Os comparadores de preços são uma das ferramentas de consulta mais úteis para consumidores que querem encontrar o melhor preço para fazer compras online. Esses sites também são um ótimo canal de vendas para as empresas que querem aparecer como as melhores opções para os seus potenciais clientes.
Como o próprio nome já diz, os comparadores de preços são ferramentas que comparam os preços de um mesmo produto em diversos sites/lojas de venda e apresentam os resultados para os consumidores, ajudando-os a fazerem a escolha mais econômica de basicamente qualquer produto que queiram comprar.
Os comparadores de preços fazem uma espécie de triagem, separando sempre as melhores opções do mercado no momento, incluindo várias lojas e marcas.
Atualmente existem vários comparadores de preços disponíveis na internet, mas entre eles há os melhores, que são bem avaliados pelos consumidores e podem trazer uma grande visibilidade para a sua marca/produto, ajudando também a impulsionar as suas vendas. Alguns deles são: Buscapé, Google Shopping, JáCotei e ShoppingUOL.
Ficou interessado no assunto? Então nos acompanhe ao longo deste artigo. Vamos te falar tudo o que você precisa saber sobre os comparadores de preços e listar as 12 melhores opções do momento junto aos benefícios de cada uma.
Comparadores de preços: Principais vantagens
Conforme falamos no início do artigo, os comparadores de preços são ótimas ferramentas porque beneficiam não apenas os consumidores, mas também os lojistas.
- Curiosidades: Minhas Importações: como usar recurso dos Correios
Os benefícios para os consumidores são bem claros. Com apenas algumas palavras no espaço de pesquisa, essas ferramentas apresentam uma lista com os produtos de menor preço disponíveis no mercado naquele momento, facilitando o trabalho de encontrar a melhor oferta e fazer a compra mais seguras.
Já para os lojistas, um dos principais benefícios dos comparadores de preço é trazer visibilidade. Se uma loja estiver com bons preços, ela consequentemente vai atrair mais visitantes dispostos a fazer compras. Dessa maneira o seu processo de prospecção fica muito mais interessante, uma vez que pagará por leads mais qualificados e com uma maior chance de conversão em vendas.
No entanto, se você é um lojista é importante manter em mente que os comparadores de preços são apenas um canal de comparação e divulgação de ofertas. Todo o processo de vendas é de responsabilidade dos próprios lojistas, que precisam demonstrar que o site é seguro e confiável.
Além disso, lembre-se que o preço de produto precisa ser definido com base em uma série de fatores para que o seu negócio seja verdadeiramente lucrativo e traga um bom retorno sobre investimento (ROI). Para potencializar as suas vendas, desenvolva uma boa campanha e acompanhe a todo momento os resultados dos seus esforços para saber o que está ou não dando certo e fazer adaptações em tempo real.
Os 12 melhores comparadores de preços da atualidade
Agora vamos para o que interessa. Abaixo nós te mostrando quais são as 12 melhores opções de comparadores de preços disponíveis no mercado atualmente. Seja você um consumidor ou lojista, certamente esses sites vão te ajudar muito. Confira a lista:
1. Zoom
O Zoom é um dos melhores comparadores de preço atuais, porque divulga apenas os preços de lojas com boa reputação no mercado. Por isso, investir nessa ferramenta fará com que o seu negócio seja visto com muito mais credibilidade pelos internautas, potencializando as suas oportunidades de vendas.
E se você é um consumidor, o Zoom ainda tem a incrível vantagem de mostrar o histórico de preços dos produtos, te mostrando em quais momentos ele esteve com o menor preço. Dessa forma você consegue se programar para fazer a compra no momento ideal para o seu bolso.
2. Promobit
O Promobit se destaca no mercado de comparadores de preço por funcionar de uma maneira diferente e original. Ele cumpre com a função básica de comparar diferentes produtos, mas também permite que os usuários compartilhem produtos com menores preços.
- Curiosidades: Meu INSS 2024: como se cadastrar e fazer consultas
É uma plataforma colaborativa visando ajudar os consumidores a pagarem o mínimo possível nos produtos do seu interesse. E a equipe interna do Promobit verifica todas as publicações de usuários para se certificar de que as informações são verdadeiras e os sites confiáveis.
3. Google Shopping
É claro que não poderíamos deixar essa ferramenta fora dessa lista. O Google é o maior buscador da internet, com uma reputação muito bem estabelecida. Portanto, se você é um lojista, certamente vai se beneficiar muito de investir nessa parceria.
Além da visibilidade incrível que a sua empresa receberá, você também pode usar o Google Ads para criar campanhas específicas de divulgação.
4. Buscapé
O Buscapé é um dos comparadores de preços mais populares e com boa reputação da atualidade. Por isso também é uma ótima opção de investimento para os lojistas.
Para os consumidores a plataforma também oferece diversas vantanges, como por exemplo filtrar os resultados de uma busca por valor e receber notificações para acompanhar as mudanças de valor de produtos do seu interesse.
5. Bondfaro
Esse comparador de preços é integrante do grupo Buscapé e tem funções bastante parecidas. Por lá você pode divulgar a sua loja e produtos e também acompanhar a reputação de cada produto através de análises deixadas por usuários que já fizeram as suas compras.
6. JáCotei
Para os lojistas, essa ferramenta se destaca entre os comparadores de preços porque permite a criação de anúncios, com o pagamento sendo feito por custo por clique (CPC).
Já para os consumidores um grande ponto positivo é o programa de fidelidade, através do qual são acumulados pontos após cada compra. Esses pontos podem posteriormente ser trocados por milhas aéreas.
7. EscolhaSegura
Outra opção para divulgar os seus produtos e aumentar as suas vendas. O EscolhaSegura é uma extensão do Google Chrome, e por isso conta com toda a qualidade e segurança que já conhecemos da ferramenta.
Além de encontrar as opções de produtos mais baratos, essa extensão que pode ser instalada no navegador também testa cupons de descontos.
8. Shopping UOL
O UOL tem uma grande credibilidade no cenário online, sendo uma ótima opção para lojistas que querem ser vistos e atrair leads qualificados.
Já para os consumidores essa opção se destaca por ser mais intuitiva e fácil de usar do que outras opções dessa lista.
9. Confie Aqui
Você gosta do serviço prestado pelo Reclame Aqui? Então certamente também vai gostar dessa ferramenta de comparação de preços da mesma empresa. O Confie Aqui pode ser usado no site ou como extensão para o Google Chrome.
Essa ferramenta porque mostra a reputação das lojas nos olhos dos consumidores, o que ajuda os usuários a fazerem boas compras e dá aos lojistas a oportunidade de conferirem feedbacks positivos de seus clientes.
10. Compare TechTudo
Se o seu foco são produtos voltados para a tecnologia, essa é um dos melhores comparadores de preços que você encontrará no mercado. Seja você um consumidor ou lojista, no Compare TechTudo você vê em primeira mãos preços de smartphones, notebooks, computadores, tablets etc, tudo da maneira mais detalhada possível.
11. Pelando
Assim como o Promobit, o Pelando também é uma plataforma colaborativa, onde os usuários compartilham produtos em ofertas. Essas ofertas compartilhadas podem ser votadas por outros internautas como “quentes” ou “frias”.
Quanto mais votos para “quente”, mais destaque o produto recebe no site, o que pode impulsionar muito a geração de leads e vendas para os lojistas.
12. Comparaí
O último item da nossa lista, além das funções básicas de comparação de preços de produtos também leva em conta a qualidade do atendimento das lojas para entregar aos clientes não apenas os melhores preços mas também uma experiência de qualidade.
Como funcionam os comparadores de preços?
Novamente, aqui temos uma diferença entre a perspectiva dos consumidores e dos lojistas.
Para os consumidores o processo é bastante simples. Basta eles escolherem um site de comparação de preços, pesquisar o item que desejam comprar e ver os resultados apresentados pelas ferramentas em diferentes lojas, escolhendo a opção que melhor atende às suas necessidades.
Agora se você for um lojista, o processo é um pouco diferente. Não basta apenas publicar o seu produto no site e esperar que os comparadores automaticamente os apresentem em seus resultados de busca. É preciso que você siga algumas regras pré-estabelecidas:
- Os comparadores de preços frequentemente trabalho com planos de inserção nos resultados ou também com opções de pagamento por clique. Na primeira modalidade você paga para que os seus produtos apareçam nas buscas do comprador, e na segunda você só faz qualquer tipo de pagamento se algum consumidor clicar na sua oferta e for direcionado para a sua loja.
- Se você uma loja física, também pode divulgar nos comparadores de preço, especificando aos clientes que o produto precisa ser retirado pessoalmente. No entanto, para optar por essa opção você deve ter um catálogo online detalhado, com todos os preços e estoques atualizados.
- De uma forma geral, saiba que para usar os comparadores de peço online você na maioria dos casos precisará ter uma loja virtual onde fará o cadastro dos seus produtos. Apenas alguns comparadores como o Buscapé são exceção a essa regra.
- Na sua loja virtual o layout deve ser responsivo, com fotos de qualidade e informações verídicas para os futuros clientes.
- Para usar os comparadores de preços o seu anúncio deve corresponder ao site, a descrição do produto deve ser verdadeira e objetiva, e dados como custo de frente, contatos telefônicos e endereço não são permitidos.
Devo ou não investir em comparadores de preços?
Você já entendeu um pouco sobre como funcionam os compradores de preços e as suas vantagens. Mas agora é o momento de entender se essa ferramenta realmente é interessante para o seu negócio.
Abaixo te mostramos com mais detalhes no que exatamente os comparadores podem ajudar no seu dia a dia de vendas. Leia com atenção para entender se você deve ou não investir nessas ferramentas.
Entrar em contato com o seu público e gerar novos leads
Se você tem um e-commerce, a visibilidade é fundamental para o seu negócio. E como os consumidores de produtos online usam os comparadores de preços com frequência, ao investir nessas ferramentas você está aumentando a sua presença no mercado, e isso te ajuda a encontrar leads qualificados, que já estão no momento de decidir a sua compra e podem finalizá-la no seu site.
Análise de concorrentes
Através dos comparadores de preço você estuda os seus concorrentes mais de perto, percebendo como eles divulgam e precificam os seus produtos. Isso te ajuda a entender se você está fazendo um bom trabalho e aproveitando todas as oportunidades de crescimento através da internet.
Estratégias de divulgação e precificação dos seus produtos
Ao conhecer o seu público e os seus concorrentes você ganha insights valiosos que podem levar ao sucesso do seu negócio. Com um maior entendimento do que dá certo ou não, você pode ajustar a sua estratégia de divulgação e precificação para algo mais realista.
É claro que isso não quer dizer que você precisa abaixar os seus preços só porque alguma loja está vendendo o mesmo produto mais barato. Mas com certeza esse conhecimento te ajudará equilibrar os pontos e trazer soluções mais econômicas e positivas para os seus clientes, o que beneficiará as suas vendas.
Como escolher o melhor comparador de preços
Conforme você viu na lista acima, existem muitas opções de comparadores de preços, isso porque as vendas online estão aumentando a cada dia. Mas é importante escolher um comparador que realmente te traga facilidade no processo de compras.
Por isso separamos algumas dicas de ouro para você escolher sempre os melhores comparadores de preços para todas as suas compras online. Veja abaixo:
- No meio de tantas escolhas, opte por comparadores que apresentem uma interface amigável e uma navegação intuitiva. Isso otimiza o seu tempo na busca pela oferta ideal e torna o processo muito mais eficiente.
- Outro ponto importante é escolher comparadores de preços que abranjam uma ampla gama de lojas e produtos. Afinal, quanto mais opções você tiver para analisar, maior é a sua chance de achar a melhor oferta para o seu bolso.
- Na hora de comparar preços, dê prioridade às ferramentas com filtros avançados. Poder categorizar as suas buscas através de preços, avaliações, marcas, entre outros vai tornar o processo muito mais simples.
- Também é interessante conferir se o comparador que você escolheu conta com a opção de alertas de preço personalizados. Através dessa função você será avisando quando os preços dos produtos que você deseja chegarem a um valor atrativo para você.
- As avaliações são ótimas maneiras de conhecermos a reputação de um comparador de preços. Então sempre opte pelas melhores avaliadas, assim você terá certeza de que o serviço oferecido é confiável.
- Como executamos grande parte de nossos compromissos online através dos smartphones, é interessante que o comparador escolhido seja compatível com dispositivos móveis. Dessa forma você pode fazer as buscas onde quer que esteja.
- Alguns comparadores de preços permitem que os usuários criem listas de desejos. Essa é um ótimo diferencial porque facilita acompanhamento de preços.
- Por último, mas não menos importante, confira se os compradores escolhidos têm informações a respeito do histórico de preços dos produtos. Essa função é importante porque te ajuda a identificar o momento certo para fazer as suas compras.
Dicas para economizar nas compras online
Ao longo deste artigo te mostramos várias maneiras através das quais os comparadores de preços podem te ajudar a economizar nas suas compras online. Mas agora daremos algumas dicas mais específicas. Veja abaixo:
- Quando fizer uma pesquisa, certifique-se de usar todos os filtros de forma estratégica. Filtre os resultados por faixa de preço e marca, assim você encontrará exatamente o que você procura.
- Outra maneira de economizar é ativar os alertas de preço. Configure alertas para os produtos que você deseja e assim os compradores te enviarão notificações quando os preços abaixarem.
- Além de fazer essa comparação de preços, veja se o comparador escolhido também mostra cupons e códigos promocionais para as lojas que te interessam. Assim você consegue mais alguns reais de desconto no preço final.
- Se você quer economizar também precisa ficar atento à ofertas relâmpago e promoções especiais. Entre nos compradores regularmente para verificar as oportunidades disponíveis no momento.
- Se o comparador oferecer a função de listas de desejos, use essa função sem medo. Monitorar o histórico desses itens te ajuda a identificar o momento certo para fazer a compra.
- Outra forma importante de economizar é testar vários comparadores de preços. Busque o mesmo produto em pelo menos 3 opções de comparador diferente. Isso pode te ajudar a aproveitar as ofertas ao máximo.
E por fim, participe de programas de fidelidade ou cashback para ter ainda mais chances de economia.
Curtiu as dicas? Então já abra os seus comparadores de preços preferidos e coloque tudo em prática para economizar nas suas próximas compras.
Se interessou por este conteúdo? Veja também: Jadlog: Como funciona o envio pela transportadora?