YOLO – “Você apenas vive uma vez, mas se você a fizer da forma correta, uma vez é o suficiente.”

YOLO, e o porque devemos aproveitar o presente.

Talvez você tenha escutado essa expressão em algum vídeo por aí, ou até a tenha visto em algum MEME pela internet. Caso não a conheça, YOLO é um acrônimo na língua inglesa para “You Only Live Once” ou, em português em uma tradução livre, “Você apenas vive uma vez”.

Essa não é uma expressão nova, uma vez que ela pode trazer o mesmo sentimento do velho e conhecido termo em latim, “Carpe Diem”, ou em português, “aproveite cada dia”.

Porém, YOLO trás consigo uma nova siginificação sobre o momento presente, por todas as vezes que já fora utilizado na literatura, como em 1774 pelo alemão Johann Wolfgang von Goethe em seu clássico Clavigo, quando disse: “one lives but once in the world”, em português: “apenas se vive uma vez nesse mundo”.

E esse termo ganhou as novas gerações graças ao rapper Drake, que o utilizou em sua música “The Motto” em 2012, na expressão “You only live once, that’s the motto… YOLO, and we ’bout it every day, every day, every day.”, ou em português “Você vive apenas uma vez, esse é o mote, YOLO, e nós trazemos isso todos os dias…”

YOLO e o lado errado da força

Esse termo deveria trazer uma forte lição sobre aproveitar cada momento como se fosse o último, de acordo com os alertas dos mais experientes em suas lições de vida que sempre ignoramos. Porém, muitos jovens começaram a utilizá-lo como justificativa para realizarem ações estúpidas, de acordo com o relato do jornal norte americano Boston Globe em 2012.

Isso me trouxe uma forte lição sobre a importância do nosso poder de interpretação sobre tudo o que absorvemos e de como podemos utilizar cada ensinamento para o nosso bem, ou para o nosso mal. Mais uma vez, essa escolha cabe a você.

Você escolhe seu YOLO

Por isso, eu escolho a interpretação de 1952, de Joe E. Lewis: “You only live once, but if you work it right, once is enough”, ou “Você apenas vive uma vez, mas se você a fizer da forma correta, uma vez é o suficiente.”

E, essa forma correta, é você quem deve definir em sua vida. Por isso, não deixe que as escolhas de outras pessoas impeçm que você viva o melhor que poderia. Não deixe que comentários apaguem essa chama que existe em seu coração. Saiba que ninguém mais a conhece como você.

Então, escolha fazer o melhor de seu momento presente sem se preocupar tanto com o futuro. Procure se libertar de seu passado, e aproveite os pequenos momentos que as suas escolhas lhe trazem hoje. Aproveite cada refeição, cada risada cercada de pessoas que te fazem bem. Cada pequena realização em busca do que você realmente quer para a sua vida.

Cada noite de sono, cada gole de café. Tudo está em suas mãos, vá e tome isso para você, porque já é seu.

YOLO e boas escolhas!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / sandsua



Deixe seu comentário