Comportamento

Conheça a emocionante história real que inspirou o filme “Intocáveis”

Foto: Reprodução
capa site Conheca a emocionante historia real que inspirou o filme Intocaveis

Muitos ainda se surpreendem quando descobrem que o filme francês “Intocáveis”, de 2011, é baseado no convívio de Abdel Sellou e Philippe Pozzo di Borgo.

A amizade pode ser um dos elos mais fortes na natureza humana, com capacidade de se modificar e se adaptar conforme as relações e os contextos. Poder contar com aquela pessoa íntima, que lhe oferece não apenas o ombro em momentos de tristeza, mas também conselhos em momentos de dúvida, faz com que as narrativas individuais valham a pena.

No filme “Intocáveis”, dirigido por Olivier Nakache e Éric Toledano, um milionário francês tetraplégico contrata um homem da periferia e em situação de vulnerabilidade social para ser seu acompanhante, mesmo que sua falta de preparo seja nítida. Conquistando o público francês daquele ano, Philippe, interpretado por François Cluzet, conhece o senegalês radicado Driss, estrelado por Omar Sy, na França, e constroem uma intensa amizade.

O longa-metragem atraiu o público e dividiu opiniões da crítica, mas acabou fazendo história, consolidando-se como o terceiro filme mais visto na história da França, com 19.385 milhões de entradas. Por abordar um assunto “espinhoso”, recebeu uma nota 3,7 de 10 no AlloCiné, recebendo fortes críticas sobre o relacionamento entre um homem branco rico e um homem negro pobre, no que muitos críticos chamaram de “velha romantização da pobreza”.

De qualquer maneira, o público se apaixonou pela história muito bem interpretada pelos atores, chegando ao índice de aprovação de 75% no “Rotten Tomatoes”. A sensibilidade fica por conta da narrativa, que mesmo adaptada conta grande parte da história de Abdel Sellou e Philippe Pozzo di Borgo.

História verdadeira

Nascido em 1951, na Córsega (França), Philippe Pozzo di Borgo é filho do duque francês Pozzo di Borgo e sua família pertence à nobreza desde 1500, de acordo com entrevistas do empresário, hoje com 71 anos. Amante dos esportes, o diretor da casa de champagnes “Pommery” sofreu um acidente de parapente em 1993, aos 42 anos, que o deixou paraplégico.

2 Conheca a emocionante historia real que inspirou o filme Intocaveis

Direitos autorais: Reprodução YouTube/ Het Dorp

No acidente, que aconteceu quando sobrevoa Saboia do Monte Bisanne, nos Alpes Suíços, ele  fraturou a coluna. Na época, a esposa de Philippe, Beatrice, garantiu que o companheiro teria toda a assistência de que precisasse, mas tudo mudou quando ela faleceu depois de uma longa batalha contra o câncer, três anos depois.

3 Conheca a emocionante historia real que inspirou o filme Intocaveis

Direitos autorais: Reprodução/ Gaumont Film Company

Philippe entrou em profunda depressão, num momento em que ele afirma ter “perdido o sentido da vida”. Foi quando o bilionário contratou o ex-presidiário Abdel Sellou, argelino radicado na França aos 4 anos e que tinha passado boa parte da vida cometendo delitos.

Livre do cárcere, Abdel descobriu que poderia se tornar elegível para receber auxílio do governo francês, mas precisaria estar empregado, ou ao menos demonstrar interesse em trabalhar, participando de entrevistas. Convencido pelo conselheiro a se candidatar ao cargo de cuidador, ele mal sabia que dali nasceria uma profunda amizade, mesmo não tendo nenhuma noção do que deveria fazer no trabalho.

Segundo reportagem do Mirror, Philippe entrevistou 90 candidatos, mas optou por ficar com Abdel, que na época tinha apenas 21 anos. O bilionário chegou a declarar que ele e o argelino eram dois homens que não se encaixavam na sociedade e que precisavam um do outro para conseguir viver: “Nós éramos dois desesperados procurando uma saída: o tetraplégico rico e um cara jovem direto da prisão, que queria destruir tudo”.

4 Conheca a emocionante historia real que inspirou o filme Intocaveis

Direitos autorais: Reprodução YouTube/ Meirelle Dumas

Os dois “marginalizados” encontraram apoio nas vivências de cada um para seguir em frente. Para Philippe, o jovem de apenas 21 anos tinha o comportamento que ele esperava, e não iria vacilar diante de uma decisão, nem sequer importava se ele tinha acabado de sair da prisão. Além de não sentir pena do homem, Abdel era “irreverente, atrevido e tinha um senso de humor ultrajante”.

5 Conheca a emocionante historia real que inspirou o filme Intocaveis

Direitos autorais: Reprodução/ Gaumont Film Company

Conhecido como o “demônio guardião”, Abdel fez com que eles passassem por diversas aventuras juntos, como equipar a cadeira do amigo com um dos motores mais potentes que existiam ou correr pela cidade com o carro chique de Philippe, até ser parado pela polícia e fingir uma convulsão para conseguirem ser liberados.

A história dos dois acabou como funcionário e patrão quando eles conheceram suas almas gêmeas. Philippe se mudou para o Marrocos e se casou com Khadija, em 2004, com quem teve três filhas, duas biológicas e uma adotada. Uma vez por ano, Abdel visita o grande amigo, fazendo questão de manter o elo que formaram há tantos anos.

0 %