A maneira mais fácil de ganhar dinheiro no Instagram é divulgando um negócio que já existe diretamente pela plataforma. Uma outra ideia é produzir conteúdos para atrair seguidores qualificados.
Assim, você pode se tornar um influenciador digital e fechar parcerias com marcas e empresas. Ter uma loja online e vender pelo Instagram Shopping também é uma boa. A rede já conta com um bilhão de usuários ativos por mês no mundo inteiro, com os EUA liderando o ranking e o Brasil ficando em segundo lugar.
Uma pesquisa feita pelo Opinion Box apontou que em torno de 84% dos usuários brasileiros acessam o Instagram ao menos uma vez por dia. Já 82% segue alguma marca, ao mesmo tempo que 16% utilizam a plataforma para divulgação de serviços ou produtos.
Continue a leitura para descobrir os melhores caminhos para trabalhar com a rede social e como ganhar dinheiro no Instagram.
Como ganhar dinheiro no Instagram?
Se você quer lucrar no Instagram, será necessário colocar em prática algumas estratégias de marketing e vendas. Veja nossas dicas e comece a ganhar dinheiro por meio da rede social:
- Tenha uma loja online e venda pelo Instagram Shopping;
- Trabalhe como influenciador digital;
- Seja um afiliado;
- Venda fotos, desenhos, animações e vídeos autorais;
- Venda usando modelo dropshipping;
- Tenha um Instablog;
- Torne-se embaixador de uma marca;
- Ofereça consultorias;
- Crie um curso online;
- Gerencie o perfil do Instagram de outras empresas;
- Venda filtros customizados.
Trabalhe como influenciador digital
Sabemos que o trabalho de um influenciador digital envolve reputação e autoridade. De uma forma geral, essa pessoa utiliza sua própria imagem, sua rotina e posicionamento para se comunicar com o público no Instagram ou em demais plataformas.
As marcas viram aí uma boa oportunidade para se promover, já que milhões de usuários se inspiram e tomam as decisões de compra baseado no que dizem os formadores de opinião. O marketing de influência é uma das apostas mais promissoras para o futuro.
Conforme a Statista, em 2021 houve uma previsão de movimentar US$21,1 bilhões em todo o mundo. No mercado de influencers, há espaço para todos, independentemente do segmento e persona.
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Siga as dicas para dar o pontapé inicial na carreira:
Defina o seu nicho de atuação
Escolha qual assunto você quer falar: moda, maquiagem, decoração, dicas de leitura, entre outras temáticas. No início, quanto mais definido for seu público, mais fácil será engajá-lo. Um outro ponto importante é que, se quiser focar em segmentos que envolvem saúde, é fundamental ter propriedade e formação para abordar isso.
Conheça o tripé da influência
O tripé da influência é formado por três critérios que são usados pelas marcas para medir o grau de influência de uma pessoa. Compreender isso pode te proporcionar mais segurança e confiança no momento em que for oferecer seu trabalho.
Veja quais são eles:
- Alcance: número de pessoas que podem ser atingidas pelo seu conteúdo;
- Relevância: engajamento e relevância que o influenciador tem com esse público;
- Ressonância: potencial que esses mesmos seguidores têm de repassar e compartilhar a mensagem do influenciador.
Saiba quanto cobrar por uma publicidade
Conforme uma publicação da Later — uma das principais plataformas de Instagram marketing —, um influencer pode obter de US$100 a US$10.000 por publicação, mas vale avaliar caso a caso. Contas menores ou que estão iniciando, por exemplo, estão mais propensas a aceitar permutas, ou seja, itens grátis em troca da publicação de uma análise/review.
Geralmente, as estratégias mais comuns de cobrar pela divulgação de um negócio são pela demanda de conteúdos produzidos ou por comissão em cima de vendas efetuadas. A segunda opção envolve um link rastreável disponibilizado especialmente para o influenciador.
Para agregar mais valor ao seu trabalho, uma sugestão é oferecer relatórios para a empresa com os resultados atingidos pelos conteúdos produzidos.
Encontre as marcas que têm fit para trabalhar contigo
Caso você já tenha um número maior de seguidores, pode ser que algumas empresas entrem em contato de forma espontânea. Do contrário, existem duas maneiras cruciais para encontrar essas parcerias.
A primeira é através de plataformas especializadas em conectar marcas a influenciadores (muitas delas são gratuitas, inclusive). Já a segunda é prospectando ativamente negócios que fazem sentido com o seu objetivo. Para saber quais são essas empresas, tenha como referência outros influencers do seu nicho de atuação.
Tenha uma loja online e venda pelo Instagram Shopping
Ter uma loja na internet significa estar mais próximo do seu cliente, dando a ele uma nova maneira de acessar e/ou consumir o seu produto ou serviço. Com o Instagram, uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, isso ganha ainda mais força.
- O primeiro passo aqui é, realmente, ter uma plataforma de e-commerce para construir o seu comércio online de forma simples e descomplicada.
- Após ter sua loja virtual ativa, você precisará criar uma página da sua marca no Facebook – para conseguir acessar o Marketplace e Gerenciador de Anúncios.
- Para finalizar, terá que criar uma conta comercial no Instagram para ativar o recurso do “Shopping”.
O principal benefício desse recurso é poder criar etiquetas nas fotos do seu feed, incluindo nome e valor de cada produto correspondente. Isso, sem dúvidas, irá facilitar e otimizar o processo de compra, que pode ser feito diretamente pela tela do app.
Seja um afiliado
Os programas de afiliados também são uma forma interessante de como ganhar dinheiro pelo Instagram. Nesse caso em questão, a ideia é ser o “vendedor online” de uma marca. Por meio de códigos promocionais ou links rastreáveis, você pode faturar alto com comissões sobre as vendas realizadas.
Normalmente, as empresas que trabalham com sistema de afiliação possuem uma página no seu site, pela qual você pode se inscrever. Ao ser aprovado, basta criar um perfil no Insta, planejar sua estratégia de venda e produzir conteúdos focados na divulgação do parceiro.
Pode ser bom apostar em publicações patrocinadas – ou seja, pagar para o Instagram impulsionar seus conteúdos – o que também pode aumentar consideravelmente seus ganhos. Crie os anúncios pelo app do Instagram ou pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook.
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Venda usando modelo dropshipping
O dropshipping é o método de vendas online no qual o lojista torna-se responsável por fazer apenas a intermediação entre o fornecedor e o cliente final. Ou seja, você cria a sua loja virtual para vender, mas as demais etapas do processo — como estoque, embalagem e envio, por exemplo — são realizadas diretamente pela empresa que te forneceu essas mercadorias.
No modelo de vendas, como você não vai se preocupar com a parte logística, terá mais recursos – como tempo e dinheiro – para trabalhar intensamente na divulgação da sua marca. E é justamente aí que o Instagram entra na história.
O aplicativo vai funcionar como uma vitrine para os produtos da sua loja, pois, através dele, será possível atingir um número maior de clientes e seguidores.
Venda fotos, desenhos, animações e vídeos autorais
O Instagram é uma rede social extremamente visual e muitos sabem disso. Então, se você é fotógrafo, videomaker ou ilustrador, esse pode ser um excelente meio para divulgar e vender o seu trabalho como artista.
Bancos de imagens podem comprar suas criações e o aplicativo ainda permite que você se conecte com sua audiência vendendo diretamente para ele. As tratativas podem ocorrer rapidamente por direct ou incluir um link na sua bio que redirecione o seguidor para uma loja virtual.
Tenha um Instablog
Um instablog consiste em uma conta no Instagram que produz e compartilha conteúdos dentro da plataforma. Você pode publicar sobre suas viagens, visitas em restaurantes, poesias, fotografias e muito mais.
Com o passar do tempo e conforme seu instablog for adquirindo consistência, podem surgir parcerias com livrarias, agências de turismo ou restaurantes, por exemplo. Muitos usuários buscam saber mais sobre conteúdos específicos no Instagram.
Ofereça consultorias
Perfis voltados para consultoria têm se tornado cada vez mais frequentes no Instagram e podem ser uma excelente opção de monetizar o seu conhecimento. Consultoria de marketing, moda, investimentos ou decoração: independente de qual seja sua especialidade e profissão, sempre haverá alguém necessitando de seus serviços.
Para se destacar dos concorrentes, publique seus cases de sucesso. O ideal é ter feedbacks positivos para apresentar aos seus futuros clientes. Poste conteúdos de valor sem cobrar nada em troca de início.
Torne-se embaixador de uma marca
Se você é um influenciador com boa reputação, muitos seguidores e boas métricas de engajamento, uma outra forma de ganhar dinheiro no Instagram é tornando-se embaixador de uma marca. Nesse caso, a parceria com a empresa é estabelecida por um período específico no qual as publicidades serão mais frequentes.
Veja alguns exemplos:
Crie um curso online
Os cursos online facilitaram o acesso a inúmeros tipos de conteúdo. Você pode investir em aulas por vídeo, criação de e-books e PDFs para complementar seu aprendizado. Seu Instagram pode atuar como um meio de divulgação para alcançar mais gente.
Para atrair pessoas, você pode fazer lives com pílulas do que está incluso em seu curso online. É uma boa estratégia para fisgar potenciais alunos.
O Instagram é um mundo vasto de mudanças e possibilidades, que pode trazer inúmeros resultados positivos para as empresas. Para conseguir níveis bons de engajamento e conversões, é necessário explorar recursos e manter uma interação constante com seus seguidores.
Negócios de pequeno, médio ou grande porte necessitam de profissionais para realizar o gerenciamento de redes sociais no Instagram. É justamente nesse ponto que você pode atuar e faturar uma grana como social media.
Venda filtros customizados
A moda dos filtros iniciou lá no Snapchat, mas viralizou mesmo nos stories do Instagram. Ambos utilizam a tecnologia de realidade aumentada para aplicar efeitos criativos sobre imagens e vídeos dos usuários, e existem para agradar diferentes gostos.
Com essa febre bombardeando a rede social, inúmeras empresas e influenciadores resolveram investir em filtros personalizados. Dessa forma, surge também uma excelente oportunidade para profissionais que queiram trabalhar com criação e venda desses filtros.
Dicas para impulsionar sua estratégia e ganhar mais dinheiro no Instagram
Existem diversos modelos de negócios para começar a alavancar um dinheiro no Instagram. Entenda quais são os principais recursos que vão te ajudar a conquistar autoridade e ampliar seu alcance dentro do app.
Instagram Business
Ter uma conta no Instagram Business, além de passar mais segurança ao seus cliente, permite que você tenha acesso a métricas importantes, como alcance, visitas ao perfil, compartilhamento e salvamento de publicações.
Biografia no perfil
A bio do Instagram é a primeira coisa que um novo seguidor vai buscar no seu perfil para entender em detalhes o que você faz. Por isso, é essencial fazer uma descrição clara do seu negócio, respondendo até possíveis dúvidas que seu cliente possa ter.
Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, sua bio pode conter informações como:
- Horário de atendimento;
- Localidades de entrega — “enviamos para todo o Brasil” ou “entregamos na cidade de Campinas”;
- Formas de pagamento aceitas (crédito, débito, link de pagamento etc);
- Informações de contato;
- Link para o site da sua loja virtual.
Instagram Ads
Se você é dono(a) de uma loja virtual, trabalha como afiliado(a) ou vende consultorias, impulsionar as publicações do seu perfil é uma excelente forma de conquistar novos seguidores e, consequentemente, clientes.
Para começar a explorar essa funcionalidade, é necessário estudar e compreender a maneira correta de investir nas publicações patrocinadas. Do contrário, além de não atingir os resultados esperados, você ainda pode perder muito dinheiro.
Sorteio no Instagram
Uma boa estratégia para aumentar o engajamento da sua página é saber como fazer sorteios inteligentes no Instagram. Através desse meio, você pode sortear seus produtos ou serviços na rede social, aumentando a possibilidade novos clientes interessados no que você vende.
Uma outra ideia é vender cotas para patrocinadores promover sorteios em conjunto no seu feed. Você define o valor do patrocínio e pronto!
Close Friends
Muita gente não sabe, mas o Close Friends trata-se de uma ferramenta do Instagram que pode ser bastante útil para o seu negócio. Isso porque, os seguidores que tiverem interesse em participar da sua lista de “amigos próximos” são, por si só, um público mais engajado com a sua empresa.
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Neste canal você pode compartilhar conteúdos exclusivos, oferecer códigos promocionais, oferecer recompensas e estreitar seu relacionamento com eles.
Assinaturas no perfil
Agora o Instagram disponibiliza a opção de ativar assinaturas no perfil. Com isso você consegue publicar conteúdos exclusivos no feed ou em um grupo no direct apenas para seus clientes premium e assinantes.
Reels
Produzir vídeos curtos com uma pegada mais de entretenimento pode melhorar – e muito – o alcance de suas postagens de uma maneira geral. Portanto, deixe a vergonha de lado, coloque a mão na massa e divirta-se muito com este recurso que é sucesso na plataforma!
IGTV e lives
A cada dia que passa, mais e mais pessoas estão no Instagram buscando por informações e aprofundamento sobre assuntos que lhes interessam. É por esse motivo que produzir vídeos mais longos torna-se crucial.
Dialogue com seu público pelos stories, procure entender quais são os temas que merecem um conteúdo mais detalhado e comece a gravar. Atente-se para a qualidade do som e da iluminação, lembrando que o Instagram permite um formato mais casual, sem grandes produções.
As lives, em especial, podem ser ainda mais descontraídas e com um toque mais divertido. Enxergue esse momento como uma oportunidade de interagir ao vivo com os seus seguidores, como em uma conversa.
Selo de verificação
Receber o selo de verificação do Instagram garante mais autenticidade e veracidade ao seu perfil. É como se você informasse aos seus seguidores de que aquele é um perfil real, no qual elas podem confiar. Para lojas virtuais e influenciadores, esse é um recurso imprescindível.
Para solicitar o conhecido selo azulzinho, é só seguir esses passos:
Passo 1
- Acesse o seu perfil comercial;
- Vá em “Configurações”;
- Clique em “Conta” e, depois, em “Solicitar Verificação”;
- Preencha os seus dados pessoais e faça o upload de um documento com foto e;
- Aguarde até que o pedido seja aprovado pelo próprio Instagram.
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As hashtags são bem conhecidas por quem aventura pelo Instagram há alguns anos, mas isso não significa que elas devam cair em desuso. Pelo contrário: utilizar as tags segue sendo algo bem importante!
Busque hashtags do seu segmento e que possam ajudar os usuários a chegarem até o seu perfil. Existem inclusive ferramentas de geração de tags para te ajudar com essa etapa. O número máximo de #’s permitidas por publicação é de 30, mas o limite pode ser excessivo. Use entre 5 e 10 hashtags em cada post do seu feed.
Quantos seguidores preciso para ganhar dinheiro no Instagram?
Um fator que levanta muitas dúvidas tem a ver com o tamanho e a proporção de uma conta. Muitos se questionam sobre quantos seguidores é preciso para ganhar dinheiro no Instagram. A resposta é: não existe uma quantidade exata.
No universo dos influenciadores digitais, existem algumas classificações pertinentes ao número de seguidores:
- Nanoinfluenciadores: têm entre 1.000 e 10 mil seguidores;
- Microinfluenciadores: têm entre 10 mil e 100 mil seguidores;
- Macroinfluenciadores: têm entre 100 mil e 1 milhão de seguidores;
- Megainfluenciadores: têm mais de 1 milhão de seguidores.
Em cada uma dessas categorias acima, os influenciadores digitais podem adquirir dinheiro com ações voltadas ao seu público-alvo, ainda que não seja tão amplo. Fato é que quanto maior o número de seguidores, maiores serão os valores pagos por marcas parceiras por publiposts e demais ações de marketing.
Nesse aspecto, segundo uma pesquisa divulgada pela Later, a média de preço pago em dólar por publicação são:
- 5 mil a 10 mil seguidores: US$ 100 — US$ 500;
- 10 mil a 25 mil seguidores: US$ 500 — US$ 800;
- 25 mil a 50 mil seguidores: US$ 800 — US$ 1.500;
- 50 mil a 100 mil seguidores: US$ 1.500 — US$ 2.000;
- 100 mil a 250 mil seguidores: US$ 2.000 — US$ 6.000;
- 250 mil a 1 milhão de seguidores: US$ 6.000 — US$ 10.000;
- 1 milhão ou mais de seguidores: a partir de US$ 10.000.
Como você pode observar, qualquer pessoa pode faturar com o Instagram, independente do número de seguidores, desde que saiba trabalhar bem suas estratégias. Saiba qual é o seu objetivo com a rede social e entenda como pode utilizá-la para transformar sua audiência em clientes qualificados.
Dúvidas frequentes
Veja as perguntas mais comuns feitas por usuários.
Como eu posso tornar meu perfil mais atraente para os seguidores?
Além de postar regularmente, você pode criar uma identidade visual consistente, usar legendas interessantes e interagir com seus seguidores por meio de comentários e mensagens diretas.
Por que algumas pessoas têm “bolinhas” coloridas em volta da foto do perfil?
Essas “bolinhas” indicam que o usuário postou stories recentemente. Clicando na foto do perfil, você pode assistir aos stories.
Existe alguma maneira de saber quem visitou meu perfil?
Não, o Instagram não fornece essa funcionalidade para proteger a privacidade dos usuários.
Como eu posso encontrar conteúdo interessante no Instagram?
Você pode explorar hashtags, seguir contas relacionadas aos seus interesses, e utilizar a aba “Explorar” para descobrir conteúdo novo.
Qual é a diferença entre marcar alguém em uma postagem e mencioná-lo nos comentários?
Marcar alguém em uma postagem faz com que essa pessoa seja identificada na foto ou vídeo, enquanto mencioná-la nos comentários notifica o usuário sobre a menção.
É possível agendar postagens no Instagram?
Sim, você pode usar ferramentas de terceiros para agendar postagens, mas o Instagram não oferece essa função de forma nativa.
Como posso criar uma enquete nos stories do Instagram?
Ao criar um story, você pode adicionar uma enquete selecionando o adesivo de “pergunta” e escrevendo sua pergunta junto das opções de resposta.
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Quais são as melhores práticas para interagir com seguidores nos comentários?
Responda a perguntas, agradeça pelos comentários e crie diálogo com seus seguidores para construir um relacionamento mais próximo.
O que são Instagram Guides e como eles podem ser úteis?
Os Instagram Guides são coleções de posts organizados em guias temáticos, úteis para compartilhar recomendações, dicas e informações detalhadas sobre assuntos específicos.
Você já sabia como fazer para aumentar seus rendimentos por meio do Instagram? Esperamos que este artigo tenha te ajudado a executar os passos rumo ao sucesso profissional na plataforma!
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