vezes, as pessoas são bagunçadas porque não têm método. E ter um método não é ser maníaco pela ordem, mas questão de saber por onde começar e como fazer. Um dos sistemas mais eficazes para organizar os afazeres é o Getting Things Done (GTD), criado pelo consultor norte-americano David Allen e divulgado no livro A Arte de Fazer Acontecer (Editora Campus). Ele ensina, sem complicações, a deixar as coisas e a vida nos trinques.

1. No dia a dia, é preciso tirar da mente todas as tarefas a serem feitas, relacionando-as em algum lugar, seja um bloco de anotações, seja um programa de computador. Assim, o cérebro se livra do peso das prioridades e abre espaço para ter boas ideias.

2. Em vez de executar as tarefas por ordem de prioridade, o GTD aconselha a separá-las por tipo. O ideal é criar listas agrupando contas a pagar, compras a fazer, reuniões, relatórios a serem entregues, por exemplo.

3. Tarefas que levem menos de dois minutos devem ser feitas imediatamente. Grandes projetos precisam de planejamento prévio. Pense no que deseja alcançar e relacione as fases a serem percorridas até chegar ao objetivo.

4. O GTD estabelece cinco etapas de organização:

Coleta, Processamento, Organização, Revisão e Execução.

Primeiro colete, relacione o que está pendente.

Depois pense no que precisa ser feito e organize cada coisa.

Em seguida, vem a fase da revisão, em que você escolhe se fará a tarefa na hora, se vai pedir que alguém a faça, se vai adiar ou estabelecer um prazo.

Por fim, a tarefa é executada.

Fonte:Vida Simples

0 %