Sendo reconhecido pelo seu estilo bastante requintado e com designs inovadores, o costureiro espanhol Cristóbal Balenciaga ficou conhecido como “O Mestre” da alta costura.
Ainda em vida, o francês Christian Dior reconheceu a genialidade do espanhol.
Após o falecimento do estilista, em 1972, a Maison ficou fechada por mais de uma década, voltando somente a reabrir em 1986, já sob direção de Nicolas Ghesquière. Segundo o site Mega Curioso, a empresa foi adquirida, em 2001, pelo Grupo Gucci, que detém outras marcas de luxo, como Yves Saint Laurent, Alexander McQueen e Bottega Veneta.
Desde então, a Balenciaga continuou entre os maiores nomes da indústria da moda de luxo, e é uma das poucas marcas que tem alcançado um crescimento exponencial quase que assustador nos últimos anos.
Por que a Balenciaga é tão cara?
Sapatos, bolsas e as roupas produzidas pela Balenciaga se tornaram um sinônimo de luxo e requinte. É frequente ver que seus maiores consumidores são artistas ou pessoas com um alto custo de vida.
Givenchy e Balenciaga, entre outras marcas, oferecem status e exclusividade para quem compra seus produtos. A ideia dessas marcas de luxo é atrair pessoas que saberiam distinguir e entendem o valor da arte e têm um elevado senso de auto-estima.
Infelizmente, seus preços estão além da capacidade econômica de uma boa maioria da população. A não ser que você busque as famosas réplicas ou até as versões piratas, um par de sapatos da marca pode custar entre US$ 500 chegando a ultrapassar os US$ 1000 facilmente.
Apesar dos preços altíssimos, há quem se esforce para ter algo da marca de luxo. Um exemplo disso foi quando a Balenciaga resolveu editar as sapatilhas Crocs em 2018. Antes mesmo de serem postas à venda no site, todos os pares foram rapidamente esgotados em questão de dias, segundo a Hapers Bazaar Inglaterra. Cada par chegou a custar US$ 850 à época.
Contudo, a Balenciaga é bastante venerada por diversos artistas, que terminam sendo garotos-propaganda da marca. São eles quem terminam construindo essa identidade de exclusividade e luxo.
- Curiosidades: Como saber que horas são?
Os produtos da marca também costumam ser feitos com material de alta qualidade, como couro, camurça, seda, lã e até a delicada caxemira. Todas essas matérias-primas custam caro e acabam elevando o preço do produto final.
A maior parte dos produtos oferecidos pela marca são feitos em baixa escala, o que evita uma superprodução e ajuda na venda rápida, mas com preços altos, o que ajudaria também na percepção de exclusividade.
Polêmicas da marca
É possível elencar uma série de polêmicas envolvendo a marca. Nos últimos anos já vimos bolsas, vestidos e até campanhas serem alvo de profundas críticas por parte da imprensa internacional, bem como de muitas pessoas do mundo inteiro.
Uma delas que ganhou atenção da mídia foi a campanha para promover os presentes de fim de ano (2022). A marca foi acusada de incitar a pedofilia ao usar modelos infantis que seguravam bolsas em formato de pelúcia que faziam alusão ao sadomasoquismo em camas e sofás.
- Curiosidades: Cartão CNPJ: Saiba o que é, utilidade e como consultar
À época, influenciadores e famosos que usam a marca foram duramente criticados e várias pessoas cobraram o posicionamento dessas celebridades, como foi o caso de Gkay.
Após o escândalo, tanto a marca Balenciaga e o fotógrafo responsável pela campanha pediram desculpas publicamente. Eles terminaram retirando do ar as imagens das crianças.
Ainda no ano passado, na Semana de Moda de Paris, a marca apresentou sua 51ª coleção de Alta-Costura, sob o comando de Demna Gvasalia. A apresentação dividiu totalmente a internet, entre aqueles que adoraram a proposta do ano passado, houve quem odiasse os modelos apresentados pela marca espanhola.
Entre as convidadas para o desfile estavam Kim Kardashian, Nicole Kidman, Bella Hadid, Naomi Campbell entre outras personalidades.
A marca, definitivamente, coleciona uma série de polêmicas: desde os tênis, até as bolsas de luxo, que acabaram virando queridinhas de influencers e até sendo uma das inspirações de Gkay para seu convite do famoso Farofa. Veja:
Os sapatos foram desenhados também pelo diretor criativo da Balenciaga, Demna Gvsalia e, segundo a UOL, estavam disponíveis em três cores: vermelho, preto e branco. Com o buzz instaurado, a marca convidou o cantor canadense Justin Bieber para ser modelo da campanha dos sapatos.
Já as famosas bolsas geraram ainda mais controvérsias. E como o brasileiro é um poço de criação de memes, nem é preciso dizer como foi a recepção delas, não é mesmo?
Tais bolsas foram divulgadas em três apresentações, sendo uma delas na cor branca, outra em azul e a última também em vermelho. Cada bolsa custaria algo aproximado a US$ 1.790. O diretor criativo Demna Gvsalia voltou a mostrar que não tem medo do buzz e questionou, durante a apresentação de inverno da marca, em março do ano passado (2022):
“Não podia perder a oportunidade de fazer o saco de lixo mais caro do mundo, por que quem não gosta de um escândalo de moda?”.
No final, a ideia é sempre ter uma sensação de poder e exclusividade.