Quando surge a necessidade de consertar um eletrodoméstico ou dispositivo eletrônico, muitas pessoas se deparam com a dúvida sobre onde recorrer: à assistência técnica autorizada ou à especializada?
Ainda que ambas ofereçam serviços de reparo, há diferenças fundamentais entre elas que podem influenciar na escolha do consumidor.
Neste artigo, veremos essas diferenças e ajudaremos você a entender qual é a melhor opção para suas necessidades de manutenção.
O que é assistência técnica?
![Assistência técnica: saiba qual é a diferença entre a autorizada e a especializada](https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2024/04/assistencia-tecnica-saiba-qual-e-a-diferenca-entre-a-autorizada-e-a-especializada-imagem-1.jpg.webp)
Assistência técnica refere-se ao serviço prestado por profissionais especializados na reparação, manutenção e diagnóstico de equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, máquinas e outros dispositivos.
Esses profissionais têm o conhecimento necessário para identificar e corrigir problemas técnicos, garantindo o funcionamento adequado dos produtos.
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A assistência técnica pode ser oferecida por diferentes tipos de estabelecimentos, como assistências autorizadas pelas fabricantes dos produtos ou oficinas especializadas em determinadas marcas ou tipos de equipamentos.
Seu objetivo principal é prolongar a vida útil dos produtos e garantir a satisfação do cliente.
Assistência técnica autorizada: o que é?
A assistência técnica autorizada tem como principal característica sua vinculação direta com o fabricante do produto. Isso significa que todos os reparos realizados, especialmente aqueles que envolvem a substituição de peças, são feitos exclusivamente com componentes originais e seguindo os procedimentos e padrões estabelecidos pela marca.
Por estar em contato direto com o fabricante, a assistência autorizada, também chamada de credenciada, tem acesso mais rápido às peças originais, o que nem sempre ocorre com estabelecimentos não oficiais.
Se houver qualquer dúvida quanto à legitimidade de uma assistência técnica, é possível confirmar sua autenticidade entrando em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da marca.
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Assistência técnica especializada: o que é?
A assistência técnica especializada, embora possa oferecer um serviço de qualidade, não opera com peças originais, já que não possui afiliação direta com a marca e não segue seus padrões de qualidade.
Os técnicos nessas assistências muitas vezes compensam essa limitação oferecendo um serviço bem executado e frequentemente com preços mais acessíveis do que os praticados pelas assistências autorizadas.
A escolha entre uma e outra opção geralmente está relacionada ao quanto o consumidor está disposto e pode investir no reparo.
Por lidar com componentes originais, a assistência técnica autorizada tende a ser mais cara, mas também oferece uma garantia adicional de qualidade. Muitos clientes obtêm resultados satisfatórios ao optar pela assistência técnica especializada.
Qual é a garantia sobre os serviços de assistência técnica?
Conforme estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor tem um prazo máximo de 30 dias para reparar um produto com defeito. Este período pode ser negociado entre as partes, mas não deve ser inferior a 7 dias nem ultrapassar 180 dias.
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O consumidor, por sua vez, tem até 90 dias para reclamar dos defeitos apresentados no fornecimento de serviços e produtos duráveis. Dentro desse prazo, ele pode contestar a má prestação do serviço e solicitar a correção.
A garantia da prestação de serviço cobre defeitos e problemas exclusivamente relacionados ao serviço prestado.
De acordo com o artigo 20 do CDC, o fornecedor de serviços é responsável pelos vícios que tornam o serviço impossível de ser utilizado, de menor valor do que inicialmente acordado, ou diferente da oferta ou publicidade realizada.
Além da garantia legal, o fornecedor pode oferecer uma garantia complementar, conhecida como “garantia contratual”, que é concedida por meio de um documento escrito.
Outro fator importante a ser considerado dentro do prazo de garantia é sobre o conserto não ser realizado dentro desse intervalo de tempo, ou seja, de 7 a 180 dias. Caso isso ocorra, de acordo com o site Ronsenbaum Advogados, o consumidor pode solicitar a substituição do produto, o reembolso do valor pago ou o desconto proporcional ao preço.
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