Casimiro vira principal concorrente da Globo em transmissões da Copa.
Desde que anunciou que transmitira os jogos da Copa do Mundo no Catar, o streamer Casimiro Miguel virou um sucesso. A LiveMode, que é uma empresa parceira de Casimiro e a Fifa assinaram o acordo no dia 4 de novembro deste ano. No total, o streamer terá direito da transmissão para os 22 jogos da Copa do Mundo.
Desde que a Globo perdeu a exclusividade na transmissão dos jogos, a Fifa repassa a transmissão digital do Mundial para outros players. Desta vez, Casimiro entrou no jogo para disputar audiência contra grandes emissoras.
A jogo entre Brasil e Sérvia alcançou, segundo o site Terra, um pico de 3,5 milhões de pessoas conectadas assistindo ao jogo de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar. Antes, a live mais vista da plataforma foi a de Marília Mendonça, quando a cantora fez a transmissão durante o período de isolamento em 2020 por conta do corona vírus. A média teria alcançado a marca de 3,3 milhões de expectadores simultâneos.
No Brasil, Casimiro é o primeiro streamer que transmitiu um jogo da Copa em seu canal aberto no Youtube, ao vivo e gratuitamente. Mesmo o recorde sendo batido em seu canal no Youtube, na plataforma Twitch os jogos também foram transmitidos.
Vazamento revela quanto Casimiro arrecadou com lives da Copa
Durante uma live no Twitch, na transmissão do jogo de Polônia e Argentina, Casimiro Miguel mostrou o painel principal com dados do canal que revelam o fluxo dos últimos 28 dias. Nesse período o CazÉTV arrecadou aproximadamente US$ 160 mil, algo de R$ 832 mil em conversão direta ao real brasileiro.
De inscritos, Casimiro ganhou cerca de 86,5 mil inscritos em um minuto. Segundo a Money Times, MrBeast, que é também youtuber, alcançou a marca de 110 milhões de inscritos, teve o recorde de 72 mil inscritos em 1 minuto no Youtube.
Na transmissão do jogo Brasil e Suíça, o streamer brasileiro passou o jogo para aproximadamente 4,8 milhões de pessoas, que estiveram conectadas simultaneamente. A live superou a transmissão ao vivo do foguete SpaceX de Elon Musk e até os da cantora falecida Marília Mendonça, que na pandemia, bateu o recorde mundial de live mais assistida com seu show.
“Imagina se o Elon Musk coloca a gente em um foguete e a gente transmite o jogo no espaço”? brincou o streamer Casimiro Miguel ao surpreender-se com a quantidade de pessoas assistindo ao jogo do Brasil em seu canal de Youtube.
De acordo com o site Techmundo, o valor mostrado durante a live do Twitch dos ganhos de Casimiro não inclui encargos tributários ou taxas cobradas pelo Youtube. O montante seria apenas uma parte do dinheiro que a equipe de Casimiro obteve.
Além do montante gerado pelo Youtube, Casimiro conta também com outras fontes de renda, como as parcerias durante a cobertura na Copa do Mundo. Empresas como Nubank, McDonalds e Coca-Cola patrocinaram Cazé e sua equipe durante as transmissões.
Alguns internautas ficaram surpresos com a quantidade de visualizações e o montante de dinheiro vindo do sistema de anúncios do Google. Atualmente, Casimiro é um dos criadores de conteúdo mais populares do Brasil.
De acordo com os dados da plataforma PlayBoard, a live da Seleção Brasileira é a segunda maior da história, perdendo apenas para o memorável salto de Felix Baumgartner, em 2012, desde o espaço. A live conseguiu atingir a pelo menos 8 milhões de dispositivos.