Com toda certeza deste mundo você já foi surpreendido alguma vez por um ads na internet. Mas afinal, o que essa palavra significa? Nada mais é que um anúncio publicitário bastante utilizado no marketing para atrair público em potencial a comprar um serviço, produto ou ideia.
Por conta da redução de alcance das publicações orgânicas, a utilização de anúncios vem crescendo em massa. Por esse motivo, é fundamental que você entenda como eles funcionam para alavancar ainda mais o teu negócio.
Continue a leitura para saber mais sobre este assunto!
Qual o significado da palavra “ads”?
Trata-se de uma palavra do inglês cujo significado é anúncio, ou seja, representa uma mensagem com conotação persuasiva que serve para promover um negócio, seja ele qual for, por meio de uma canal de comunicação específico para atingir uma determinada audiência.
Sendo assim, o anúncio é uma ferramenta bastante utilizada no marketing para divulgar uma solução visando instigar o receptor a tomar uma ação, como clicar em um botão, preencher um formulário, comprar um produto ou serviço ou assistir algo.
Dentre as principais características de um ads estão uso de elementos verbais e não-verbais, linguagem persuasiva, uso de verbos no imperativo e o caráter comercial. A primeira etapa é a persuasão e a segunda a conversão.
O que é necessário para criar um anúncio?
É necessário conhecer bem seu público-alvo, para só então elaborar o conteúdo que deseja divulgar, e por fim, o design. Vale ressaltar que eles devem ser atrativos para fisgar sua audiência. Do contrário, passarão despercebidos.
![Ads: entenda termo e descubra tudo sobre anúncios](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/ads-entenda-termo-e-descubra-tudo-sobre-anuncios-imagem-1.jpg.webp)
O que não pode faltar em um bom anúncio?
A copy [texto persuasivo] também é fundamental e deve ter um título impactante, uma chamada de ação, benefícios do produto e/ou serviço, e um gatilho, seja ele de urgência, garantia, reciprocidade ou outro. Para compor um bom anúncio, você precisa ter pelo menos quatro ganhos:
Gancho de história: “eu tenho um cliente, o Augusto, que não se sentia satisfeito com seu corpo, e depois de passar pela nossa clínica de nutrição, a história mudou. Hoje ele consegue gostar do que vê diante do espelho”;
Gancho segmentado: muito usado para quando você já anunciou, não conseguiu gerar vendas por exemplo, e quer tentar conquistar novamente aquele público. “Andou me mandando mensagem na semana passada e ainda não fechou conosco? Não perca tempo. Temos poucos horários!”.
Gancho de pergunta: “Já teve a sensação de se depilar em um lugar e depois ficar com uma alergia terrível? Agora imagine você se depilar em um espaço com total conforto, biossegurança e uma cera que não te dá alergia? Entre em contato para saber mais”;
Gancho de sacada contraintuitiva: “Você sabia que dá para vender mais sem aparecer na internet? vou te mostrar como! Saiba mais me chamando aqui.”
Quais são os tipos de anúncios?
Além de entender o que significa ads, você precisa ficar por dentro dos tipos de anúncios utilizados no marketing digital. Por isso, é só prosseguir a leitura e conferir algumas opções do que você pode fazer.
Rede de display
Serviço oferecido pelo Google Ads, nesta modalidade os seus anúncios aparecem no site dos participantes da rede. Resumindo: você anuncia em sites de empresas ou de pessoas que possuam um conteúdo que agregue valor aos seus infoprodutos.
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Links patrocinados
Mais uma ótima forma de conseguir tráfego pago são os links patrocinados do Ads. Seu anúncio é exibido na primeira página do Google logo assim que alguém pesquisa pela palavra-chave na qual está associado.
Social Ads
Outra alternativa para anunciar nas redes sociais. Desta vez, você terá que usar ferramentas nativas como Twitter Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads ou Instagram Ads. O Social Ads é a estratégia mais rápida e eficaz de alcançar a audiência correta nas redes sociais.
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Rich media
Este tipo de anúncio interativo pode incluir vídeo, texto, jogos, imagens, entre outros elementos. Isso costuma chamar bastante atenção das pessoas, já que fica flutuando na tela ou vai se expandido conforme o usuário interage com ele.
Veja o passo a passo para anunciar no Meta Ads (Facebook)
Acesse o gerenciador de anúncios
Entre na sua conta do Facebook e vá até o gerenciador de anúncios. Se ainda não tiver uma conta de anúncios, você precisará criar uma aqui.
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Crie uma nova campanha
No gerenciador de anúncios, clique em “criar” para dar início à uma nova campanha. Selecione seu objetivo de campanha, como alcance, tráfego, conversões, etc. Baseie-se nas referências que daremos logo mais!
Defina detalhes da campanha
Preencha as informações essenciais, como nome da campanha, público-alvo desejado, orçamento diário ou vitalício e programação de veiculação dos anúncios.
Escolha o formato do anúncio
Selecione o formato do anúncio com base nos objetivos da sua campanha. Pode ser uma imagem única, carrossel, vídeo, apresentação multimídia, story, entre outros.
Crie seu anúncio
Adicione imagens ou vídeos, texto, links e qualquer outra informação pertinente para o seu anúncio ter sucesso e alcance. Certifique-se de seguir as diretrizes de anúncios do Meta Ads e não violar as regras.
Defina o posicionamento
Escolha onde seus anúncios serão exibidos. O Meta Ads oferece opções como o próprio feed de notícias, stories, Instagram, Audience Network, entre outros.
Otimize para entrega
Escolha a otimização da entrega com base no seu objetivo, seja alcançar o maior número possível de pessoas, gerar visitas para a página ou perfil, ou obter conversões.
Defina rastreamento e conversões
Configure os pixels de rastreamento se estiver direcionando conversões para outro site. Isso permitirá que você meça o desempenho do seu anúncio de forma eficaz.
Revisão e publicação
Revise todas as configurações da sua campanha e clique em “confirmar” para publicar seu anúncio.
Acompanhe e otimize
Após a publicação, monitore o desempenho do seu anúncio no gerenciador. Faça ajustes conforme necessário para otimizar resultados e ter bons frutos.
Lembre-se de que o Meta Ads está em constante evolução, e as interfaces e recursos podem mudar no decorrer do tempo. Consulte os recursos de suporte para obter informações atualizadas e autênticas sobre a criação de anúncios no Meta Ads.
Objetivos da campanha
Reconhecimento: para quem quer alcance, reconhecimento da marca, visualizações do vídeo e reconhecimento da localização da loja;
Tráfego: direcione as pessoas para um destino, como um site, app, perfil do Instagram ou evento do Facebook;
Engajamento: obtenha mais mensagens, visualizações do vídeo, engajamentos com a publicação, curtidas na Página ou participações no evento;
Cadastros: adquira cadastros para seu negócio ou marca. Promoção do app: encontre novas pessoas para instalar seu app e continuar usando-o;
Vendas: encontre pessoas com maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço.
Pop-ups
São anúncios que interrompem a navegação de uma pessoa em um blog ou site para exibir seu conteúdo. Esse tipo de ads não costuma ser muito agradável e pode ser um tiro no escuro. Por isso é importante ter cautela e pensar bem se quer investir neste método!
Viu como é fácil criar anúncios persuasivos e entregar muito valor com isso? Agora fique com as principais dúvidas envolvendo esse assunto. Algumas delas podem ser as suas!
Dúvidas mais frequentes
Como criar um anúncio eficaz?
Para isso, defina primeiro o seu objetivo, conheça bem seu público-alvo, use imagens atraentes o bastante, destaque os benefícios do serviço ou produto e inclua uma chamada de ação clara e assertiva.
Qual é a importância do público-alvo ao criar anúncios?
O público-alvo é fundamental, pois irá direcionar seus anúncios para as pessoas certas e que vão de encontro ao seu negócio. Para criar mensagens mais relevantes, entenda os comportamentos, características e necessidades de seu público.
Quais são os formatos de anúncios mais eficientes?
Embora os formatos de anúncios possam variar, os visuais (como vídeos e imagens) costumam ser bem eficazes. Escolha o formato que mais combina com o comportamento de seu público e o seu objetivo.
Como determinar o orçamento de campanha para anúncios?
Leve em consideração fatores como o valor que está disposto a investir, seus objetivos e competição no mercado. Teste diferentes orçamentos!
É melhor anunciar em redes sociais ou mecanismos de busca?
Tudo dependerá de seu público e objetivo. Redes sociais são ótimos espaços de comunicação e interação, enquanto os mecanismos de busca funcionam melhor para intenções de compra. Você pode tentar uma estratégia combinada.
Como mensurar o sucesso de uma campanha de anúncios?
Utilize métricas como conversões, taxa de cliques (CTR), alcance e retorno sobre o investimento (ROI) para avaliar melhor o desempenho. Ajuste a campanha conforme julgar necessário após analisar os dados.
Qual é a frequência ideal para exibir anúncios?
A frequência pode variar, mas você precisa evitar irritar sua audiência com anúncios em massa.
Como lidar com feedback negativo nos anúncios?
Procure usá-los como oportunidades de melhoria, mostrando que valoriza a opinião dos clientes. Ofereça soluções e responda profissionalmente.
Existe uma melhor hora do dia para exibir anúncios?
Realize testes para identificar horários em que o seu público estará mais ativo e ajuste os horários de exibição.
Anunciar localmente ou globalmente?
Se seu negócio atende a um público local, anuncie apenas localmente. Já do contrário, considere campanhas mais abrangentes.
Esperamos ter esclarecido possíveis questionamentos sobre o mundo dos anúncios. Bons negócios!
Se interessou pór este conteúdo? Veja também: Como fazer buscas na Biblioteca de Anúncios do Facebook