Muitas pessoas argumentam que precisam de dias com mais de 30 horas para que consigam terminar todos os seus afazeres. No entanto, o verdadeiro segredo está em como ter mais produtividade por meio do melhor aproveitamento de seu tempo.
A fundadora da startup Funders and Founders, Anna Vital, sabe bem o que é precisar de mais tempo para realizar suas atividades. Por isso, depois de morar em 7 países diferentes, passar 3 meses em um vilarejo e depois se mudar para uma grande cidade a trabalho em apenas um ano, ela criou um infográfico sobre suas experiências para conseguir ter mais produtividade no dia a dia.
O infográfico traz 35 hábitos que podem ser tomados em diversos aspectos do dia, e vão desde a escolha de roupas até o controle sobre sua alimentação, atividades físicas e uso da tecnologia.
Para não perder mais tempo, confira esta lista e comece imediatamente sua rotina produtiva para o trabalho:
Mente
1. Regra do 80/20: preste atenção à regra do 80/20, ou seja, quais são os 20% de trabalho que renderão 80% de resultados?
2. Foque nas coisas importantes, e suprima as urgências.
3. Decida qual será o resultado antes mesmo de começar.
4. Faça um caderno para anotar ideias geniais que você tem e com as quais não pode trabalhar no momento.
5. Elimine questões triviais para evitar o desperdício de seu tempo, como na escolha das roupas que vai usar.
6. Aprenda a ignorar. Não é preciso ter uma resposta para tudo.
7. Não perca tempo: faça um mau rascunho. Afinal, você não vai poder editar uma página em branco.
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8. Trate seu tempo como se ele fosse dinheiro.
Alimentação
9. Crie uma rotina alimentar.
10. Coma alimentos saudáveis.
11. Receba a comida por delivery para economizar tempo.
12. Faça um acordo com a cafeteria que frequenta diariamente.
Agenda
13. Faça as coisas mais fáceis primeiro.
14. Priorize apenas uma coisa por dia.
15. Defina uma rotina diária para se organizar melhor.
16. Evite fazer reuniões quando elas não forem sobre algum assunto realmente decisivo.
17. Melhor feito do que perfeito.
Corpo
18. Controle a ansiedade. Uma boa forma de fazer isso é praticando alguma atividade física, como corrida, dança ou natação.
19. Não se prenda a poucas horas de sono. Dormir mais pode fazer com que você produza mais no dia seguinte.
20. Tire pequenos cochilos quando sua energia estiver muito baixa.
Truques
21. Visualize o produto final.
22. Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Evite a questão ovo-galinha e comece a tarefa antes mesmo de se sentir preparado.
23. Assuma que você está com a razão quando estiver em dúvida. Decisivo é produtivo.
24. Quando estiver com a mente muito bloqueada, crie um mapa mental com suas ideias.
25. Se você não pode escrever algo, grave-o.
26. Quando ler algo que lhe foi útil, escreva para o autor.
27. Defina uma espécie de uniforme para ir trabalhar, e use-o diariamente.
28. Use tecidos inteligentes, para não perder tempo passando camisas.
29. Carregue uma roupa que possa ser usada em várias ocasiões.
30. Doe ou descarte as roupas que você já deixou de usar.
Tecnologia
31. Limite as respostas de e-mail para apenas uma mensagem por minuto.
32. Se você não consegue entender sobre o que um e-mail se trata, não responda.
33. Desligue-se das notícias. Poucas coisas importantes acontecerão durante o dia.
34. Não atenda a chamadas a não ser em casos de emergência (e emergências são raras).
35. Use atalhos de teclado para economizar tempo ao usar o PC.