Entenda como a Netflix controlará o compartilhamento de senhas!
A Netflix é uma das maiores plataformas de streaming do mundo, com cerca de 231 milhões de assinantes em diversos países, e com o sucesso também vem a burocracia em gerenciar as assinaturas da melhor maneira possível, para que a empresa não sofra prejuízos por conta de atitudes dos clientes.
Uma das formas de a plataforma zelar pelo respeito às assinaturas é limitar o compartilhamento de senha entre os usuários, e a empresa tem pensado em como fazer isso da melhor maneira possível.
Algumas mudanças estão para acontecer em breve. Segundo o Tilt, da UOL, a Netflix compartilhou em sua página de ajuda em português, sobre como essas mudanças de compartilhamento acontecerão.
Para limitar o compartilhamento de senhas com pessoas que não assinam o streaming, a Netflix deseja priorizar que os acessos às contas sejam feitos de suas casas, a “residência Netflix”, onde a conta principal está cadastrada.
No entanto, mesmo em outro endereço será possível continuar acompanhando seus filmes e séries favoritos. Para que isso aconteça, a Netflix informou que será necessário fazer uma verificação do aparelho ou mudar sua “residência Netflix”.
- Pessoas inspiradoras: Mulher recebe R$ 300 mil como “recompensa” por devolver R$ 80 mil encontrados na rua
No caso da verificação de um aparelho, a empresa enviará um link para o e-mail ou celular vinculado à conta do titular. Esse link fornecerá um código de quatro dígitos que deverá ser inserido em até 15 minutos no aparelho “fora da residência Netflix”.
Em caso de viagem, os assinantes também poderão seguir usando o aplicativo, fazendo a verificação em alguns momentos. “Se você se ausentar da residência Netflix por muito tempo, poderemos pedir ocasionalmente que faça a verificação do aparelho. Fazemos isso para confirmar se ele tem a devida autorização para usar a conta. A verificação é rápida e fácil”, informa a Central de Ajuda. Através da verificação, os assinantes terão acesso à plataforma por sete dias consecutivos à conta sem serem bloqueados.
Segundo informado em uma matéria da IstoÉ, uma pessoa só poderá usar a conta da Netflix de um assinante caso vá até a sua casa no mínimo uma vez por mês, se conecte à rede wi-fi do assinante e assista a alguma produção.
Essa mesma conexão não será possível através de aparelho de TV, uma vez que a rede wi-fi da TV precisa estar conectada na casa do assinante.
O que motivou a mudança na Netflix
O principal objetivo da empresa através dessas alterações é melhorar seus resultados financeiros, e embora saiba que quando essas medidas começarem a funcionar alguns clientes que compartilham suas senhas com pessoas de fora passarem a ser cobrados por isso, alguns cancelamentos podem acontecer, eles parecem estar firmes em sua decisão.
- Pessoas inspiradoras: Garoto de 13 anos é aprovado novamente em concurso no TO e fica em 2º lugar: “Me alegra e orgulha”, diz pai
Dos 231 milhões de assinantes, cerca de 100 milhões compartilham contas, de acordo com a plataforma, o que isso “reduz nossa habilidade de investimento em longo prazo” e de “melhorar a Netflix”.
Com a crise, a Netflix enxerga essa medida como uma maneira de aumentar sua receita, e para isso também trabalhar ofertando um pacote de assinatura mais barato e com anúncios. Essa assinatura começou a valer no segundo semestre de 2022. O plano de R$18,90 conta com exibição de 4 a 5 propagandas a cada hora assistida de conteúdo.
Confira abaixo quais são os planos atuais da Netflix, seus valores e especificidades:
Plano básico com anúncios (R$ 18,90/mês)
Resolução de vídeo: 720p (HD)
Reprodução simultânea com a mesma conta: apenas um aparelho
Download de conteúdo para ver offline: não
Propagandas: sim
Plano básico (R$ 25,90/mês)
Resolução de vídeo: 720p (HD)
Reprodução simultânea com a mesma conta: apenas um aparelho
Download de conteúdo para ver offline: sim
Propagandas: não
Plano padrão (R$ 39,90/mês)
Resolução de vídeo: 1080p (Full HD)
Reprodução simultânea com a mesma conta: dois aparelhos
Download de conteúdo para ver offline: sim
Propagandas: não
Premium (R$ 55,90/mês)
Resolução de vídeo: 4K + HDR
Reprodução simultânea com a mesma conta: quatro aparelhos
Download de conteúdo para ver offline: sim
Propagandas: não