O descontentamento do público com o BBB23 gerou níveis alarmantes de preocupação entre a produção do programa. Com uma audiência muito mais baixa que a das outras edições, a Globo decidiu fazer uma pesquisa entre assinantes do Globoplay para entender – entre tantos erros – o que mais desagradou ao público.
“Você está assistindo e/ou acompanhando (vendo notícias, informações e acontecimentos) o BBB23?”, diz uma pergunta, que tem como opções de resposta desde “estou acompanhando todos os dias desde o início” até “não estou acompanhando a edição”.
Uma dessas opções reflete bem a falta de conexão com o público: “Cheguei a acompanhar a edição, mas desisti”.
A verdade é que, embora a Globo já tenha uma noção dos erros e acertos da edição deste ano, quer ouvir uma resposta mais concreta de parte do público assinante. Isso porque o questionário não foi enviado a todos e, para algumas pessoas, já aparece como indisponível, com a mensagem: “Opa, atingimos o limite de respostas. Agradecemos a sua disponibilidade”.
Queda de audiência preocupante
No dia 11 de abril, a audiência do programa chegou a um dos seus pontos mais baixos. Segundo o Notícias da TV, o programa não chegou a 20 pontos de audiência. Com isso, foram 20% a menos de telespectadores, em relação à edição de 2022, que também não foi uma das mais cativantes perante o público.
A 13ª semana do reality, no ano passado, chegou a 24,7 pontos de audiência. No ano anterior, edição em que Juliette foi a vencedora, a mesma semana atingiu 30,2 pontos. Os números preocupantes mostram que nem mesmo as semanas turbos e dinâmicas extras ajudaram a resgatar o interesse do público pelo programa deste ano.