Estamos sempre e para sempre sujeitos às forças do universo. Em Samkhya, uma das seis escolas clássicas da filosofia indiana, o universo é dividido em consciência (Purusha), natureza (Prakriti) . Consciência é composta pelas três qualidades conhecidas como gunas, que descrevem as tendências naturais da mente e emoções que expressam as qualidades mais profundas da mente e sabedoria. A expressão singular dos gunas dentro de cada pessoa dá a essa pessoa a sua composição energética e senso de individualidade. Este modelo é uma ferramenta útil na análise e compreensão dos padrões de nossos pensamentos e emoções, com aplicação direta em nossa prática do yoga. Os três gunas são rajas, tamas e sattva:
Conduzido pelo desejo, rajas gira em torno do sentimento de necessidade ou perder alguma coisa, até mesmo ao ponto de tornar-se obcecado por ela. Se não agirmos, temos medo de perder o que nós sentimos que precisamos. Se bem sucedidos em alcançar o que queremos que está dirigindo o nosso desejo, então a mente irá retornar a um senso equilibrado de calma . Rajas envolve uma sensação de intenso dinamismo, estimulando você a agir no mundo com entusiasmo e paixão, a mente sempre Imbuído de ansiedade ou expectativa sobre como as coisas poderiam acontecer. Quando em equilíbrio, a energia raja é o que nos permite sair da cama de manhã e viver ao longo do dia sentindo-se totalmente energizado. No entanto, se excessiva, é também o que pode nos manter acordados à noite ou dificultar encontrar contentamento em nossas vidas diárias.
Tamas reflete uma mente confusa que leva a indecisão, letargia e inércia. Este é o sentimento de não saber o que você está sentindo ou o que você deseja ou precisa. Capturados nesta tendência, o seu comportamento pode se tornar auto-destrutivo ou prejudicial aos outros. No entanto, Tamas também nos permite acalmar, relaxar e recuperar a nossa energia através de descanso e sono.
Sattva descreve um estado de calma e clareza de espírito, uma sensação de estar completo. Preenchido com essa sensação de leveza, clareza e tranquilidade, a pessoa é mais amável e mais pensativo em direção a si mesmo e outros. A Filosofia do yoga descreve isso como o nosso estado natural da mente, embora uma pessoa que é muitas vezes aparentemente perdida em meio às correntes mutáveis da nossa vida. Com energia de Sattva, podemos agir no mundo com facilidade porque o nosso equilíbrio mental não é dependente de algo externo. Isso nos permite mover-se em nossas vidas em maior harmonia com o nosso ego e outros.
Tomados em conjunto, os três gunas estão sempre presentes em algum grau na vida de todos, formando atitude de cada pessoa, natureza e potencial. Ao invés de julgar essas tendências como boas ou ruins, nós podemos olhar para elas como indicador sobre como nos sentimos dentro de nós mesmos e como nos relacionamos com os outros em nossas vidas. Em nossa vida normal, tendemos a ser atraídos para as coisas e as pessoas no mundo. Não há nada de errado com isso. Mais importante é a qualidade do que a atração. O que quer que tendem a ser atraídos para nossa mente nos preocupa. Se nossa intenção é mudar para um lugar de clareza, estar ciente de onde a nossa atenção e energia estão focadas, mesmo na mais simples das atividades cotidianas da vida, dá uma visão sobre o que fica no caminho de que a clareza.
A bacia contendo o óleo pesado repousa de forma estável no chão, aparentemente inerte em sua natureza representando a energia tama. O óleo, com propriedades de movimento ou fluides, simboliza a tendência da energia raja. O pavio, feito de algodão branco limpo, simboliza sattva. A interação desses elementos produz a chama. Um equilíbrio saudável na vida envolve todos os três, com uma ou as outras características dominantes no momento apropriado. Sem Tama, não dormiríamos. Sem raja, não moveríamos. Sem sattva, nós nunca calmamente brilharia no mundo.
Hatha yoga é uma prática de mover-se em equilíbrio energético em meio a constância da mudança em nossas vidas. Simplificando, a parte “ha” de hatha é mais energizante, a parte “tha” mais relaxante. De um modo geral, a pratica do Yoga deve cultivar um equilíbrio sustentável de energia, e pessoas com muita energia sattva se sentem totalmente despertos mais ainda calmos e claros. Às vezes podemos querer uma prática mais estimulante ou calma.