Yoga para controlar a mente, não o mundo!

O ponto chave de todo caminho do yoga, tanto do aspecto de auto-aprimoramento como de autorrealização, é mudar a foco de nossa atuação, do externo para o interno. Em outras palavras, yoga é para aprendermos a modificar e controlar nossa mente, e parar de querer controlar o mundo.



Passamos a vida toda querendo mudar o mundo, naquilo que eu chamo de paradigma da fantasia. Achamos que nossa felicidade se dará com a realidade externa sendo desse ou daquele jeito. E, logicamente, ficamos frustrados pelo simples fato que não podemos controlar a realidade externa. Quem somos nós para controlar os eventos do mundo, as doenças e problemas de saúde que nos afligem, a velhice e pior de tudo, o que os outros fazem e como eles se comportam? Analisando friamente, devemos reconhecer que mesmo as pessoas que atingem posições de enorme poder no mundo têm pouco controle sobre sua realidade externa. O que dizer de nós meros mortais em nossas pequenas esferas de influência?

O caminho do yoga nos mostra o caminho alternativo: vamos aprender a controlar a mente, a nossa consciência. Ou seja, vamos desenvolver o poder de controlar como interpretamos a realidade, não a realidade em si. O raciocínio é perfeito: você de fato pode ter controle total de como pensa e assim mudar completamente como vive. Melhor ainda, o caminho do yoga oferece as ferramentas e conhecimento para lhe permitir esta mudança.

No Caminho 3T, eu chamo isso do paradigma da realidade. Aprender a viver a realidade como ela é, mas aperfeiçoando cada vez mais a maneira que reagimos a realidade do a dia a dia. Com isso desenvolvemos crescente paz, felicidade e harmonia.


Veja aqui meu vídeo sobre este tema:


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.