ColunistasComportamento

Ansiedade: o mal do século!

A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao enfrentar alguma situação inusitada e inesperada. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio.



É muito fácil, hoje em dia, conhecer várias pessoas extremamente ansiosas e, na maioria das vezes, não sabem o motivo pelo qual estão assim.

Ser ansioso é viver com medo do futuro, sofrer antecipadamente prevendo que algo ruim vá acontecer, preocupar-se com coisas desnecessárias e incertas.

Ansiedade dói na mente, dói no corpo, o peito fica apertado, dá a sensação de nó na garganta. Faz você pensar demais.


Se pararmos para analisar todos os nossos pensamentos do dia, perceberemos que a maioria deles são inúteis, repetitivos e de alguma forma, estão ligados ao medo e incerteza do futuro.

Esses pensamentos destrutivos nos tiram a paz, a alegria e o amor do momento atual. Isso acaba causando tristeza, insegurança, medo e angústia.

Muita gente ansiosa, geralmente, coloca a culpa em situações ou pessoas. Isso não existe. O outro não tem poder sobre sua vida. Você é o único responsável pelos seus pensamentos e atitudes.

Quer uma dica? Leia o Poder do Agora! Este livro mostra que vemos e julgamos o presente com os olhos do passado e construímos uma imagem totalmente distorcida daquilo que está acontecendo agora.


Somos tão presos ao passado e iludidos com a possibilidade de realizações no futuro, que viver focado no aqui e agora parece uma tarefa impossível, mas não é!

Controle o que pensa. Seja crítico consigo mesmo e não aceite mais esse padrão de pensamento.

Temos a ilusão de que algo ou alguém no futuro irá nos salvar ou nos fazer felizes. Ninguém pode fazê-lo feliz, a não ser você mesmo!

A vida é aqui e agora! Não desperdice nenhuma oportunidade. Viva intensamente o hoje! O amanhã pode nem existir.


O excesso de futuro causa desconforto, ansiedade, tensão, estresse e preocupação. O excesso do passado causa culpa, arrependimento, ressentimento, injustiça, tristeza, amargura e dificuldade em perdoar.

Sei que não é uma tarefa fácil, mas vamos tentar esquecer o passado e não pensar no futuro, vamos viver o hoje! Vamos deixar a vida nos levar para onde ela quiser!

Sofre de ansiedade? Pratique exercícios físicos, meditação, yoga, evite pensamentos negativos, não desconte na comida, faça algum trabalho ou atividade voluntária.

Por experiência própria, digo que essas atividades funcionam e ajudam muito a controlar a ansiedade!


E o mais importante: viva o presente, o aqui e agora!

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: bialasiewicz / 123RF Imagens


Somos todos passarinhos passando pelos caminhos uns dos outros…

Artigo Anterior

400 palavras dedicadas a você…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.