Comportamento

Zara coloca, pela primeira vez, menino com síndrome de Down como modelo. Representatividade e respeito!

A grife de roupas deu um grande salto em direção à representatividade com a campanha. Muito legal!



A representatividade está em alta nos últimos tempos. É cada vez mais importante para pessoas de todos os grupos sociais se sentirem pertencentes à sociedade, seja através de atitudes diárias, seja através de expressões de marcas no mercado.

Os interesses desses grupos têm sido cobrados com mais frequência e seriedade do que antes e, por conta disso, muitas empresas têm começado a trabalhar a representatividade com mais frequência em suas campanhas publicitárias.

Um exemplo disso é a grife de roupas e acessórios espanhola Zara, que escolheu um menino com síndrome de Down como modelo de uma de suas campanhas. A campanha foi realizada na Espanha e a criança escolhida foi Patrick, também conhecido como Roscón.


Roscón é filho da chef de cozinha Samantha Vallejo-Nágera e do enólogo Pedro Aznar Escudero. Em seu perfil no Instagram, Samantha compartilhou uma sequência de fotos do filho com o irmão Diego, anunciando a parceria.

Na legenda, a chef escreveu que Patrick é o primeiro modelo com síndrome de Down da web da Zara e que se sente feliz pelo que isso representa.

As sete fotos compartilhadas por ela mostram os dois filhos com diversos modelos de roupa da campanha primavera-verão da Zara. O clima das fotos é de diversão e cumplicidade dos irmãos. A publicação rendeu quase 75 mil curtidas.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@samyspain.


De acordo com o El País, a síndrome de Patrick foi descoberta no dia de seu nascimento, porque Samantha não tinha realizado nenhum teste específico antes. A matéria disse que ela sempre deixou claro sobre as dificuldades que enfrentou nos primeiros dias, mas que teve o apoio de muitas famílias que passaram pela mesma situação, e hoje procura fazer o mesmo pelos outros.

Diz ainda que pode levar um tempo se acostumar com a ideia de que tem um filho extraordinário e aceitá-lo como mais um na sua família, por isso é importante ter apoio psicológico e conversar com outros pais na mesma situação, ressaltando que não se trata “do fim do mundo”.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@samyspain.

Samantha também se tornou uma grande defensora da igualdade e visibilidade das crianças com síndrome de Down.


As imagens compartilhadas pela chef possuem um significado muito especial e importante, não apenas para ela, que é mãe das crianças, mas também por todos que lutam por uma sociedade mais justa e com oportunidade e visibilidade para todos.

Lidar com uma situação como essa com normalidade e incluir essa criança num anúncio, vivendo normalmente, reforça a ideia de que todos somos iguais e merecemos os mesmos espaços, ajudando a transformar a mentalidade da sociedade e torná-la mais justa para todos.

Um grande exemplo da Zara!

O que achou da campanha?


Comente abaixo e compartilhe o texto nas redes sociais!

O poder da liberdade: após 38 anos vivendo como escrava, Madalena tem transformação emocionante!

Artigo Anterior

Pesquisadores desenvolvem lasers ultraprecisos, que removem câncer sem danificar células saudáveis

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.