A grife de roupas deu um grande salto em direção à representatividade com a campanha. Muito legal!
A representatividade está em alta nos últimos tempos. É cada vez mais importante para pessoas de todos os grupos sociais se sentirem pertencentes à sociedade, seja através de atitudes diárias, seja através de expressões de marcas no mercado.
Os interesses desses grupos têm sido cobrados com mais frequência e seriedade do que antes e, por conta disso, muitas empresas têm começado a trabalhar a representatividade com mais frequência em suas campanhas publicitárias.
Um exemplo disso é a grife de roupas e acessórios espanhola Zara, que escolheu um menino com síndrome de Down como modelo de uma de suas campanhas. A campanha foi realizada na Espanha e a criança escolhida foi Patrick, também conhecido como Roscón.
Roscón é filho da chef de cozinha Samantha Vallejo-Nágera e do enólogo Pedro Aznar Escudero. Em seu perfil no Instagram, Samantha compartilhou uma sequência de fotos do filho com o irmão Diego, anunciando a parceria.
Na legenda, a chef escreveu que Patrick é o primeiro modelo com síndrome de Down da web da Zara e que se sente feliz pelo que isso representa.
As sete fotos compartilhadas por ela mostram os dois filhos com diversos modelos de roupa da campanha primavera-verão da Zara. O clima das fotos é de diversão e cumplicidade dos irmãos. A publicação rendeu quase 75 mil curtidas.
De acordo com o El País, a síndrome de Patrick foi descoberta no dia de seu nascimento, porque Samantha não tinha realizado nenhum teste específico antes. A matéria disse que ela sempre deixou claro sobre as dificuldades que enfrentou nos primeiros dias, mas que teve o apoio de muitas famílias que passaram pela mesma situação, e hoje procura fazer o mesmo pelos outros.
Diz ainda que pode levar um tempo se acostumar com a ideia de que tem um filho extraordinário e aceitá-lo como mais um na sua família, por isso é importante ter apoio psicológico e conversar com outros pais na mesma situação, ressaltando que não se trata “do fim do mundo”.
Samantha também se tornou uma grande defensora da igualdade e visibilidade das crianças com síndrome de Down.
As imagens compartilhadas pela chef possuem um significado muito especial e importante, não apenas para ela, que é mãe das crianças, mas também por todos que lutam por uma sociedade mais justa e com oportunidade e visibilidade para todos.
Lidar com uma situação como essa com normalidade e incluir essa criança num anúncio, vivendo normalmente, reforça a ideia de que todos somos iguais e merecemos os mesmos espaços, ajudando a transformar a mentalidade da sociedade e torná-la mais justa para todos.
Um grande exemplo da Zara!
O que achou da campanha?
Comente abaixo e compartilhe o texto nas redes sociais!