Bem-Estar e Saúde

5 grandes benefícios do amendoim para a saúde

5 grandes benefícios

Além de muito saboroso e apreciado como petisco, o amendoim ainda traz benefícios para a saúde. Confira razões científicas para torná-lo mais presente em sua alimentação!



O amendoim (ou Arachis hypogaea) é uma leguminosa originária da América do Sul. Muitas pessoas associam-no com as nozes, mas a realidade é que ele está mais próximo do feijão, da lentilha e da soja.

No Brasil, o amendoim é muito consumido em suas mais diversas formas, seja como um petisco, em um churrasco ou outra reunião, na paçoca, no pé-de-moleque, entre outras. No entanto, a maioria de nós come o amendoim pelo sabor, sem fazer ideia de que ele é benéfico para a saúde, rico em proteínas, gorduras e vários nutrientes saudáveis.

Se você é um grande apreciador do amendoim e deseja saber mais sobre os seus pontos fortes, além do ótimo sabor, confira a lista que preparamos abaixo. Você se surpreenderá!


1. É fonte de proteínas

As proteínas, tão fundamentais para manter a nossa saúde sempre em dia, estão presentes em grande quantidade no amendoim. Um estudo mostrou que o teor de proteínas do amendoim varia de 22% a 30% de suas calorias totais, o que o torna fonte muito confiável de proteínas à base de plantas.


2. É pobre em carboidrato


Uma pesquisa focada em aspectos nutricionais de oleaginosas revelou que o teor de carboidrato do amendoim é de apenas 13% a 16% do seu peso total, isso pode fazer do amendoim um grande aliado para aqueles que estão interessados em reduzir o peso.


3. É fonte de vitamina

De acordo com o Peanut Institute (Instituto do Amendoim, em inglês), organização sem fins lucrativos, que apoia pesquisa em nutrição focada no amendoim, a leguminosa é rica em niacina e manganês, além de ser uma grande fonte de fibras, fósforo, vitamina E, folato, cobre e magnésio.



4. É rico em antioxidantes

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Flórida (Estados Unidos) mostrou que o amendoim é uma boa fonte de polifenólicos antioxidantes, como o ácido p-carmárico, que podem trazer benefícios à saúde.



5. Ajuda na perda de peso

Um estudo realizado com crianças dos Estados Unidos e do México revelou que aquelas que consumiam amendoim eram menos propensas a estar acima do peso ou obesas do que as crianças que não tinham amendoim em sua dieta.

Esses são apenas alguns dos grandes benefícios do amendoim para a saúde, que certamente chamarão a sua atenção e o motivarão a colocar um pacote de amendoim na lista das compras do mês.

Você já conhecia algum desses benefícios? Costuma consumir bastante amendoim?


Comente abaixo e compartilhe este interessante artigo com os amigos!

 

Este conteúdo tem caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.


5 maneiras eficientes de lidar com pessoas desrespeitosas

Artigo Anterior

6 signos que alcançarão muito sucesso até o final do ano!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.