Trabalhar com internet nos dias de hoje requer uma grande atenção às tendências. As redes sociais estão constantemente inovando e investindo em novas ferramentas e recursos que as tornem cada vez mais interessantes e completas, para prender os usuários e melhorar a sua experiência. Um grande exemplo disso é o YouTube Shorts.
Essa ferramenta é muito parecida com os Reels do Instagram e com o formato de vídeo do TikTok. Com o Shorts, os usuários do YouTube podem criar vídeos curtos no formato vertical. Os Shorts foram criados para manter o YouTube na briga pela atenção do público com as novidades dos seus concorrentes, e pode ser usado estrategicamente para transmitir conteúdos de maneira dinâmica para transmitir algum conteúdo.
Se você é um criador de conteúdo no YouTube ou trabalha para uma marca que atua nesse rede social, entender como os Shorts funcionam é fundamental para fazer o seu conteúdo permanecer relevante e atualizado.
Por isso, recomendamos que fique com a gente nessa leitura para conhecer mais sobre esse formato de conteúdo e como usá-lo em suas estratégias.
Explorando o YouTube Shorts
Como falamos anteriormente, o YouTube Shorts é um conteúdo em vídeo de formato vertical e curta duração. Ele é focado nos usuários de smartphones, que atualmente são maioria nas redes sociais.
O YouTube anunciou a criação do recurso em 2020, para se manter competitivo no mercado. Na época, a empresa definiu a nova criação como “uma nova experiência de vídeo em formato curto diretamente no YouTube para criadores e artistas que desejam gravar vídeos rápidos e cativantes usando apenas seus telefones celulares”.
Em 2021, a função foi liberada para todo o mundo, o que representou um marco na história da rede social, já que o YouTube se consagrou como a maior plataforma de vídeos através do formato horizontal.
No entanto, é inegável que nos dias de hoje o formato vertical é o mais consumido por conta dos celulares. E essa atualização do YouTube foi importante para fazer o público enxergar a rede social como interessante.
Como funciona o YouTube Shorts?
A proposta principal dessa plataforma para os criadores é que seja fácil e prático de criar e publicar os seus vídeos. Portanto, mesmo que você não tenha experiência com esse tipo de conteúdo, se sentirá seguro ao usar os Shorts.
O próprio aplicativo do YouTube para celular conta com ferramentas específicas para o Shorts que te ajudam a montar os seus vídeos:
- Juntar vários clipes;
- Editar imagens;
- Adicionar áudios da própria biblioteca do YouTube;
- Definir a velocidade do vídeo;
- Adicionar legendas manuais ou automáticas, entre outros.
O ponto principal sobre os vídeos desse formato é que eles devem ter no máximo 1 minuto. Esse é o tempo ideal para trazer a ideia de consumo rápido e conteúdo dinâmico.
Como esse o YouTube Shorts foi muito inspirado pelos Reels do Instagram e pelo TikTok, é normal que as tendências desse formato sejam alinhadas as dos seus concorrentes, com desafios e dancinhas. Mas você sempre pode adaptar o seu conteúdo para o seu público, de maneira criativa e estratégica.
Após a publicação, os seus Shorts estarão visíveis em todos os formatos do YouTube, mas com um número maior de visualizações envolvendo smartphones.
Para que os usuários tenham acesso ao seu conteúdo, eles precisam entrar na área própria para Shorts, que está indicada na página inicial do YouTube. Esse formato de conteúdo também permite comentários, links e compartilhamentos/envios do vídeo.
Se ficarem interessados em mais conteúdos similares, os usuários podem apertar no áudio usado ou nas hashtags, assim como acontece nas outras redes sociais.
O consumo desses materiais também segue a linha do Instagram e TikTok. Basta deslizar o dedo para cima para continuar assistindo os Shorts, que são apresentados para você de acordo com os seus interesses.
Enviando um vídeo no YouTube Shorts
Agora vamos para a parte prática. Abaixo te mostramos como criar um YouTube Shorts pelo seu smartphone. Você verá que é muito mais simples do que imagina.
Se quiser mais informações sobre como criar e enviar um Short pelo computador ou pelo celular, toque aqui e vá para o suporte do Google.
1. Faça login na sua conta e vá em “Criar”
Baixe o aplicativo do YouTube para aparelhos Android e iOS, faça o login e vá para o seu perfil.
2. Comece a configurar o seu post
Dentro do seu canal, aperte no botão “Criar”, representado por uma câmera com um símbolo de “+” dentro. E em seguida, aperte “Criar um Short”.
3. Defina o áudio do seu vídeo
O próximo passo é ir para a edição do seu vídeo. Selecione a opção “Adicionar áudio” e veja todas as opções disponíveis na biblioteca dos Shorts. Escolha o áudio que mais tenha a ver com o seu conteúdo.
Outra dica é apertar na opção “Usar este som” quando encontrar algum áudio legal nos Shorts de outra pessoa. Ao fazer isso você será direcionado para começar a criar o seu vídeo a partir desse áudio.
4. Defina os vídeos do seu Shorts
Com todos os passos acima concluídos, chegará o momento de gravar os vídeos que farão parte do seu Shorts. Para gravar um vídeo novo, mantenha o botão de captura da câmera pressionado.
Se o seu vídeo já estiver gravado, sem problemas. O Shorts te dá a opção de acessar a sua galeria e adicioná-lo.
Ps: Você também pode criar um Short a partir de um vídeo longo já publicado em seu canal. Basta encontrar o vídeo e clicar em “Criar”. Feito isso, o vídeo será aberto em na plataforma de edição e você poderá fazer todas as edições que quiser. Depois, é só publicar conforma explicado no tópico 6.
5. Dê os toques finais
Essa penúltima etapa tem a ver com a lapidação do seu conteúdo. Quando já tiver todos os vídeos do seu Shorts definidos, será a hora de adicionar recursos para torná-lo ainda mais interessante, como legendas, filtros, velocidade, entre outros.
Use a sua criatividade para deixar o seu conteúdo o mais irresistível possível.
6. Publique o seu vídeo
Agora é o momento de colocar o seu trabalho para apreciação do público. Com o seu vídeo totalmente pronto, aperte em “Próximo” para adicionar um título ao Short e, depois, em “Enviar”. É importante que o seu título seja curioso, capte a atenção do usuário.
E para entender se o seu conteúdo deu certo, monitore os resultados. Número de visualizações e retenção são métricas importantes para te guiar nas suas próximas produções.
Por que usar o YouTube Shorts?
Essa dúvida surgiu na mente de muitos criadores de conteúdo, principalmente logo que a plataforma foi lançada. O motivo para isso é bem simples: já existe o TikTok e o Instagram Reels para criar vídeos curtos e em formato vertical, então por que investir em mais uma rede social?
Mas a realidade é o YouTube Shorts traz vários benefícios dentro de uma estratégia de marketing digital. Se você ainda tem essa dúvida, confira abaixo algumas razões pelas quais deve considerar investir nesse formato:
Tornar sua marca mais conhecida
Um dos objetivos dessa ferramenta, além de se manter relevante perante os concorrentes, é aproveitar esse tipo de conteúdo para tornar os usuários mais interessados, aumentando assim o engajamento dentro da rede social.
Se você trabalha com criação de conteúdo, aproveite que os vídeos desse formato estão recebendo atenção especial no YouTube e invista neles. Assim, você será priorizado e poderá tornar a sua marca ainda mais visível na plataforma.
Vale ressaltar, no entanto, que não se trata apenas de criar vídeos verticais e curtos. Você deve se manter atento às tendencias do mercado e aos interesses do seu público-alvo. Dessa forma consegue criar vídeos criativos e originais e tem grandes chances viralizar.
Potencializar o engajamento da marca
Esse formato de vídeo é o preferido de grande parte dos usuários, porque além de ser rápido, ele costuma trazer uma linguagem dinâmica e divertida, que não exige muito da mente. Por esse motivo, ele é ótimo para engajar os usuários com a sua marca e expandir o seu número de fãs.
Então, invista em criar conteúdos interessantes para o seu público nos Shorts para fortalecer a sua imagem no mercado.
Criar e publicar vídeos com facilidade
Tradicionalmente, criar conteúdo para o YouTube é algo trabalhoso. Isso porque os materiais costumam ser mais complexos e exigem que o criador tenha experiência ou recursos para pagar editores e outros profissionais.
No entanto, o Shorts veio para mudar essa realidade, e trazer uma simplificação do conteúdo dentro da rede social. Além dos objetivos que já citamos ao longo do texto, outra razão para a criação desse formato é atrair criadores que não têm experiencia com vídeos longos. Com o Shorts, eles podem criar vídeos curtos e simples, direcionando a sua atenção nas temáticas e na criatividade ao longo das produções.
Aumentar o seu número de inscritos
Como o Shorts está sendo uma prioridade para o YouTube, ao trabalhar esse formato de forma estratégia, criando conteúdos dinâmicos e interessantes, você pode aumentar o número de inscritos no seu canal.
Isso porque o algoritmo do Youtube Shorts recomenda relacionados com os interesses dos usuários. E para facilitar ainda mais esse processo, existe um botão de se inscrever no canal enquanto o usuário assiste ao vídeo do Shorts. São vários recursos criados para facilitar a sua alavancagem de inscritos.
YouTube Shorts Fund
A monetização no YouTube é um dos grandes objetivos das estratégias de marketing que envolvem essa rede social. E o YouTube Shorts Fund foi um ponto importante para isso.
Em 2021, foi lançado esse fundo de recompensas, para a monetização dos Shorts. Na época, ele tinha US$ 100 milhões acumulados, para serem distribuídos aos criadores que se destacaram na criação de vídeos no formato.
Atualmente, o YouTube Shorts Fund foi substituído por outro modelo onde os parceiros de monetização podem ganhar dinheiro com anúncios visualizados entre os vídeos no Feed do Shorts. Para saber mais sobre as políticas de monetização do YouTube Shorts, aperte aqui.
YouTube Shorts no marketing digital
Agora que você já explorou pontos fundamentais dos Shorts do YouTube, chegou o momento de entender como você pode usar essa ferramenta nas suas estratégias de marketing digital e de conteúdo para bombar o seu canal:
Conheça o seu público
Esse é o primeiro passo para qualquer ação de marketing digital ou de conteúdo. Quais são os interesses da sua persona? O que ela gosta de fazer? Quais são seus medos? Quais são os temas que mais a interessam? E os que menos chamam a sua atenção?
Todas essas informações te ajudam a definir qual será a sua linha de conteúdo e como você irá comunicá-lo através dos seus vídeos.
Faça estudos, análises e até mesmo entrevistas para entender se a sua persona busca informação, entretenimento e outros detalhes importantes para guiar a sua estratégia.
Organize o seu canal
Você terá muita dificuldade em aumentar o seu alcance e consolidar a sua marca no YouTube se o casal estiver totalmente desorganizado e sem estratégia. Portanto, faça uma “limpeza geral” nele, deixando-o pronto para receber novos seguidores.
Lembre-se de que quantidade não é igual à qualidade. Portanto, não tenha medo de arquivar conteúdos antigos que não se alinhem com a sua proposta atual.
Fisgue o público
Os Shorts, diferente dos vídeos longos, não têm as thumbs, que fazem um papel fundamental na captação de atenção. Portanto, ao trabalhar com esse formato você precisa ser ainda mais criativo para atrair a atenção do público.
Os primeiros segundos do seu vídeo têm que ser interessantes o suficiente para fazer com que as pessoas se interessem em assistir ao conteúdo até o final. Exercite sua criatividade para criar coisas diferentes, pode ser uma frase forte, uma imagem legal ou até mesmo um questionamento provocativo/polêmico.
Traga clareza
Seja qual for o seu público, ele tem dores e dúvidas. E uma ótima maneira de trabalhar os Shorts é esclarecendo essas dores e dúvidas.
Por exemplo, você pode fazer um vídeo respondendo uma pergunta muito comum no seu nicho dentro desses 60 segundos. Ao fazer isso, você estará despertando a curiosidade de muitas pessoas, e tem grandes chances de levá-las até o final do conteúdo. Se o vídeo for dinâmico, interessante e criativo, suas chances são ainda maiores.
Ensine – mas de forma interessante
Criar mini tutoriais com temas simples e fáceis de serem explicados são outra forma legal de trabalhar o Shorts. Mas uma coisa que você deve manter em mente é que os usuários do YouTube não querem receber palestras ou se sentir sem salas de aula.
Por isso, torne essas pílulas de aprendizado divertidas. Invista em formatos fluídos, que não façam as pessoas se sentirem dentro de uma sala de aula.
Invista no storytelling
Com um poder incrível dentro do marketing, o storytelling nada mais é do que contar histórias instigantes, curiosas e cativantes ao seu público. Elas podem ser relacionadas à marca, aos produtos, apontar curiosidades, mostrar clientes que tiveram sua vida transformada, entre muitos outros temas.
O importante aqui é que a história trabalhe profundamente com a emoção das pessoas. Mas tome cuidado com a história escolhida, porque ela precisa transmitir uma mensagem completa em no máximo 60 segundos. Esse tipo de produção, exige muita criatividade e conhecimento, mas quando bem executada, traz resultados poderosos.
Entre na onda
Quer aumentar as suas chances de viralizar no YouTube Shorts? Então participe das tendências populares na rede e nos concorrentes como TikTok e o Reels do Instagram. Ao criar um conteúdo que se encaixe no hype, ele terá mais probabilidade de ser visto e gerar retorno positivo para você.
Pode ser um áudio, uma notícia, um filme, entre outros. Adapte a trend de uma maneira estratégia para o seu nicho e aproveite a onda.
Analise seus resultados
Depois de investir tanto tempo nas suas produções, você precisa saber se os resultados foram bons ou não. É para isso que existe a análise de resultados, passo fundamental para as suas estratégias de marketing digital e de conteúdo.
Use os relatórios oferecidos pelo YouTube para entender quais conteúdos mais trazem resultados, qual é o perfil do seu público, entre outras informações relevantes.
Quanto mais tempo você investir nessas análises, melhor conseguirá adaptar as suas estratégias para obter os resultados mais promissores possíveis dentro dos Shorts.
Esperamos que tenha gostado de explorar o YouTube Shorts. Agora que você já tem muitas informações sobre a ferramenta e como trabalhar com ela para melhorar os seus resultados, inclua-a em sua estratégia de marketing digital e mãos à obra!
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