Bem-Estar e Saúde

9 técnicas simples que podem acabar com o mau odor da sua casa!

Foto: Depositphotos
capa site 9 tecnicas simples que podem te ajudar a acabar com o mau odor da sua casa

Para manter um cheirinho de constante limpeza, basta apenas apostar nestes pequenos truques. Sua casa nunca mais vai ter cheiro ruim.

Quantas vezes não chegamos em casa e percebemos que existe um cheiro ruim, persistente, escondido em algum cômodo? Em vários momentos, a limpeza está em dia, mas mesmo assim algo insiste em brotar pelos ares, fazendo com que seja até mesmo desconfortável receber visitas, que podem se incomodar com o cheiro.

De fato, isso pode ser bem vergonhoso, e vale lembrar que muitas famílias passam pelo mesmo problema. Se isso também acontece com você, saiba que existem alguns “pulos do gato” para manter uma casa sempre perfumada, com técnicas simples e caseiras que podem fazer com que o cheirinho bom fique por mais tempo depois da limpeza.

Confira abaixo algumas dicas bem simples que podem ajudar — e muito:

1. Velas nos banheiros e cômodos mais úmidos

2 9 tecnicas simples que podem te ajudar a acabar com o mau odor da sua casa

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

Em primeiro lugar, os cômodos mais úmidos precisam de ventilação, além de serem mantidos secos na maior parte do tempo, isso significa que manter a janela aberta e secar o ambiente depois do banho podem ser pequenos passos para que aquele cheiro de mofo não insista em aparecer. Outra ótima dica é colocar velas perfumadas e aromáticas no banheiro, elas têm uma presença imponente, além de deixarem o espaço inteiro completamente aconchegante.

2. Odorizador de carros para eliminar o cheiro de lixeiras

3 9 tecnicas simples que podem te ajudar a acabar com o mau odor da sua casa

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

Quantas vezes não ficamos incomodados com aquele cheiro persistente das lixeiras da nossa casa que insistem em ficar fortes? Principalmente nos banheiros, que ficam com aquele acúmulo de papel higiênico nos cestos, principalmente quando o cômodo é usado por muitas pessoas. Mas existe uma simples técnica, basta apenas colocar aquele odorizador automotivo dentro da lixeira, e isso muda completamente o ambiente.

3. Sabão líquido para roupas para melhorar o cheiro do ambiente

4 9 tecnicas simples que podem te ajudar a acabar com o mau odor da sua casa

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

Muitas vezes insistimos em usar produtos aerossóis para deixar um cheiro agradável nos cômodos, mas nem sequer paramos para analisar que eles somem rapidamente. Em pouco tempo, aquele ambiente está com aquele mesmo cheiro persistente, fazendo-nos gastar mais dinheiro do que verdadeiramente aproveitamos o produto. Uma ótima dica é mudar a forma de deixar o ambiente cheiroso, colocando um algodão em um recipiente, molhando com sabão líquido para roupas, de preferência o concentrado. Essa misturinha deixa o ambiente modificado.

4. Esponja no micro-ondas

5 9 tecnicas simples que podem te ajudar a acabar com o mau odor da sua casa

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

Ao invés de apenas lavar a esponja da sua cozinha, que insiste em ficar com aquele mau cheiro, um ótimo truque é colocá-la em um dos lugares mais improváveis: no micro-ondas. Exatamente, algumas bactérias encontram na umidade do utensílio um ótimo local para fazer uma colônia, por isso o pulo do gato está em esquentar até que elas morram. Vale lembrar que elas precisam ser trocadas com frequência, e uma ótima opção pode ser trocá-las pela bucha vegetal.

5. Vinagre e maçã para tirar cheiro de tábuas de madeira

6 9 tecnicas simples que podem te ajudar a acabar com o mau odor da sua casa

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

Por serem porosas, as tábuas de madeira são um ótimo local para a proliferação de bactérias, assim como vários outros espaços da cozinha, por isso muitos indicam higienizá-las com frequência com água fervente e detergente. Procure não deixá-las secando sozinhas, isso pode fazer com que fungos surjam, deixando-a pretejada, uma dica é pendurá-las em ganchos, assim elas não ficam em contato com a pia enquanto secam. Outra dica é usar vinagre e maçã ralada para eliminar aquele cheiro de alho ou cebola, basta espalhar a mistura e deixar agir por alguns minutos.

6. Cascas de frutas cítricas para eliminar o odor

7 9 tecnicas simples que podem te ajudar a acabar com o mau odor da sua casa

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

As cascas de frutas cítricas podem ser ótimas aliadas contra o mau cheiro, podendo fazer parte de várias receitinhas caseiras para combater bactérias e insetos. Colocar as cascas no micro-ondas por alguns segundos, deixá-las em uma solução de álcool de cereais e até mesmo secar no ambiente, tudo isso podem ser pequenos truques para que o cheiro dos ambientes se transforme.

7. Especiarias em locais estratégicos

8 9 tecnicas simples que podem te ajudar a acabar com o mau odor da sua casa

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

Cravo, canela, folha de louro, quantas vezes não utilizamos na culinária especiarias aromáticas e que transformam completamente o ambiente? Pois é, elas podem ser usadas como difusores naturais também, sendo colocadas dentro de sapatos para reduzir o cheiro de chulé, dentro de gavetas para afastar baratas e outros insetos, além de submersas em soluções com álcool, funcionando como um difusor caseiro.

8. Sabonete em barra

9 9 tecnicas simples que podem te ajudar a acabar com o mau odor da sua casa

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

Há alguns anos, era mais comum encontrar pequenos sabonetes dentro de tecidos guardados em gavetas e pequenas caixas nos guarda-roupas, uma estratégia adotada por avós e bisavós para manter os cômodos cheirosos por mais tempo, algo que se perdeu com a quantidade de perfumes para ambiente que foram sendo produzidos. Mas essa é uma alternativa muito em conta, basta envolver um sabonete num tecido e colocá-lo dentro da cômoda ou armário.

9. Batata na geladeira

10 9 tecnicas simples que podem te ajudar a acabar com o mau odor da sua casa

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

Por último — e muito importante —, uma ótima e barata técnica para afastar o mau cheiro da geladeira. Batatas descascadas e fatiadas em um pote aberto podem neutralizar o odor do eletrodoméstico, como se sugasse os aromas considerados ruins. Basta apenas trocar com frequência, que sua geladeira sempre estará limpa e com bom cheiro.

0 %