5 grandes benefícios do amendoim para a saúde

Além de muito saboroso e apreciado como petisco, o amendoim ainda traz benefícios para a saúde. Confira razões científicas para torná-lo mais presente em sua alimentação!



O amendoim (ou Arachis hypogaea) é uma leguminosa originária da América do Sul. Muitas pessoas associam-no com as nozes, mas a realidade é que ele está mais próximo do feijão, da lentilha e da soja.

No Brasil, o amendoim é muito consumido em suas mais diversas formas, seja como um petisco, em um churrasco ou outra reunião, na paçoca, no pé-de-moleque, entre outras. No entanto, a maioria de nós come o amendoim pelo sabor, sem fazer ideia de que ele é benéfico para a saúde, rico em proteínas, gorduras e vários nutrientes saudáveis.

Se você é um grande apreciador do amendoim e deseja saber mais sobre os seus pontos fortes, além do ótimo sabor, confira a lista que preparamos abaixo. Você se surpreenderá!


1. É fonte de proteínas

As proteínas, tão fundamentais para manter a nossa saúde sempre em dia, estão presentes em grande quantidade no amendoim. Um estudo mostrou que o teor de proteínas do amendoim varia de 22% a 30% de suas calorias totais, o que o torna fonte muito confiável de proteínas à base de plantas.


2. É pobre em carboidrato

Uma pesquisa focada em aspectos nutricionais de oleaginosas revelou que o teor de carboidrato do amendoim é de apenas 13% a 16% do seu peso total, isso pode fazer do amendoim um grande aliado para aqueles que estão interessados em reduzir o peso.


3. É fonte de vitamina

De acordo com o Peanut Institute (Instituto do Amendoim, em inglês), organização sem fins lucrativos, que apoia pesquisa em nutrição focada no amendoim, a leguminosa é rica em niacina e manganês, além de ser uma grande fonte de fibras, fósforo, vitamina E, folato, cobre e magnésio.



4. É rico em antioxidantes

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Flórida (Estados Unidos) mostrou que o amendoim é uma boa fonte de polifenólicos antioxidantes, como o ácido p-carmárico, que podem trazer benefícios à saúde.


5. Ajuda na perda de peso

Um estudo realizado com crianças dos Estados Unidos e do México revelou que aquelas que consumiam amendoim eram menos propensas a estar acima do peso ou obesas do que as crianças que não tinham amendoim em sua dieta.

Esses são apenas alguns dos grandes benefícios do amendoim para a saúde, que certamente chamarão a sua atenção e o motivarão a colocar um pacote de amendoim na lista das compras do mês.

Você já conhecia algum desses benefícios? Costuma consumir bastante amendoim?

Comente abaixo e compartilhe este interessante artigo com os amigos!

 

Este conteúdo tem caráter informativo e nunca deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional. Recomendamos que você consulte um especialista de confiança.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.