O homem afirma que se sentiu “humilhado” pela forma como foi tratado, mas não deixa claro o que aconteceu.
A forma como somos tratados pode influenciar a maneira como nos comportamos. A gentileza é uma das melhores ferramentas de controle de danos na sociedade, mesmo quando passamos por uma situação delicada, em que acreditamos que poderíamos ter sido melhor tratados, usar a boa educação pode desmontar qualquer mal-entendido.
Mas não é sempre assim que as coisas são conduzidas, principalmente quando as discussões acontecem em um momento delicado em que os envolvidos estão nervosos e estressados. Atualmente, grande parte das discussões em espaços públicos contam com um elemento extra, os celulares das testemunhas sempre empunhados para registrar o momento.
Foi o que aconteceu no Distrito Federal, quando um cliente foi filmado em uma padaria abrindo as sacolas dos produtos que tinha comprado, espalhando-os por todo o estabelecimento. O caso aconteceu no sábado, dia 18, e os clientes registraram o momento com smartphones, em cujas filmagens é possível ver o homem dizendo que foi “humilhado” pela atendente, mas não fica claro o que ocorreu de fato.
As imagens foram registradas em uma padaria de Águas Claras, no Distrito Federal, e mostram o momento em que o homem não identificado abre suas sacolas, tira os alimentos e os espalha pelo chão. Havia muitos clientes, alguns apenas observam, enquanto outros usam seus celulares para filmar a cena.
Podemos ouvir que o desconhecido afirma que “se sentiu humilhado”, mas em momento algum ele explica o que aconteceu. De acordo com reportagem do G1, antes de o cliente jogar os alimentos no chão, pessoas que estavam na padaria explicam que ele tinha discutido com alguns funcionários. Nem o cliente nem o estabelecimento quiseram esclarecer o ocorrido.
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Em um grupo privado do Facebook, o homem disse que foi maltratado por uma atendente que teria embalado seus alimentos de forma “mecânica” e “ríspida”, e que quando falou com o gerente, ele não resolveu o problema. As publicações foram apagadas logo em seguida pelo próprio cliente. Frequentadores do local criticaram a atitude dele, já que ele estava desperdiçando alimentos que poderiam ser doados aos moradores de rua ou outros indivíduos que estivessem passando fome.
Nos comentários da publicação, alguns usuários ainda xingaram o homem, chamando-o de “canalha” e reforçando que “isso não se faz”. Mesmo sendo alvo de críticas, outro ponto observado é que nenhum dos clientes se levantou para impedir que ele jogasse as comidas no chão. Depois da cena, ele foi embora a pé.
O vídeo chamou a atenção na internet; o cliente fez a publicação nas redes sociais, virando alvo de críticas, então preferiu excluir suas críticas. As opiniões acabaram se dividindo, alguns usuários foram contundentes em afirmar que o desperdício dele chegava a “doer na alma”, principalmente quando se leva em consideração o atual estado econômico do país.
Uma mulher em outro comentário pede que as pessoas não julguem o homem e sua atitude, já que o “bullying não ajuda ninguém”. O cliente ficou com raiva quando pediu a uma funcionária que pegasse os alimentos com mais “elegância” e “delicadeza”, pensando que aquilo seria sua refeição, o que ela ignorou e não lhe respondeu.
O cliente disse na publicação que, na ocasião, pediu que a atendente pedisse desculpas a ele, mas ela respondeu que não tinha feito nada errado, por isso não se desculparia. Ele teria se descontrolado depois que chamou o gerente, mas que este chegou com um “semblante armado”, “inacessível”, com os braços cruzados, sem a intenção de ouvi-lo.
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